Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Tudo o que você precisa saber sobre maquininha de cartão!


Você já utiliza uma maquininha de cartão no seu negócio? Ela é uma grande aliada do crescimento da empresa, trazendo mais flexibilidade de pagamento para os seus clientes. A maquininha pode ser uma poderosa ferramenta estratégica para o seu negócio e conta com diferentes modelos que se ajustam às suas necessidades.

No post de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre maquininha de cartão e como utilizá-la para aumentar suas vendas e otimizar os lucros. Você vai saber:

  • o que é a maquininha de cartão;
  • como ela funciona;
  • quais os principais tipos de maquininha de cartão;
  • se vale a pena implementá-la no seu negócio;
  • quais os benefícios ela traz;
  • como utilizar a maquininha de cartão;
  • como receber pagamentos pela maquininha.

As maquininhas de cartão ajudam os lojistas a organizarem suas vendas e centralizarem as informações sobre as transações em um único lugar, além de contribuírem para reduzir a inadimplência no seu negócio. Sabia dessa?

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Então, vem ler!

O que é a maquininha de cartão?

A maquininha de cartão é um dispositivo para receber pagamentos pelas vendas do seu negócio. Ela é um aparelho fácil de segurar, que oferece a possibilidade de o cliente inserir o cartão e digitar a senha para fazer uma compra ou pagar por aproximação, dependendo do modelo de maquininha.

O dispositivo faz a leitura automática do meio de pagamento com rapidez, envia as informações da venda para a operadora do cartão (que administra as bandeiras), que repassa os dados para o banco em que o cliente tem a conta. Se a compra for aprovada pela instituição financeira, a maquininha emite um comprovante de pagamento, provando que a transação foi concluída com sucesso. Por isso, alguns modelos de dispositivos vêm com bobina integrada.

As empresas que vendem as maquininhas, chamadas de adquirentes, têm a autorização do Banco Central para funcionarem, garantindo a segurança das transações, o que protege o seu negócio e os seus clientes.

Elas oferecem alternativas de pagamento em relação às cédulas de dinheiro, cada vez mais em desuso. Assim, as maquininhas permitem que as empresas se modernizem e acompanhem os movimentos do mercado.

São as maquininhas que permitem a agilidade nos processos de compra e venda, facilitando a vida de empresas e clientes.

Pela maquininha, você consegue ver quantas vendas foram feitas em um determinado período, quantas transações foram aprovadas ou reprovadas e o saldo do período.

Como funciona a maquininha de cartão?

As maquininhas de cartão podem aceitar cartões de débito ou crédito, voucher e até pix, indo ao encontro das formas de pagamento mais inovadoras do mercado e que são uma tendência para o futuro. Além disso, algumas delas aceitam as principais bandeiras de cartão utilizadas no Brasil e no exterior. E o que são bandeiras de cartão?

Basicamente, elas são as mediadoras entre a sua loja e as operadoras de cartão e validam o crédito do cliente com o banco para concluir a transação. Além disso, as bandeiras também gerenciam a utilização e o processamento de cartões de crédito e débito. Alguns exemplos de bandeiras de cartão são: Visa, MasterCard, HiperCard e American Express.

Voltando a falar do funcionamento da maquininha de cartão, dependendo do fornecedor, a contratação dessa solução pode variar um pouco de empresa para empresa.

No caso da maquininha Stone, por exemplo, oferecemos assinatura mensal para as empresas, com possibilidade de isenção por volume de vendas. Também temos taxas personalizadas, de acordo com o seu faturamento, opção sem fio, com bonina, Wi-Fi, chip e bateria de longa duração.

A máquina de cartão também permite gerenciar suas vendas no dispositivo, conta com simulador de vendas, permite adiantamentos e oferece relatórios completos sobre as transações realizadas.

Já a maquininha do Ton, que faz parte do plano básico da Stone, não exige aluguel ou mensalidade, sendo uma solução econômica para receber o pagamento dos seus clientes.

Além disso, as transações são concluídas muito rapidamente. A partir do momento em que o cliente faz o pix, paga por aproximação ou insere o cartão e confirma a senha, a maquininha transmite as informações para as bandeiras de cartão e bancos emissores para aprovar a compra.

Quais os principais tipos de maquininha de cartão?

Com a crescente competitividade entre as empresas de maquininha, modelos é o que não faltam para você escolher a melhor para o seu negócio.

Os diferentes tipos de maquininha levam em consideração:

  • o modelo de negócio (lojas físicas podem se beneficiar de maquininhas ligadas na tomada, enquanto lojas online, que trabalham com entregas, se adequam melhor ao modelo sem fio);
  • o tamanho das empresas;
  • as bandeiras de cartão (nem todos os tipos de maquininha aceitam as mesmas bandeiras);
  • tipo de conexão (com ou sem Bluetooth e Wi-Fi).

Além disso, cada adquirente trabalha com taxas próprias que incidem nas transações feitas pela solução. Outros elementos que podem variar de modelo para modelo são os comprovantes de venda e o gerenciamento das vendas dentro da própria maquininha.

As taxas por transação também costumam variar de acordo com o modelo de maquininha, o segmento, o tamanho da empresa e a receita. Além disso, as taxas para compras no débito costumam ser menores, pelo menor risco de inadimplência, uma vez que o dinheiro é debitado imediatamente, o que não ocorre no caso do crédito.

Os tipos de maquininha vão desde os mais básicos até os mais refinados. Há máquinas que podem ser usadas com o celular, com chip, com ou sem bobina e que oferecem aplicativo de gestão de vendas e comprovante por SMS.

Algumas dicas para você escolher o melhor modelo de maquininha de cartão para o seu negócio são:

  • olhar para as taxas cobradas (cada empresa tem suas próprias políticas de tarifa, e mesmo as maquininhas de um mesmo fornecedor podem apresentar taxas diferentes);
  • verificar as necessidades da sua empresa e as funcionalidades que as maquininhas oferecem e que atendem a essas necessidades (você precisa de uma maquininha que funcione com Wi-Fi ou 3G?; ela precisa ter uma bateria de longa duração e oferecer a opção de pagamento por aproximação?);
  • estimar o volume de vendas do seu negócio;
  • avaliar os valores e o custo-benefício de cada modelo (independentemente da sua escolha, a maquininha precisa caber no seu orçamento mensal);
  • levar o seu modelo de negócio em consideração (algumas maquininhas são ideais para microempresários, enquanto outras são adequadas para pequenas e médias empresas).

Agora que você já está por dentro das principais características das maquininhas de cartão, pode estar se perguntando: mas será que vale a pena adotar uma solução dessa no meu negócio? É o que vamos ver a seguir. Confira!

Vale a pena usar a maquininha de cartão?

A maquininha de cartão é uma ferramenta muito útil para empresas de todos os tamanhos e segmentos, e para lojas físicas e online que trabalham com pagamento na hora da entrega.

Essa ferramenta foi uma inovação importante para que as empresas pudessem receber pelas suas vendas de forma rápida e prática. Ela é uma tecnologia que traz inovação para os pequenos negócios e oferece flexibilidade de pagamento para os clientes.

Assim, podemos dizer que vale a pena usar a maquininha de cartão no seu negócio se você quiser melhorar sua gestão de vendas, trazer mais possibilidades de pagamento para os seus consumidores e ganhar competitividade no mercado.

Se você quer saber se a maquininha faz sentido para o seu negócio, algumas perguntas podem ajudar:

  • Meus clientes já reclamaram sobre a pouca flexibilidade de opções de pagamento ou parcelamento?
  • Já perdi vendas por não oferecer alguma opção de pagamento?
  • Minha cartela de clientes está crescendo?
  • A maquininha traria praticidade para o meu negócio de entregas?
  • Os custos das maquininhas cabem no meu orçamento mensal?
  • As estimativas de aumento de vendas com a maquininha cobrem os custos mensais com o dispositivo?

Se você respondeu “sim” a essas perguntas, então é provável que esteja na hora de adquirir a sua maquininha.

Mas é preciso avaliar bem as opções para escolher uma opção que traga benefícios para o seu negócio. E quais são essas vantagens? Veja no próximo tópico!

Quais os benefícios da maquininha de cartão?

Confira 8 grandes benefícios de adotar a maquininha de cartão no seu negócio!

Praticidade

A maquininha pode ser transportada facilmente, principalmente se estivermos falando dos modelos sem fio. Assim, se a sua empresa trabalha fazendo delivery, pode oferecer a possibilidade de os clientes pagarem na hora da entrega.

Afinal, o entregador pode carregar a maquininha consigo. Isso acaba impactando, inclusive, no número de pedidos, que pode crescer pela praticidade de pagamento que a maquininha oferece.

Além disso, uma vez que você a adquire, recebe o dispositivo na sua loja pronto para uso e não tem que se preocupar com horas de implementação, por exemplo.

Flexibilidade de pagamento

As maquininhas de cartão podem aceitar uma grande variedade de meios de pagamento e bandeiras de cartão. Isso traz mais flexibilidade para os seus clientes, que podem escolher qual a forma mais adequada para eles no momento da compra.

Nesse caso, para não perder vendas, é importante deixar claro para os consumidores quais são os meios de pagamento e as bandeiras de cartão que o seu negócio aceita.

Cada vez mais os consumidores estão utilizando novos métodos, como pix e pagamento por aproximação. Por isso, é preciso se atualizar, e a maquininha é uma das melhores soluções para isso.

Possibilidade de parcelamento

As maquininhas permitem que os clientes parcelem suas compras no crédito. Assim, isso pode estimular os consumidores a comprarem mais de uma única vez na sua loja, já que podem parcelar o valor.

Isso também diversifica as suas possibilidades de oferecer condições especiais de parcelamento e personalizar serviços para clientes fiéis. Por exemplo, você pode criar uma ação de vendas em que os clientes mais antigos podem parcelar em mais vezes. Esse elemento também acaba diferenciando o seu negócio da concorrência.

Vale reforçar que a sua loja sempre deve deixar claro para os consumidores as condições de pagamento disponíveis. A transparência em relação a esse ponto também contribui para construir uma imagem positiva da sua empresa e aumentar a sua credibilidade no mercado.

Aumento de lucros

Algumas maquininhas de cartão oferecem a gestão de vendas dentro do próprio dispositivo. Com maior organização e controle sobre as transações da sua empresa, você pode notar um considerável crescimento das vendas e maior produtividade, já que os dados sobre suas vendas estão centralizados em um único lugar.

Além disso, com a flexibilidade de pagamento, você evita perder vendas por não oferecer a forma de pagamento de preferência do seu cliente. Isso leva a um aumento do lucro e faturamento do seu negócio.

Por outro lado, se o seu concorrente tem a maquininha e diversifica as opções de pagamento e você não, isso pode fazer com que o seu negócio perca clientes, que irão priorizar as lojas que aceitam o meio de pagamento de preferência deles.

A maquininha de cartão também contribui para a redução da inadimplência, uma vez que, depois que a transação é concluída no dispositivo, você tem a garantia de receber o dinheiro das vendas realizadas. Se, por alguma razão, o cliente não pagar, o prejuízo não é do seu negócio.

Redução de custos

Como a maquininha é uma ferramenta que traz eficiência para o seu negócio, ela reduz o desperdício de tempo e esforço da sua equipe, consequentemente, a sua empresa pode observar uma diminuição de custos.

Você consegue ver, por exemplo, quais transações foram aprovadas e quais não, trazendo mais controle sobre suas vendas. A gestão das transações dentro da maquininha evita o desperdício de recursos do seu negócio e o prejuízo financeiro.

No caso da isenção por conta do volume de vendas, isso também representa uma redução de custos para o seu negócio.

Se você trabalha como autônomo, tem nas mãos uma solução ainda mais econômica, já que há modelos de maquininhas que não cobram aluguel nesse caso.

É importante encarar a maquininha não como um custo, mas como um investimento que trará um retorno superior ao dinheiro inicialmente investido. Nesse sentido, você pode pensar que não ter um dispositivo como esse na sua loja faria você deixar de ganhar.

Satisfação do cliente

A maquininha de cartão é uma solução rápida e prática que oferece os meios preferidos de pagamento dos seus consumidores. Isso aumenta o valor percebido pelo cliente, melhora a experiência dele com o seu negócio e consequentemente também a satisfação do cliente.

Além disso, a maquininha pode ser um elemento de diferenciação do seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e, no seu bairro, há um estabelecimento concorrente que não utiliza maquininha e só aceita pagamento em dinheiro, o cliente pode optar pela sua loja para pagar com cartão.

Nesse caso, a solução pode contribuir para a fidelização de consumidores no seu negócio, ainda mais pensando na possibilidade de parcelamento facilitado.

Para entender o quanto as condições de pagamento influenciam na satisfação e na experiência dos seus clientes, você pode fazer pesquisas rápidas com os consumidores após a compra, pelas redes sociais ou por telefone, perguntando esse impacto.

Para otimizar ainda mais a experiência do consumidor, vale perguntar também quais os meios de pagamento de preferência do seu público. Isso ajuda você a tomar decisões mais alinhadas aos desejos dos seus clientes.

Manutenção facilitada

Pela praticidade e pelo seu formato anatômico, a maquininha é muito fácil de limpar —basta utilizar um pano macio e álcool —, permitindo manter o aparelho sempre adequado para uso.

Além disso, as fornecedoras de maquininha costumam oferecer suporte para as empresas que implementam esse dispositivo. Com isso, se você tiver alguma dúvida ou algum problema com a sua, pode entrar diretamente em contato com o time de atendimento da adquirente para resolver a questão.

Aliás, esse deve ser um critério na hora de escolher o melhor dispositivo para o seu negócio. Considere a qualidade do serviço da empresa e o tempo de resposta. Afinal, se você tiver algum problema, o melhor é que ele seja resolvido o quanto antes.

Segurança

Além de as transações feitas pela maquininha serem muito seguras, evitando fraudes, o dispositivo é uma forma de evitar ter muito dinheiro no caixa na sua loja. Assim, elas podem evitar grandes perdas financeiras no caso de roubos, por exemplo.

Como você viu, a máquina de cartão é vantajosa não apenas para as empresas que adquirem o dispositivo, como também para os clientes, que têm cada vez mais opções para fazer suas compras sem complicação.

Depois de saber dos principais benefícios que a maquininha de cartão pode trazer para a sua empresa, veja como utilizar essa solução!

Como usar a maquininha de cartão?

Para contratar uma maquininha de cartão, você pode ter uma empresa e contar com um time de vendedores e entregadores, por exemplo. Nesse caso, pode adquirir mais de um aparelho. Já se você tem uma loja física, que não trabalha com entregas, pode deixar um dispositivo junto ao seu caixa, para facilitar o processo de compra e venda.

Mas se você trabalha como autônomo, as maquininhas também são adequadas para receber o pagamento dos seus clientes.

Algumas empresas podem exigir avaliação de crédito e outras não. Por isso, na sua pesquisa para descobrir qual a melhor maquininha para o seu negócio, vale verificar esse aspecto junto à fornecedora do dispositivo. Normalmente, basta você ter uma conta corrente no banco para receber os pagamentos.

No caso da Stone, você pode fazer um cadastro e escolher a melhor forma para que o nosso time entre em contato com você. Assim, um especialista Stone te chamará por meio do contato escolhido para conversar, entender o seu negócio e oferecer uma proposta personalizada de maquininha para atender as suas necessidades.

Como receber o pagamento?

Receber pagamentos com a sua maquininha de cartão é muito simples. Se a forma de pagamento escolhida pelo seu cliente for cartão de crédito, cartão de débito ou voucher, você só precisa inserir o meio de pagamento na maquininha, digitar o valor da venda desse consumidor e clicar no botão de confirmação para dar seguimento à transação.

E se o seu cliente quiser pagar por aproximação? Sem problemas! Receber pagamentos dessa forma também é muito fácil. Você deve, primeiro, digitar o valor da venda na maquininha. Depois, é só escolher entre as opções de débito ou crédito (de acordo com a preferência do consumidor). Então, você precisa pedir ao cliente para aproximar o smartphone ou o cartão da tela da maquininha.

O último passo é esperar a confirmação da transação. Se o seu cliente quiser utilizar essa forma de pagamento, é necessário que o cartão que ele vai utilizar na compra tenha o símbolo de contactless.

Depois que a transação é concluída, o banco envia o dinheiro das vendas para a empresa de maquininha de cartão, que repassa ao lojista de acordo com o contrato estipulado no momento em que o dispositivo é adquirido.

Algumas adquirentes oferecem a opção de antecipação de recebíveis, que consiste em você receber pelas vendas antecipadamente, ou seja, antes do momento em que deveria receber esse dinheiro. A antecipação pode ser solicitada, por exemplo, se você deseja fazer uma reforma importante na sua loja ou precisa resolver um imprevisto, mas não tem o dinheiro naquele momento.

O que você achou do post de hoje? Se você está pensando em adotar uma maquininha de cartão no seu negócio e desfrutar de todos os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa e os seus clientes, entre em contato com a gente!

O nosso time está sempre disposto a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e ajudar você na escolha do melhor modelo de maquininha para o seu negócio.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!



Veja mais