Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

SpaceX planeja lançar dois lotes de satélites Starlink em menos de 24 horas


A SpaceX tentará realizar dois lançamentos em menos de 24 horas para colocar em órbita dois novos lotes de satélites Starlink. O primeiro voo acontecerá a partir da Califórnia nesta sexta-feira (13), e o segundo decolará da Flórida no sábado (14). Estas serão, respectivamente, a 19ª e 20ª missão da SpaceX só neste ano — mantendo o ritmo de pelo menos um lançamento por semana.

Por volta das 19h07 (horário de Brasília) desta sexta, um Falcon 9 deve decolar a partir da Base Vandenberg da Força Espacial dos EUA, na Califórnia. No entanto, a equipe da SpaceX ainda avalia as condições meteorológicas do local, que por enquanto são apenas 40% favoráveis.

Esquema de toda a missão: do lançamento ao pouso autônomo do primeiro estágio (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Após a decolagem, o Falcon 9 da missão Starlink 4-13 seguirá para o sudeste, passando pela costa sul da Califórnia. Dois minutos e meio após o lançamento, o primeiro estágio se soltará do estágio superior e descerá para pousar na embarcação “Of Course I Still Love You”, da SpaceX, que estará na costa.

Nove minutos após a decolagem, o estágio superior do Falcon 9 desligará seu motor e completará meia volta ao redor da Terra. Então uma queima de um segundo ajustará sua posição para uma órbita circular. Pouco mais de uma hora depois, o estágio colocará 53 satélites a uma altitude de 310 km.

Os dois lançamentos entregarão os lotes Starlink a uma altitude superior à 300 km (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Já o lançamento deste sábado acontecerá a partir do Space Launch Complex 40, na Base de Cabo Canaveral da Força Espacial dos EUA, na Flórida, por volta das 17h33 (horário de Brasília). Nesta missão, chamada Starlink 4-15, um outro Falcon 9 será usado para colocar mais um lote de 53 satélites Starlink em órbita. As chances de um bom tempo giram em torno de 80%.

Cobertura global do serviço de internet Starlink (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Com os dois lançamentos, o número de satélites Starlink em órbita ultrapassará a marca de 2.500 — metade das 4.400 unidades da primeira geração. Ainda assim, a SpaceX almeja uma frota de até 42 mil satélites. Recentemente o serviço passou a ser oferecido em 32 países.

Este ritmo “frenético” de lançamentos da SpaceX oferece uma oportunidade valiosa para aprimorar os lançamentos do foguete Falcon 9, que não lança apenas lotes de satélites, mas também a nave tripulada Crew Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS), além de missões não tripuladas para transporte de suprimentos.

Fonte: Via Spaceflight Now



Veja mais