Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

VR Air Bridge vai melhorar a conexão sem fio entre Meta Quest 2 e PC


A Meta está desenvolvendo o VR Air Bridge, um dispositivo para conectar o Meta Quest 2 sem fios a um PC. O headset de realidade virtual – lançado como Oculus Quest 2 – funciona de forma independente de outros equipamentos, mas através do Oculus Link é possível ligá-lo a um PC através de cabo, ou sem fio pelo Air Link — via wi-fi — para expandir as possibilidades de uso – desde acessar mais títulos de jogos em plataformas como a SteamVR até mesmo utilizar um desktop virtual.

O Air Bridge foi descoberto por uma engenheira de software após uma atualização dos drivers do Quest 2. Ela tuitou sua descoberta, mostrando que se trata de um dispositivo USB para realizar transmissão sem fio:

Em uma atualização, ela comenta que o dispositivo é denominado D-Link DWA-F18 VR Air Bridge, utiliza o protocolo Wi-Fi 6, tem conexão USB padrão 3.x e é baseado no adaptador wi-fi DWA-X1850, da D-Link, que serve para adicionar uma conexão Wi-Fi 6 a computadores. No caso do Air Bridge, o objetivo será estabelecer uma conexão wi-fi direta entre o PC e o Meta Quest 2.

Adaptador USB DWA-X1850, da D-Link, deverá ser a base para o VR Air Bridge (Imagem: D-Link)

O recurso Air Link foi lançado em 2021 como uma alternativa sem fio ao Oculus Link, que utiliza um cabo USB para conectar o Quest 2 ao PC. Entretanto, a qualidade da conexão sem fio é determinada pelo roteador que fará a conexão entre os dispositivos – é aí que a experiência pode se tornar frustrante. Muitas residências utilizam os roteadores fornecidos pelas operadoras de internet, e por serem equipamentos muito básicos, acabam tendo pouco alcance, sem suporte a Wi-Fi 6 e com limitações no tráfego de dados entre dispositivos conectados.

Vr air bridge vai melhorar a conexão sem fio entre meta quest 2 e pc. Descoberto em uma atualização de driver, o vr air bridge viabiliza a conexão sem fio sem depender das limitações dos roteadores wi-fi domésticos
Roteadores domésticos possuem limitações que atrapalham a experiência do Air Link no Quest 2 (Imagem: Depositphotos)

Com o Air Bridge, o tráfego de dados entre o PC e o Quest 2 não vai ser feito através da rede wi-fi doméstica, e sim através de uma conexão sem fio dedicada, fornecida pelo dongle. Ainda que a menção ao dispositivo tenha sido descoberta no código dos drivers do Meta Quest, não há qualquer menção da empresa sobre o desenvolvimento do VR Air Bridge, o que significa que podem estar ocorrendo apenas testes sem garantia de que chegue ao mercado

Vale lembrar que a ideia de um transmissor sem fio dedicado existe há alguns anos. Em 2019, quando o Oculus Link foi anunciado, o CTO da Oculus, John Carmack, havia sugerido a ideia de um dispositivo USB dedicado para conectar-se sem fio ao Oculus Quest. Já em 2021, quando o Air Link foi lançado, Carmack novamente retomou a possibilidade do transmissor sem fio: “Podemos ainda no futuro produzir um dongle wi-fi ou buscar parcerias para conseguir uma melhor performance em condições de congestionamento.” Resta agora esperar que o desejo de Carmack se concretize com o VR Air Bridge.

Veja também

Possui o óculos de realidade ritual da Meta? Veja agora os melhores apps e jogos para o Meta Quest 2.

Fontes: Android Central, UploadVR





Veja mais