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Startup vende bebidas raras em formato NFT

A BlockBar tem inovado ao comercializar NFTs anexados a garrafas de bebidas alcoólicas de grife.

A BlockBar tem atraído atenção no mercado de bebidas sofisticadas ao transformá-las em NFT. Ao invés de comprar uma garrafa de um licor ou destilado famoso, os clientes da empresa podem optar pela versão digital do item, comercializado no formato de tokens não fungíveis (NFT).

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Entretanto, ao contrário da maioria dos tokens não fungíveis, os ativos vendidos pela empresa são anexados às garrafas reais que eles representam. Segundo o CEO da BlockBar, Dov Falic, a venda digital das bebidas ajuda diversos colecionadores ao redor do mundo.

“Você sempre pode trocar o digital pelo físico, mas é mais fácil vender o ativo digital – você não precisa mover fisicamente a garrafa, despachá-la para todo o mundo e autenticá-la continuamente em casas de leilão que a vendem. ”

A empresa garante possuir uma garrafa de cada NFT vendido, que fica armazenado em seu depósito em Cingapura. Um dos tokens foi arrematada por mais de US$ 40 mil dólares – cerca de R$ 225 mi pela cotação atual – no início deste mês.

NFT como investimento

À primeira vista, pode parecer mais vantajoso adquirir a versão física das bebidas do que oss NFT que as representem. No entanto, o formato digital oferece diversas vantagens. Ao deixar a posse da garrafa com a BlockBar, os consumidores garantem que o item não corre risco de ser roubado ou quebrado, especialmente no transporte até as suas residências.

Além disso, muitos colecionadores e investidores tem recorrido a bebidas alcoólicas como forma de investimento, devido ao fato de diversos modelos se valorizarem com o passar dos anos.

De acordo com o Knight Frank Luxury Investment Index, o mercado de uísques raros subiu quase 600% na última década. No mesmo período, o S&P, um dos principais índices da bolsa dos Estados Unidos, subiu 225%.

Exemplos como o da BlockBar mostram que NFTs dos mais variados tipos estão sendo comercializados não apenas como itens colecionáveis, mas também como formas de investimento a longo prazo.

Como exemplo, pode-se citar o caso da Visa, que investiu US$ 150 mil na compra de um CryptoPunk – uma das coleções de tokens que mais se valorizou nos últimos meses. Já o fundo de investimento Paradigm Capital investiu milhões na compra de cards de um jogo NFT.

Com diversas compras milionários e com adesão cada vez maior, seja por investidores do varejo ou grandes fundos e empresas, o mercado NFT tem se tornado cada vez abrangente e especulativo.

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