Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Zenbook 14X OLED Space Edition une potência e leveza


Anunciado em janeiro durante a CES 2022, o Zenbook 14X OLED Space Edition da ASUS foi lançado não apenas para entregar potência para seus usuários, mas também em comemoração a uma data mais do que especial para a marca. Em 1998, o ASUS P6300 foi o primeiro notebook utilizado no estação espacial russa Mir durante 600 dias, ajudando astronautas em suas pesquisas. Foram 25 anos desde o acontecimento e a empresa lançou este novo modelo como uma verdadeira homenagem.

Durante duas semanas, testei o modelo gentilmente cedido pela Intel com um processador Core i7 de 12ª geração (12700H, que atinge velocidade de 2.30 GHZ) e memória RAM de 16 GB, unificado a uma tela de 14 polegadas e OLED externo. Em resumo, o notebook pode ser considerado uma “pequena grande máquina” que permitirá que você esteja sempre pronto para trabalhar, estudar ou até mesmo se divertir com jogos. Confira o review completo abaixo.

Design e construção

Para começarmos a falar do Zenbook 14X OLED Space Edition, é importante entender o conceito do lançamento. Com um corpo de plástico (que é bastante resistente, mas ainda é plástico) em tom de grafite claro (quase cinza), o visual lembra o material utilizado para a fabricação de equipamentos que serão utilizados no espaço. Com espessura de apenas 15,9 milímetros e peso de apenas 1.4 kg, este notebook com tela OLED pode facilmente ser colocado em sua mochila e levado para todos os lugares.

Notebook é leve e pode ser facilmente colocado em mochila
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Eu certamente definiria a embalagem, que é feita de papelão e toda em tom de preto, como parruda, e que faz com que o notebook seja maior do que realmente é. A boa notícia é que assim que ligamos o modelo, a sensação é de que estamos segurando um livro com cerca de 800 páginas.

Kit completo do zenbook 14x oled space edition
Kit completo do Zenbook 14X OLED Space Edition
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Infelizmente, o teclado não está no padrão ABNT, mas eu, como usuário assíduo de notebooks, estou acostumado com outras organizações de teclas e até me senti familiarizado com o que está disponível neste modelo. Inclusive, a iluminação em toda esta área ajudou muito em dias mais escuros e que ainda não parecia o momento de ligar a luz do ambiente onde trabalho. Mas caso você esteja mais acostumado com o padrão ABNT, pode fazer a devida configuração no próprio Windows.

Teclado do kit completo do zenbook 14x oled space edition
Teclado está fora do padrão ABNT
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

As saídas de ar estão localizadas no lado esquerdo e direito, então se assim como eu, você tem o hábito de utilizar notebook no colo para priorizar o conforto, perceberá o calor sendo dissipado. Não é um fator completamente negativo, já que muitos modelos possuem esta mesma organização, e na verdade, o calor enviado pela ventoinha não será um problema no dia a dia, ainda mais se você trabalha em cima de uma mesa. Inclusive, a caixa de papelão onde o carregador é enviado pode se tornar um ótimo suporte.

Olhando para o touchpad, eu tive uma certa dificuldade em utilizar o teclado numérico que pode ser ativado com um toque na parte superior direita. Apesar da boa intenção da ASUS, eu me vi ativando a o teclado virtual sem intenções e de um segundo para outro, números apareciam enquanto eu movia a seta pelo touchpad. Para evitar este problema, vale a pena fazer o uso de um mouse, mas você também pode desativar esta seção por meio do aplicativo MyASUS.

Leitor de impressão digital do asus zenbook 14x oled space edition
Leitor de impressão digital garante uso seguro e acesso facilitado
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Na caixa, há um carregador USB-C de 75W que pode ser utilizado para carregar outros dispositivos, então você acaba utilizando o acessório para outras tarefas. A tampa conta com uma pequena tela OLED de 3,5 polegadas (nomeada de ZenVision) pode ser utilizada para exibição de diversas informações, são elas:

  • Animações customizadas;
  • Horas;
  • Tag de identidade com informação de contato;
  • Texto customizado.

A simples exibição de uma animação do espaço (lembre-se que estamos falando de uma edição comemorativa) é bastante interessante, apesar do uso dessa segunda tela OLED variar bastante de usuário para usuário. As possibilidades são infinitas e vale a pena brincar para saber como você faria o uso no dia a dia.

Tela zenvision do asus zenbook 14x oled space edition
Tela OLED localizada na tampa pode ser personalizada de acordo com o que você quiser
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Em resumo o design do Zenbook 14X OLED Space Edition é bonito, leve e funcional ao mesmo tempo. O modelo é ótimo para ser levado para todos os lugares devido a seu tamanho compacto.

Conectividade e portas

Se o tamanho menor permite um melhor transporte, isso também significa que haverão algumas perdas. O ponto negativo que destaco neste modelo é a baixa quantidade de conexões USB-A, ainda mais se você optar por um mouse sem fio com este adaptador e por algum motivo, precisar acessar os arquivos que estão em um pendrive ou até mesmo conectar seu smartphone ao computador. No total, o Zenbook 14X OLED Space Edition possui:

  • 1x USB 3.2 Gen 2 Tipo-A;
  • 2x Thunderbolt 4 (USB-C) com suporte para tela e fornecimento de energia;
  • 1x HDMI 2.0b;
  • 1x entrada P2 para fones de ouvido de 3.5mm;
  • Leitor de cartões micro SD.

Isso pode ser mais do que suficiente para o dia a dia, mas como um jornalista que precisa usar múltiplos aparelhos ao mesmo tempo em algumas situações, ter que deixar de usar o adaptador de mouse sem fio para conectar meu smartphone e subir as fotos para site foi um tanto cansativo, ainda mais que apenas o mousepad ficará disponível para navegação.

Portas do lado direito do asus zenbook 14x oled space edition
Modelo poderia ter mais portas USB-A
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Tirando este pequeno detalhe, não há o que falar de negativo em relação às portas do Zenbook 14X OLED Space Edition. A opção da ASUS em colocar duas entradas USB-C é bem vinda devido a justamente às empresas estarem investindo na padronização dos dispositivos. A possibilidade de utilizar um carregador antigo no modelo e apenas quando este acessório deixar de funcionar, finalmente usar o que veio na caixa do notebook, é ótima.

Vale a pena analisar quantos aparelhos você conectaria a este notebook e considerar se ele realmente daria conta. Eu por exemplo, tenho o hábito de trabalhar com um fone de ouvido bluetooth que também possui fio, assim como um mouse sem fio (que utiliza a única conexão USB-A). São detalhes simples, mas que no dia a dia, você sabe que faz total diferença, certo?

Portas do lado esquerdo do asus zenbook 14x oled space edition
Duas portas Thunderbolt 4 estão disponíveis para carregamento e troca de dados
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Este notebook também dispõe de suporte para Wi-FI 6E Dual Band e uma outra antena Bluetooth 5.2 que funcionaram muito bem. Assim que eu ativava o Bluetooth no notebook, o sistema operacional pareava com o fone de ouvido sem fio que uso em meu dia a dia.

Câmera

Com uma lente que entrega videochamadas em qualidade 720p, posso definir este item como simples, mas funcional. A possibilidade de desativar a câmera por meio do atalho Ctrl + F10 é uma boa opção no dia a dia, apesar da utilidade variar bastante de usuário para usuário.

Ao mesmo tempo, é importante entender que você não terá acesso a uma lente com alta qualidade, como vemos nos tablets e smartphones da ASUS Isso também não significa que a webcam disponível não é completamente inútil, mas o item não fará milagres.

Foto tirada com webcam do asus zenbook 14x oled space edition
Câmera de notebook é mais simples, mas será funcional no dia a dia
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Por meio do aplicativo MyASUS, é possível ativar uma funcionalidade que entrega cancelamento de ruídos e dá ênfase apenas para a voz. Porém, tenha certeza de que suas videochamadas não serão afetadas pela lente que claramente possui poucos megapixels.

Tela e som

Além de ser um notebook com tela OLED que é bonito por fora, a ASUS acertou bastante ao colocar um display touchscreen no Zenbook 14X. Isso porque mesmo que seja uma pessoa que faz mais uso do teclado, a experiência de navegação com a tela permite que seu dia a dia seja mais dinâmico e até mesmo consiga encerrar aplicativos que causaram travamento no sistema devido a algum bug. Profissionais que precisam fazer simples edições de imagem serão os mais beneficiados com a tela touchscreen.

Tela do zenbook 14x oled space edition
Tela brilhante permite ótima experiência visual
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Com resolução 2.8K (2880 x 1800) e proporção de tela 16:10, tive uma ótima experiência visual e em ambientes fechados e não foi necessário colocar o brilho do visor em sua potência máxima para visualizar as informações. Ao ar livre, a porcentagem de 60% foi mais do que suficiente para digitação de documentos e uso no Google Docs, mas precisei subir o nível de brilho para 80% para assistir a filmes e vídeos.

A qualidade de imagem é com certeza o ponto alto do modelo e o padrão HDR True Black 500 colabora bastante para este resultado. A fabricante também ressalta que a tela consegue exibir 1.07 bilhão de cores e conta com um pico de brilho de 500 nits, assim como possui validação Pantone, certificação VESA e suporte para exibição de tons azuis que é 70% menos nociva para os olhos.

Tela do zenbook 14x oled space edition
Uso em ambientes fechados é extremamente assertivo
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Não há o que falar de negativo em relação ao som e em testes no Spotify, consegui ouvir música e podcasts em bom tom sem precisar passar do nível de 30% quando o aplicativo de música estava em sua potência máxima. Na verdade, me surpreendi com a qualidade do som para um modelo que pode parecer simples em uma primeira impressão.

Tela do zenbook 14x oled space edition
Áudio conta com ótima potência sonora
(Foto: VIctor Pacheco/Showmetech)

Tons graves foram emitidos com ótima potência nos alto-falantes fabricados pela Harman/Kardon. A altura máxima será mais do que suficiente para que você e mais pessoas que estão em um mesmo ambiente consigam ouvir o som sem problemas. Percebi uma pequena perca de qualidade em músicas com tons mais agudos, mas nada que cause problemas no dia a dia, ainda mais se você optar por ouvir música e mais conteúdos no fone de ouvido.

Bateria

Eu tenho o hábito de ligar o notebook por volta das 09h de segunda à sexta-feira e sempre almoço por volta das 14h, a depender das demandas disponíveis aqui no Showmetech. Ao utilizar o Zenbook 14X OLED Space Edition, fui surpreendido pela boa duração de bateria, ainda mais por ser uma pessoa que trabalha com várias abas abertas e sempre está ouvindo música com fone de ouvido com fio.

Dados de bateria do zenbook 14x oled space edition
Bateria teve duração máxima de no máximo 3 horas
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Nos testes que acompanhei a duração de perto, consegui atingir um uso de 02h47 até que fosse solicitada a conexão do carregador. A duração ainda está dentro da média de notebooks que já usei para trabalho e estudo. Ao mesmo tempo, a duração da bateria se mostrou um pouco melhor neste modelo. É claro que se você jogar, o gasto de energia será maior, a depender da taxa de atualização que escolher no título.

Dados de bateria do zenbook 14x oled space edition
Carregamento levou cerca de 01h40 em notebook da ASUS (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Para quem estuda e/ou trabalha o dia todo, será necessário recarregar o modelo por até duas vezes no dia, a depender das atividades em que você utilizar o modelo. O tempo de carregamento também não se faz ruim: ao usar o modelo com o carregador de 75W, a duração máxima foi atingida depois de 01h34. Ao mesmo tempo que eu esperava que a bateria duraria um pouco a mais, a duração parece estar dentro do padrão da categoria de notebooks que são focados para atividades de baixo e médio desempenho.

Ruído e aquecimento

Em atividades mais pesadas, como reprodução de jogos, é inevitável que a ventoinha acabará fazendo um maior barulho devido ao calor precisar ser dissipado. Mas no uso do dia a dia, o Zenboook 14X OLED Space Edition consegue ser bastante silencioso, ainda mais em atividades mais básicas. Ainda falando sobre o aplicativo MyASUS, é possível indicar o modo de uso, que conta com três opções:

  • Sussurro (completamente silencioso);
  • Padrão (nem tão silencioso e nem tão barulhento);
  • Performance (apresenta um barulho maior e pode ser utilizado apenas com o cabo de alimentação conectado).

Nos três modos, o uso foi bastante satisfatório e não houveram travamentos que impedissem o funcionamento dos aplicativos em nenhum momento dos 14 dias que fiquei com o notebook com tela OLED. Ao rodar Fortnite, é claro que ouvi um barulho maior da ventoinha, mas nada que atrapalhasse os jogos.

Aplicativo myasus
Aplicativo MyAsus permite controle de barulho da ventoinha
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Como as saídas de calor são localizadas nos lados esquerdo e direito, também não tive problemas para fazer o uso, mesmo quando o notebook estava em meu colo. Mas eu recomendo que você faça o uso em uma mesa com um suporte, já que uma espaço plano pode dificultar que o ar quente seja mandado para fora.

Sistema

Com o Windows 11 instalado de fábrica, com toda certeza você terá acesso melhor do sistema operacional sem esforços ou travamentos que impeçam o uso em algum momento. Para não falar que não tive problemas no uso, apenas uma vez eu precisei reiniciar o notebook devido à um travamento do Telegram para Desktop, mas o SSD de 512 GB (que libera 475 GB ) do modelo M.2 NVMe™ PCIe 4.0 foram mais do que suficientes para que o sistema rodasse com fluidez.

O uso foi ainda mais intuitivo por meio do aplicativo MyASUS, que apenas parece ser uma opção que não terá utilidade no dia a dia. Se você tem um modelo fabricado pela empresa e está fazendo a troca, com toda certeza fará um bom uso devido a estar familiarizado com o app.

Aplicativo myasus
Windows 11 funciona muito bem com apoio do MyASUS (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Além de fazer todo o controle da tela OLED que está localizada na tampa do aparelho, também é possível ativar filtros e configurações para melhores experiências visuais e de desempenho. É claro que o Windows 11 é ótimo e permite uma configuração completa, mas este complemento da própria ASUS é muito bem-vindo, ainda mais para quem utiliza outras máquinas fabricadas pela ASUS. Uma das funcionalidades que mais gostei foi a que faz cópia de todos os arquivos de um computador antigo para um novo, por meio do serviço ASUS Switch.

Desempenho

Para saber o quão longe o aparelho poderia ir, mesmo não sendo um notebook focado para jogos ou atividades mais pesadas, optei por realizar testes com dois benchmarks e também em Fortnite, grande fenômeno mundial. Aqui, vale aquela regra: quanto maior a pontuação, melhor será o uso no dia a dia.

Testes sintéticos

PCMark 10

Focado em colocar o processador à prova em diversas situações, o PCMark 10 é uma opção paga que oferece um teste grátis, por meio da versão de demo que pode ser baixada na Steam de forma gratuita. Na prática, o software analisou a navegação de internet, videochamadas e até mesmo a reprodução e renderização de vídeos. Confira:

Relatório do pcmark 10 do zenbook 14x oled space edition
Notebook com tela OLED se saiu bem em diversas tarefas
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

No uso em meu dia a dia, não tive problemas que comprometeram a entrega de demandas no Showmetech. A digitação no teclado foi bem fluída e mesmo no Chrome, que apresenta um maior consumo de RAM, consegui ter um ótimo uso sem travamentos (mesmo com a tela dividida em três partes).

Em comparação com o ROG Flow Z13, que pode ser considerado um modelo mais focado para jogos, os resultados do Zenbook 14X OLED Space Edition foram ótimos, isso impulsionado devido ao modelo ter um processador Intel Core i7 de 12ª geração e 16 GB de memória RAM. No mercado internacional, o notebook com tela OLED também foi lançado com processadores i5 e i9.

Cinebench R23

O Cinebench é mais focado em colocar a placa de vídeo de um computador à prova para saber o quão longe é possível chegar. É importante lembrar que neste quesito, não devemos esperar muito do notebook da ASUS devido a ele ter a placa integrada Intel Iris Xᵉ Graphics ao invés de um placa dedicada. Mas os resultados também não decepcionaram:

Testes sintéticos
Testes sintéticos não decepcionaram
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

É claro que a falta de uma placa de vídeo dedicada pode fazer falta em pessoas que executam tarefas mais pesadas e que exigem maior poder de desempenho, mas se você é uma pessoa que usa o Canva ou até mesmo a versão portátil do Photoshop CS6, este notebook com tela OLED se sairá mais do bem em todas as tarefas que for colocado à prova.

Teste com Fortnite

O uso não foi ruim e consegui jogar partidas com 360fps, resultado que com certeza foi impulsionado por conta do processador Intel Core i7 e SSD de 512 GB e a memória RAM total de 16 GB. Eu optei pelo modo de construção do zero do jogo de tiros e não tive problemas de funcionamento, o que permitiu a diversão pelo tempo que estava dentro do lobby, assim como o som também foi reproduzido sem problemas.

Com isso em mente, vale a pena considerar a compra deste modelo se de vez em quando você tiver a vontade de estudar, trabalhar e jogar na mesma máquina.

Fortnite rodando no asus zenbook 14x oled space edition
Fortnite rodou muito bem e sem travamentos
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Ao mesmo tempo, é importante levar em consideração que o modelo não foi desenvolvido apenas para jogatinas, então não espere alta potência em jogos mais pesados que exigem uma placa de vídeo dedicada.

Conclusão

Não há como negar que ao desenvolver este notebook com tela OLED, a ASUS quis prestar mais do que uma simples homenagem. Chego ao final deste review com a conclusão de o modelo pode ser considerado, sem muito esforço, como uma ótima máquina para quem precisa de potência e praticidade para estudo e trabalhos que não exigem alta potência gráfica.

Zenbook 14x oled space edition
Modelo é fino e pode ser transportado facilmente
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O leitor de impressão digital também funcionou muito bem no modelo, permitindo aquele toque adicional de segurança, além de atender aos padrões de durabilidade MIL-STD 810H do Departamento de Defesa dos EUA, “que garante funcionamento em ambientes com temperaturas de -24 a 61 ͦ C e alta durabilidade contra quedas  energia e operação sob umidade e altitude extremas”, de acordo com a ASUS.

Review: zenbook 14x oled space edition une potência e leveza. Testamos o modelo do asus zenbook 14x oled space edition com intel core i7 de 12ª geração e os resultados foram impressionantes. Entenda o uso no dia a dia
Pegada pode ser feita com apenas uma mão
(Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Um fator que pode ser negativo no modelo é o preço, quando ele começar a ser vendido no Brasil de forma oficial. Em Portugal é possível encontrar o Zenbook 14X OLED Space Edition pelo preço de 1.999 Euros, algo em torno de R$ 10.493 em conversão direta. Nos resta esperar que o valor não seja tão alto, mas não há como negar que sim, este modelo conta com uma potência que te deixará flutuando.

Especificações técnicas

Zenbook 14x oled space edition
Zenbook 14X OLED Space Edition ainda não tem preço oficial para o Brasil
(Foto: Reprodução/Internet)
Modelo ASUS Zenbook 14X OLED Space Edition UX5401
Processador e gráficos Intel® Core i5-12500H 2.5 GHz (18M Cache, até 4.5 GHz, 4P+8E cores)
Intel® Core i9-12900H 2.5 GHz (24M Cache, até 5.0 GHz, 6P+8E cores)
Intel® Core i7-2700H  2.3 GHz (24M Cache, até 4.7 GHz, 6P+8E cores)

Intel Iris Xᵉ Graphics (disponível para Intel Core i5/i7/i9 com memórias em dual channel)

Memória 16GB LPDDR5
32GB LPDDR5
8GB LPDDR5
Armazenamento 512GB M.2 NVMe PCIe 4.0 SSD
1TB M.2 NVMe PCIe 4.0 SSD
Tela Painel touchscreen OLED de 14 polegadas (16:10)
taxa de atualização de 90 Hz e resolução de 2880×1800.
Conectividade Wi-Fi 6E(802.11ax)+Bluetooth 5.2 (Dual band) 2*2
Portas 1x USB 3.2 Gen 2
2x Thunderbolt™
1x HDMI 2.0b
1x 3.5mm
Micro SD
Bateria 63WHrs, 3S1P, 3-cell Li-ion
Carregador de 75W de potência enviado na caixa
Peso e dimensões 31.12 x 22.11 x 1.59 ~ 1.59 cm
(12.25″ x 8.70″ x 0.63″ ~ 0.63″)
1.40 kg
Preço 1.999 Euros (aproximadamente R$ 10.493 em conversão direta), sem divulgação de preço no Brasil
Disponibilidade no Brasil A ser divulgada

Veja também

Confira nosso review sobre o ROG Flow Z13, notebook-tablet gamer portátil

O que achou de nosso review? Tem alguma pergunta sobre o uso no dia a dia? Diga pra gente nos comentários!


Victor Pacheco

Veredito: Zenbook 14X OLED Space Edition

Veredito: Zenbook 14X OLED Space Edition

9
10
0
1

Modelo possui ótima bateria, tela e até pode ser utilizado em jogos que exigem desempenho médio, mas preço no Brasil pode ser um problema.

Modelo possui ótima bateria, tela e até pode ser utilizado em jogos que exigem desempenho médio, mas preço no Brasil pode ser um problema.

  • Design e construção


    10/10


    Excelente

  • Conectividade e portas


    8/10


    Ótimo

  • Tela e som


    10/10


    Excelente

  • Ruído e aquecimento


    10/10


    Excelente

  • Desempenho


    10/10


    Excelente

Prós

  • Tela de alta qualidade
  • Aplicativo MyAsus permite uso mais intuitivo
  • Notebook silencioso
  • Pode ser utilizado em jogos mais simples

Contras

  • Poucas conexões USB-A
  • Touchpad numérico virtual pode ser ativado sem desejo de usuário
  • Preço no Brasil deve ser acima dos R$ 9 mil





Veja mais