Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Starlink conectará 19 mil escolas brasileiras de área rural


O bilionário Elon Musk desembarcou hoje (20) no Brasil para reuniões com Fabio Faria, Ministro das Comunicações, e o presidente Jair Bolsonaro. 

Após o grande encontro, o homem mais rico do mundo anunciou que a sua empresa de internet via satélite, a Starlink, conectará 19 mil escolas brasileiras localizadas em área rural, além dos dispositivos também serem utilizados para monitoramento contra o desmatamento.

Apesar das notícias serem positivas, não há informações sobre quando as ideias anunciadas hoje serão colocadas em prática. Veja os detalhes anunciados até agora. 

Quando foi anunciada pela primeira vez em 2015, o maior propósito de Elon Musk com a Starlink era permitir que áreas rurais, geralmente esquecidas por grandes empresas, tivessem acesso às mesmas velocidades disponíveis nas grandes capitais. 

Ministro das Comunicações e Presidente da República se reuniram hoje (19) com Musk
(Foto: Reprodução/Internet)

7 anos depois, Musk veio hoje ao Brasil para anunciar que 19 mil escolas de áreas afastadas dos grandes centros passarão a oferecer e ter acesso aos benefícios de boas conexões com a internet para todos os seus alunos. Apesar disso, um dos problemas mais apontados por estes locais é a falta de computadores e demais dispositivos para os alunos.

Apesar do grande anúncio, ainda não se sabe quantos satélites da empresa seriam destinados apenas para que este projeto fosse colocado em prática, assim como não há informações sobre o valor que isso custará para o governo brasileiro e principalmente para Elon Musk. Fábio Faria anunciou em uma coletiva de imprensa que o lançamento dos satélites sobre a região amazônica deve acontecer “nos próximos meses”.

O sonho dele é ajudar na educação, conectando escolas na zona rural. Mostrei fotos em aldeias indígenas bem distantes e ele disse ‘é isso que eu quero’. Ele não criticou a Amazônia, como muitos fizeram sem conhecer. Em vez de criticar, ele veio aqui para somar.

Fabio Faria, Ministro das Comunicações, sobre Elon Musk

Atualmente, a empresa possui cerca de 2.000 satélites localizados a 550 quilômetros da Terra, que oferecem internet a uma velocidade média de download que chega a 130 Mbps. A Starlink já tem autorização para colocar até 40 mil satélites ao redor de nosso planeta e apesar da internet via satélite ser considerada “futurista demais” por algumas pessoas, a contratação já pode ser feita no Brasil.

Monitoramento contra desmatamento na Amazônia 

Além de permitir que escolas brasileiras tenham acesso à internet de qualidade, a parceria entre Elon Musk irá atuar para preservar árvores de áreas reservadas. De acordo com Fabio Faria, os mesmos satélites que fornecem internet também dispõem de um laser que pode ser utilizado para detectar barulho de serra elétrica. 

Dono da starlink no brasil
Chegada de homem mais rico do mundo ao Brasil aclamada foi por fãs (Foto: Reprodução/Internet)

O Brasil já conta com um sistema próprio que monitora o desmatamento na Amazônia, feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio de imagens via satélite. De acordo com o próprio Inpe, a precisão deste trabalho é de 95%. Especialistas apontam que um dos grandes problemas que a Starlink pode ajudar a resolver é a fiscalização, que é bastante escassa nesta parte do Brasil.

Ao final da coletiva de imprensa, Fabio Faria complementou que Musk está animado para ajudar escolas brasileiras da área rural a terem uma melhor conexão. Jair Bolsonaro definiu o acordo como “o início de um namoro que tem tudo para se tornar um casamento”. 

Elon musk e jair bolsonaro
Satélites também serão utilizados para combater desmatamento
(Foto: Reprodução/Internet)

Devido a corresponder sobre satélites de baixa órbita,  acordo entre Starlink e governo não precisa de uma licitação ou contrato e pode ser fechado por meio de um simples processo administrativo com a Anatel, que regula e fiscaliza empresas do mercado de telecomunicações.

Como você acha que esta parceria entre a Starlink e o governo brasileiro acontecerá na prática? Diga pra gente nos comentários

Veja também

Confira todos os detalhes sobre a vinda do homem mais rico do mundo ao Brasil. 

Fontes: Folha de São Paulo l G1 l MSN





Veja mais