Tomar metformina emagrece? – Tua Saúde

A metformina não é utilizada para emagrecer, no entanto pode ajudar no processo de emagrecimento porque controla a quantidade de glicose no sangue ao longo do tempo, ou seja, ajuda a liberar gradualmente o açúcar no organismo, controlando a fome entre as refeições e promovendo a perda de peso.

Além de equilibrar a quantidade de açúcar no sangue, a metformina também regula a produção de leptina, que é um hormônio responsável pela saciedade, ajudando a diminuir a quantidade de comida que se come e contribuindo indiretamente para o emagrecimento. 

Contudo, a metformina tem efeitos colaterais como náuseas, cansaço e vômitos, e algumas contra indicações. Por isso, a metformina só deve ser tomada após avaliação de um endocrinologista sobre todos os riscos e benefícios do uso deste medicamento.

Tomar metformina emagrece?

Para que serve a metformina

A metformina é um medicamento que ajuda a controlar a quantidade de açúcar do sangue, sendo indicado somente para o tratamento da diabetes tipo 1, tipo 2 e da síndrome do ovário policístico. Entenda melhor o que é a metformina, quando está indicada e efeitos colaterais.

Apesar de não ser o medicamento mais eficaz e recomendado para emagrecer, alguns estudos mostram que a metformina pode ajudar na perda de peso, não só para quem tem diabetes tipo 1, tipo 2 ou ovário policístico, mas também para quem tem sobrepeso ou obesidade. Saiba tudo sobre a diabetes.

É importante ressaltar que os benefícios da metformina para ajudar a emagrecer, acontecem principalmente quando este medicamento é associado a uma dieta equilibrada, rica em fibras, quantidade adequada de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, além da prática de atividade física. 

Como emagrecer com saúde

Como a metformina não é um medicamento indicado para perder peso, é recomendado utilizar outras formas eficazes para emagrecer.

Algumas estratégias para ajudar a emagrecer com saúde são: 

  • Seguir uma dieta equilibrada: a ingestão variada de frutas e vegetais, com quantidades adequadas de gorduras saudáveis como o azeite, de proteínas magras como peixes e frango, baixa ingestão de carboidratos como pães e massas, e baixa ingestão de alimentos como sorvetes e doces, são fundamentais para ajudar no emagrecimento. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.
  • Praticar atividade física: os exercícios físicos, quando praticados de forma regular e com orientação de um profissional especializado, ajudam a perder calorias e contribuem para o processo de emagrecimento. Conheça alguns exercícios físicos que ajudam a emagrecer.
  • Manter um hábito de sono regular: ter boas noites de sono ajuda a regular os hormônios leptina e grelina, que são responsáveis pelo controle da fome, contribuindo para o emagrecimento. Entenda como o sono ajuda a emagrecer.
  • Beber o mínimo de 2 litros de água por dia: beber 500 ml de água 30 minutos antes das refeições ajuda a preencher o estômago, diminuindo a fome e promovendo o emagrecimento. Saiba mais sobre como beber água ajuda a emagrecer.

Para que o emagrecimento seja eficaz, é importante que haja mudanças do estilo de vida e dos hábitos alimentares. Seguir uma alimentação personalizada e orientada por um nutricionista e praticar atividade física, supervisionada por um profissional especializado, são essenciais para o emagrecimento e bem estar.

Continuar Lendo

DIVULGALINK We would like to show you notifications for the latest news and updates.
Dismiss
Allow Notifications