WWDC21: Apple anuncia Live Text para digitalizar texto em todas as suas fotos por IA

Durante o evento WWDC 2021, realizado na tarde desta segunda-feira (7), a Apple apresentou um novo recurso que permite digitalizar texto em todas as suas fotos: o Live Text. Ele realiza o processo por meio de Inteligência Artificial.

A ferramenta vai possibilitar uma série de novas funções. Entre elas, estão a transformação de notas manuscritas em e-mails e mensagens, além de pesquisar na galeria algum recibo ou receita que você possa ter fotografado.

O Live Text não traz uma novidade em si, visto que Google e Samsung já chegaram a implementar soluções semelhantes, mas a Apple traz alguns extras para tornar a experiência mais suave. Como exemplos, está a capacidade de tocar no texto em qualquer imagem da câmera ou visor e realizar ações a partir dele.

Ao fazer esse comando, o usuário passa a ter a possibilidade de copiar e colar o trecho em algum outro app, procurá-lo na web ou ligar para um número, se for o caso. Quando aliado ao iOS 15, o recurso passa a fazer pesquisas visualmente, como o Google Lens. A novidade reconhece arte, livros, natureza, animais de estimação e pontos turísticos.

A Apple ainda explicou que a ferramenta é habilitada ao usar redes neurais profundas e inteligência no dispositivo, um sinônimo para o que conhecemos como aprendizado de máquina. Em outras palavras, a IA leva em consideração a privacidade ao processar os dados no próprio aparelho, no lugar de enviar para a nuvem.

O Live Text pode ser utilizado em produtos da marca, como iPhones, iPads e Macs. Ele suporta sete idiomas, ao menos por enquanto.

Você gostou do novo recurso da “Maçã” para seus dispositivos? Interaja conosco!

Continuar lendo >>