Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Touch ID vs. Face ID – Qual a diferença?


A Apple introduziu um novo método de autenticação no iPhone X pela primeira vez em 2017, no décimo aniversário do iPhone.

Qual é mais seguro Face ID ou Touch ID?

O sistema de autenticação biométrica Face ID da Apple permite desbloquear um dispositivo, efetuar pagamentos, acessar dados pessoais e rastrear expressões faciais.

A Apple obteve uma infinidade de publicidade negativa ao substituir o Touch ID por Face ID, especialmente de entusiastas da privacidade que estavam céticos sobre o uso pela Apple dos dados de reconhecimento facial dos usuários.

Entretanto, quase todos os modelos iPhones (exceto o iPhone SE series) e iPad Pro lançados após 2017 apresentam identificação facial. Tornou-se a norma para a Apple oferecer Touch ID em seus produtos de nível básico (iPad e iPad mini) e Face ID em seus produtos premium, incluindo o iPad Pro e iPhones.

Mas você já se perguntou como esses dois métodos de autenticação se comparam? O Face ID oferece mais segurança do que o Touch ID, ou qual é mais fácil de usar entre os dois para uso diário?

Fizemos uma comparação do Touch ID e Face ID.

Face ID vs. Touch ID: A tecnologia envolvida

Usar Face Id Da Apple

Antes de começarmos a comparar Face ID e Touch ID, é importante entender como funcionam as duas tecnologias patenteadas pela Apple. Vamos começar com Touch ID.

Identificação por toque

A Apple revelou o Touch ID com o iPhone 5S em 2013 pela primeira vez. Integrado no botão Home, o Touch ID oferece uma maneira bastante conveniente de desbloquear um iPhone/iPad e autenticar as compras na App Store em vez de entrar no código de acesso a cada vez.

A identificação por toque é protegida por uma camada externa de vidro de safira resistente a arranhões. Além de fornecer proteção ao sensor, o vidro de safira também serve como lente para focalizar as impressões digitais no sensor.

O sensor usa um toque capacitivo avançado para obter uma imagem de alta resolução da impressão digital. A Apple diz que escaneia as camadas da pele usando seu sensor, que é muito fino e mede apenas 170 microns. Isto significa que o sensor não escaneia a camada superior da pele morta. Por isso, ela se torna contra impressões digitais artificiais, dedos cortados e outras formas enganosas de clonagem de uma impressão digital.

Touch Id Iphone
Touch ID IPhone

A Apple alega que a Touch ID não armazena impressões digitais reais, mas uma “representação matemática” das mesmas. Portanto, é impossível fazer engenharia reversa de suas impressões digitais, mesmo que alguém consiga obter este banco de dados.

A Apple protege ainda mais estes dados com uma arquitetura de segurança avançada. Além disso, o dispositivo não armazena dados de impressões digitais. Portanto, o iOS com as suas atualizações, entre outras aplicações ou mesmo os servidores da Apple não podem acessar esses dados.

Agora, vamos dar uma olhada em como funciona o Face ID.

Identificação facial – Tem como burlar Face ID do iPhone?

A identificação facial foi lançada como o próximo passo para um método de autenticação biométrica seguro e fácil de usar. A incrível tecnologia da Apple apresenta um módulo de hardware complexo que a Apple gosta de chamar de “sistema de câmera TrueDepth”. Funciona com redes neurais e com o motor neural biônico do chipset.

Toda vez que você olha para seu iPhone/iPad com identificação facial, o projetor de pontos projeta mais de 30.000 pontos invisíveis em seu rosto para criar um mapa facial detalhado. O iluminador de fluxo ajuda a detectar seu rosto e cria um mapa mesmo no escuro.  

Estes dados são então transmitidos à rede neural para convertê-los em uma representação matemática. Quando você tenta desbloquear seu dispositivo, o Face ID gera uma representação matemática de seu rosto e o compara com o que você armazenou quando configurou o sistema de autenticação. Se corresponder, seu iPhone é desbloqueado e as compras são validadas.

Para realizar todo o processo em tempo real e em questão de segundos, a Apple desenvolveu um motor neural biônico. Os chipsets da A11 para cima são projetados para realizar bilhões de operações por segundo. 

Como o Touch ID, os dados de reconhecimento facial são inacessíveis ao sistema operacional e aos aplicativos.

A Apple afirma que o Face ID funciona com precisão mesmo quando você está usando óculos de sol, um chapéu ou se você raspou a barba. Recentemente, a Apple lançou o iOS 15.4 com o recurso de Identificação Facial com máscara principalmente no período da Covid.

Face ID iPhone vs. Touch ID: O que é mais seguro?

Seguranca Touch Id
Segurança Touch ID

Embora haja opiniões mistas de especialistas em privacidade sobre o que é mais seguro, a Apple afirma que o Face ID é 20 vezes mais seguro do que o Touch ID. Embora as chances de alguém desbloquear seu iPhone usando uma impressão digital falsa seja uma em 50.000, este número cresce exponencialmente para um falso positivo de um em um milhão quando se trata de identificação facial. 

A Apple menciona em seu site que é impossível replicar dados de reconhecimento facial de seu rosto usando fotografias digitais impressas ou 2D, máscaras ou outras técnicas similares. 

Como uma camada adicional de segurança, a identificação facial da Apple vem com um recurso de atenção, que garante que seu iPhone não possa ser desbloqueado até que seus olhos estejam totalmente abertos e você esteja prestando atenção ao dispositivo. Portanto, é impossível para alguém usar o Face ID para desbloquear seu iPhone/iPad Pro enquanto você está dormindo.

O que é mais rápido? Identificação facial ou identificação por toque?

Quando se trata de velocidade, o Touch ID vence a competição.

O Touch ID é mais rápido que o Face ID, mas esse não é o caso em aplicações da vida real. Se você precisar abrir uma notificação em um dispositivo com Touch ID, você tem que tocar na notificação e colocar seu dedo sobre o sensor.

O processo para isto é muito mais simples em dispositivos com identificação facial. Quando você alcança uma notificação, a identificação facial reconhece simultaneamente seu rosto, dando-lhe acesso mais rápido à notificação.

Por que a Apple mudou de Touch ID para Face ID?

Iphone Touch Id
iPhone Touch ID

Uma das razões pelas quais a Apple decidiu mudar para Face ID em 2017 o Face ID permite, mais propriedades na tela do que o Touch ID integrado ao botão.

Com a adaptação do sistema Face ID desbloqueado usando a máscara, a Apple tornou o Face ID compatível, com um pano que nunca se imaginou antes. Este movimento indica que a Apple não tem planos de readaptar o Touch ID em seus iPhones. Há rumores de que a Apple planeja melhorar ainda mais a identificação facial em vez de voltar para a identificação por toque.

Além disso, não faz sentido para a Apple reformular o sistema de autenticação, que é estatisticamente inferior à identificação facial. A empresa já deixou de oferecê-lo em seus produtos premium.

Face ID vs. Touch ID: Facilidade de uso

Quando se trata de uso diário, Touch ID seria a opção preferida em vez de Face ID, pois você simplesmente coloca seu dedo no botão para destravar o iPhone. No caso de Face ID, você tem que segurar seu rosto em frente ao iPhone, prestar atenção e passar a tela para cima uma vez que seu rosto tenha sido autenticado.

Além disso, a pandemia de longa data mostrou que as máscaras faciais estão aqui para ficar. Embora a Apple tenha introduzido a identificação facial com o recurso de máscara, leva tempo para destravar o dispositivo. Portanto, o Touch ID seria a melhor e mais fácil opção para se usar com as máscaras.

Face Id Com Uso De Mascara
Face ID com uso De máscara

Se compararmos os custos de reparo do Face ID e Touch ID, é evidente que o Face ID é bastante complexo de reparar do que Touch ID.

Na verdade, ainda não é possível reparar iPhones com identificação facial defeituosa sem substituir o iPhone inteiro! A identificação por toque, por outro lado, não é uma configuração muito complicada.

Então, identificação facial ou identificação por toque?

Face ID é o sucessor de Touch ID. Mas o Face ID é sem dúvida mais seguro que Touch ID. Vimos o Face ID em quase todos os iPhone há mais de cinco anos, provando que a tecnologia está aqui para ficar.

Para mais informações sobre a tecnologia iPhone Face ID: https://support.apple.com/pt-br/HT208108



Veja mais