Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Vape pode causar infecção no cérebro, pulmão, coração e cólon, segundo estudo


O vape pode causar infecção no cérebro, pulmão, coração e cólon, de acordo com um estudo conduzido pela University of California San Diego (EUA) e publicado na revista científica eLife na última segunda-feira (12). Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores fizeram experimentos com roedores, em laboratórios, expondo-os à substância três vezes ao dia durante um trimestre.

O artigo menciona que os dispositivos fabricados pela JUUL — a maior empresa do ramo — usam cápsulas descartáveis que contêm tanta nicotina quanto um maço inteiro de cigarros. No experimento, os roedores foram expostos à substância sabor hortelã e manga durante três sessões diárias de 20 minutos, e então divididos em dois grupos: o primeiro foi submetido a essas sessões por quatro semanas, e o segundo por 12.

Os pesquisadores notaram que a exposição a esse material aumenta a expressão de genes que codificam moléculas inflamatórias, e essas mudanças na expressão do gene inflamatório variaram dependendo do sabor. Isso sugere que as próprias essências contribuem para as mudanças observadas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Vape pode causar infecção no cérebro, pulmão, coração e cólon, segundo estudo (Imagem: tommyandone/Envato)

Os resultados sugerem que o uso diário desses dispositivos pode causar inflamação em vários órgãos dentro de meses, aumentando o risco de doenças e problemas de saúde. “Essas informações podem ajudar indivíduos, médicos e formuladores de políticas a tomar decisões sobre cigarros eletrônicos”, apontam os pesquisadores.

No entanto, a equipe reconhece a necessidade de mais estudos sobre o impacto dessas alterações na saúde física e mental a longo prazo, tal como os efeitos na saúde em diferentes tipos de cigarros eletrônicos, sabores e duração do uso.

Não é o primeiro estudo que aponta os malefícios do vape: pesquisadores da University of South Florida Health (USF Health) já chegaram a dizer que a essência faz mal ao coração. Outro estudo alegou que o vape pode danificar os vasos sanguíneos.

Fonte: eLife

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.



Veja mais