Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

veja todas as novas tecnologias apresentadas


O primeiro dia do Google I/O 2022 está entre nós e muitas foram as novidades anunciadas pelo Google durante a conferência. Das mudanças que chegam ao Android 13, passando pelos novos recursos de inteligência artificial em apps como o Google Maps, e chegando aos tão aguardados Pixel 6a, Pixel Watch, Pixel Buds Pro, o evento empolgou e aqui estão todas as novas tecnologias apresentadas durante a tarde desta quarta-feira (11).

Android 13

Entre os anúncios da conferência anual do Google I/O, está o tão aguardado Android 13. Assim como mencionamos no post sobre o que aguardar durante o evento, a nova versão do sistema operacional está focada em oferecer melhorias de desempenho, segurança e privacidade para os usuários. Confira todas as novidades.

Personalização

Google I/O 2022: veja todas as novas tecnologias apresentadas

Sem muitas mudanças no design Material You, os usuários do Android 13 terão novos estilos temáticos a sua disposição. Agora, os ícones dos apps terão o tom conforme o tema da interface selecionado pelo usuário. Além disso, todo o design do controle de mídia foi redesenhado, passando a se adaptar à música que está tocando no momento.

Além disso, agora as pessoas poderão configurar o idioma separadamente por apps. É possível, por exemplo, configurar apps de leitura para o inglês, enquanto os demais seguem no idioma materno. Tal personalização pode ser muito útil para quem está aprendendo um novo idioma, por exemplo.

Privacidade e segurança

Google i/o 2022: veja todas as novas tecnologias apresentadas. Mudanças do android 13, pixel buds pro, pixel watch, pixel 6a... Ufa! Veja tudo o que rolou durante o primeiro dia do google i/o 2022
Google I/O 2022: veja todas as novas tecnologias apresentadas

O Google focou bastante em privacidade e segurança. Um dos destaques do novo OS é o reforço na privacidade do sistema que está sendo implementado com criptografia de ponta a ponta em mensagens de grupo trocadas via RCS (protocolo de mensagens do Google). Além disso, um novo API para escolha de fotos em apps (Photo Picker) e um novo menu de segurança foram anunciados pela companhia.

Agora, haverá também um maior controle sobre quais informações pessoais o usuário compartilha, além de novos controles sobre quais arquivos os apps poderão acessar. Seguindo esta linha, em vez de dar permissão a categoria “Arquivos e mídia”, o Android terá duas novas opções para um melhor controle de acesso: “Fotos e vídeos” e “Música e áudio”, por exemplo. Para quem deseja restringir ainda mais, será possível definir quais arquivos multimídia poderão ser acessados ou não.

Outra alteração focada em oferecer mais privacidade são as mudanças nas permissões de notificações do sistema do Google. Nos novos moldes, quando o usuário acessar um app instalado recentemente, ele será questionado se deseja receber ou não notificações daquele app em específico. Isso diminuirá, com mais facilidade, aquela poluição visual e excesso de informações já conhecida do painel de notificações.

Por fim, foi criada uma seção de configurações chamada “Segurança & Privacidade” no Android 13, para centralizar todas as opções voltadas à sua segurança.

Desempenho e otimização

O Android 13 também terá suporte a tecnologia Áudio Bluetooth Low Energy (BLE), que promete diminuir o consumo da bateria em até 10%. O recurso também garante um áudio mais limpo e de maior qualidade em dispositivos sem fios, além de possibilitar o pareamento de dois ou mais aparelhos ao mesmo tempo, ideal para quem utiliza diversos wearables sem fio.

Também foram anunciadas otimizações de layout para dispositivos com telas grandes, previamente introduzidas pelo Android 12L. Agora, o uso em multitarefas deve ser ainda mais fácil em tablets, por exemplo. Dentre as demonstrações exibidas hoje, estão uma barra de tarefas atualizada e experiência aprimorada no uso da canela stylus.

Junto com as melhorias, a empresa também liberou a aguardada versão beta do Android 13. Antes disponíveis para alguns modelos da linha Pixel, agora as principais fabricantes receberam o sistema operacional. São elas: Xiaomi, Lenovo, Nokia, Oppo, Realme, Asus, Sharp, Tecno, OnePlus, Vivo e ZTE.

Google Maps

A gente sabe que o Google Maps certamente já te ajudou em algum momento na sua vida e, no que depender do Google, ele continuará te auxiliando cada vez mais. A companhia revelou também melhorias na plataforma, que terá agora um novo modo de visão imersiva em cidades selecionadas e também a possibilidade de utilizar o Live View AR em outros aplicativos. A ideia do recurso é “permitir que o usuário possa visitar diversas localizações com mais realismo”.

Digamos que você esteja planejando uma viagem a Londres e queira descobrir os melhores pontos turísticos e lugares para comer. Com uma pesquisa rápida, você pode voar virtualmente sobre Westminster para ver o bairro e a arquitetura deslumbrante de lugares, como o Big Ben, de perto

Google

O “Immersive View” combinará visões coletadas com a ajuda do Street View e de imagens de satélite, permitindo que o usuário possa visitar o ambiente através do seu dispositivo. Ele poderá sugerir ainda ambientes fechados para visitar, exibindo detalhes da parte interna destes estabelecimentos, com informações úteis acerca do local. Ainda será possível alterar o modo de visão de algumas áreas para o período noturno ou em condições de chuva, por exemplo.

O modo de visão imersiva contará ainda com recursos úteis do Maps que nós já estamos bem familiarizados, como indicadores de tráfego e lotação, por exemplo. A API da função Live View também estará disponível para desenvolvedores gratuitamente, possibilitando que apps de terceiros possam também utilizar a realidade aumentada do Maps para integrar os mundos físico e digital. Inicialmente, o “Immersive View” estará disponível apenas nas cidades de Londres, New York, Los Angeles, San Francisco e Tóquio.

Matéria em atualização…





Veja mais