Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Vendas do PS5 não superaram expectativas da Sony no último trimestre


A Sony anunciou nesta terça-feira (10) que o PlayStation 5 alcançou a marca de 19,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Apenas no último trimestre fiscal (janeiro, fevereiro e março deste ano), foram vendidas 2 milhões de unidades. O número não atingiu a meta da empresa, que era vender 3,3 milhões de unidades neste período.

No entanto, a empresa está otimista para o próximo ano fiscal (abril de 2022 a março de 2023): a expectativa é vender 18 milhões de unidades do PS5. Vale ressaltar que esses números são de consoles enviados ao varejo, e não de consoles vendidos ao consumidor final.

A culpa dos números baixos é, em parte, da própria Sony, que não consegue fabricar consoles o suficiente para atender a demanda. O mercado de tecnologia enfrenta a falta de componentes desde 2020, principalmente de semicondutores. A Sony até planejou encerrar a produção do PS4 no fim de 2021, mas a situação atual a obrigou adiar esse plano para 2022 e a cortar a produção de PS5 em 6%.

Por outro lado, o PlayStation 4 alcançou a marca de 117,2 milhões de unidades vendidas. Apenas no último trimestre fiscal, foram 100 mil unidades enviadas às lojas.

Já a venda de games de PS4 e PS5 aumentou, com 14,5 milhões vendidos no último trimestre fiscal. No mesmo período do ano anterior, foram 7,9 milhões de jogos vendidos.

Em relação ao serviço de assinatura PlayStation Plus — que deve mudar em 13 de junho no Brasil —, houve uma pequena diminuição no número de assinantes: em março de 2022, eram 47,4 milhões de assinantes; em março de 2021, eram 47,6 milhões. Os usuários ativos mensais do PlayStation também caíram: 106 milhões, contra 109 milhões no ano passado.

Por fim, o lucro da empresa foi menor que o esperado. No último trimestre financeiro, a Sony faturou 138,6 bilhões de ienes. Em resposta, a empresa afirmou que compraria de volta até 200 bilhões de ienes em ações no próximo ano.

Fonte: Eurogamer



Veja mais