Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

veja como funciona e saiba como usá-lo


O WhatsApp Pay é uma excelente alternativa para fazer e receber pagamentos. Você já adota esse método? Já faz tempo que o WhatsApp é um aliado dos pequenos negócios, por conta da versão business que traz inúmeras vantagens para consumidores e empresas. Mas, com a possibilidade de pagamento pela plataforma, o horizonte se expande ainda mais.

Neste post, vamos explicar o que é o WhatsApp Pay, como ele funciona, quais benefícios traz para os pequenos negócios e como você pode implementá-lo na sua empresa para fazer e receber pagamentos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem ler!

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é um novo método de pagamento e de transferência disponibilizado pelo aplicativo de mensageria. Foi autorizado pelo Banco Central para operação no Brasil. As transações são feitas via aplicativo, e essa opção está disponível tanto para a versão business como para a tradicional.

O aplicativo aceita pagamentos feitos por meio dos cartões de crédito ou débito, das bandeiras Visa e Mastercard, e que sejam emitidos pelas instituições financeiras autorizadas.

Com isso, as empresas podem receber e realizar pagamentos por meio do app, facilitando as vendas e também as transferências para fornecedores. Pensando que a versão business do app permite disponibilizar um catálogo de produtos na plataforma, a possibilidade de pagamento via WhatsApp agiliza ainda mais a compra. O cliente escolhe o que quer no catálogo do app e finaliza a compra ali mesmo, no momento da tomada de decisão.

Como o WhatsApp Pay funciona?

O WhatsApp Pay funciona por meio do Facebook Pay. Para realizar pagamentos por meio do aplicativo, o usuário precisa clicar no botão que fica à direita do espaço para digitar as mensagens, ao lado dos anexos (dependendo do seu dispositivo, iOS ou Android) e da câmera. O botão traz um R$ como símbolo para ajudar na identificação.

Para fazer pagamentos, você precisa seguir as instruções indicadas pelo app e incluir os dados do seu cartão. Você também pode convidar outras pessoas para utilizarem essa funcionalidade.

Outro aspecto positivo desse meio de pagamento é a isenção de taxas. Você não precisa pagar para utilizar o WhatsApp Pay, uma vez que ele já está incluso no aplicativo de mensageria.

Agora que você já entendeu o que é o WhatsApp Pay e como ele funciona, trouxemos alguns benefícios para você analisar se vale a pena implementar essa funcionalidade na sua empresa. Acompanhe!

Quais são os benefícios de oferecer o WhatsApp Pay como meio de pagamento?

Separamos 4 vantagens de utilizar o WhatsApp Pay no seu negócio, para fazer e receber pagamentos. Confira!

Praticidade

O WhatsApp Pay traz mais praticidade para os usuários, porque permite que os pagamentos sejam feitos sem a necessidade de sair do aplicativo e acessar, por exemplo, o app do banco.

Assim, se o seu cliente está vendo o seu catálogo no WhatsApp, pode comunicar-se com você por meio das mensagens e fechar a compra durante esse processo, de maneira rápida.

Essa praticidade aumenta as chances da venda, já que diminui os atritos do processo de compra. Para os pequenos negócios, o aplicativo é uma ótima maneira de aumentar a proximidade com os seus clientes, esclarecendo dúvidas em tempo real e fechando vendas de forma imediata.

Da mesma forma, você pode conversar com seus fornecedores por meio do app, negociar condições e concluir os pagamentos em um mesmo lugar, centralizando todo o processo.

Segurança

Se você ainda não tem certeza de que deve implementar o WhatsApp Pay no seu negócio por medo de colocar em risco os seus dados de pagamento, não se preocupe. O app é bastante seguro e conta com medidas de proteção para evitar vazamentos e ataques hackers.

Todos os pagamentos precisam da validação de um PIN, com o objetivo de garantir a proteção dos usuários. Além disso, o app ainda conta com biometria e reconhecimento facial para garantir ainda mais a privacidade dos dados.

Agilidade

O WhatsApp Pay diminui a burocracia de fazer e receber pagamentos, trazendo mais agilidade para as negociações. Com o app, as transações são ainda mais rápidas do que as realizadas pelos aplicativos de banco.

Assim, você e seus clientes conseguem economizar tempo com os pagamentos. Essa é uma ótima forma de evitar a inadimplência ou de lembrar dos pagamentos a serem feitos. Afinal, você pode fazer transferências enquanto conversa com seus fornecedores e receber o dinheiro enquanto fala com os clientes.

Disponibilidade multicanal

A experiência multicanal conta muito para uma jornada do cliente mais fluída. Ampliar os métodos de pagamento aumenta as chances de fechar vendas, porque você oferece mais possibilidades para os clientes comprarem.

Além disso, cada consumidor tem o seu meio de pagamento preferido. Expandindo os métodos disponibilizados pela sua empresa, você aumenta as chances de oferecer exatamente o que os consumidores preferem, evitando perder vendas.

A seguir, confira como adotar o WhatsApp Pay na sua empresa e oferecer mais essa possibilidade para os seus clientes!

Como implementar o WhatsApp Pay no seu negócio?

Vamos mostrar um passo a passo para você implementar o WhatsApp pay no seu negócio. Veja!

Baixe o app

É muito provável que você já tenha o aplicativo do WhatsApp no seu celular. Mas recomendados que, se você ainda não adotou a versão business, faça isso para facilitar os pagamentos, ampliar suas chances de vendas e fortalecer o seu relacionamento com o cliente.

Além disso, você também pode usar o aplicativo na versão Web, trazendo mais praticidade para a comunicação com o cliente.

Cadastre seus dados

Para cadastrar seus dados, você pode clicar no botão de transferência do WhatsApp Pay, indicado pelo símbolo R$. Então, é só incluir um valor fictício no campo indicado e clicar em “Avançar”.

Quando você tentar seguir com o processo, o app avisará que é necessário adicionar uma forma de pagamento para enviar e receber dinheiro, oferecendo uma maneira de realizar o cadastro.

Então, você precisa cadastrar-se no Facebook Pay e incluir os dados do cartão que será utilizado para realizar os pagamentos.

Outra forma de fazer isso é em “Configurações” >> “Pagamentos”, fazendo o seu cadastro, clicando no botão “Começar” ou em “Adicionar uma forma de pagamento”.

Faça e receba pagamentos

Com o cadastro feito, é só aproveitar as vantagens do WhatsApp Pay. Quando você fizer uma transferência, o aplicativo vai solicitar uma confirmação de segurança via PIN, biometria ou reconhecimento facial. Com essa autorização, a transação é realizada de maneira prática, rápida e segura.

O que você achou do tema do post? Nosso conteúdo sobre WhatsApp não para por aqui! Se você quer saber mais sobre o aplicativo e ver em detalhes como funciona a versão business do app, confira este artigo: Como usar o WhatsApp Business para impulsionar seu negócio.



Veja mais