Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

SmartThings Home Life trará melhor controle de eletrodomésticos


Resumido como um evento rápido e online, hoje foi dia de Bespoke Home 2022, que é voltado para a linha de eletrodomésticos focada em levar estilo e conectividade para a casa dos usuários. A grande novidade ficou por conta do lançamento do aplicativo SmartThings Home Life, que possui seis fatores-chave para entregar um melhor uso e estará disponível até o final deste mês para consumidores de 97 países.

A empresa também apresentou novas soluções de personalização e sustentabilidade, confira todas as informações agora mesmo.

SmartThings Home Life repensa casa conectada

Lançado como um complemento ao aplicativo SmartThings da Samsung, que está disponível para controlar dispositivos da casa conectada, a empresa coreana está focada em reimaginar toda a experiência de quem possui produtos IoT. Na prática, os sistemas de inteligência artificial dos mais diversos produtos irão “conversar” entre si para que um melhor uso seja feito pelos clientes. Entenda cada um dos fatores-chave agora mesmo.

SmartThings Cooking

Como o nome indica, esta funcionalidade é voltada para o preparo de alimentos. Por meio da Food AI da Whisk, será possível que os clientes tenham acesso a receitas que poderão ser enviadas diretamente para os eletrodomésticos, sem a necessidade do ajuste de temperatura e tempo de cozimento.

Receitas poderão ser enviadas diretamente para fogões
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

A empresa ressalta que a Food AI consegue se comunicar com fogões, cooktops e fornos para que o controle remoto seja realizado. Mais do que um assistente de controle, o serviço de inteligência artificial analisa os hábitos de consumo dos moradores da casa para recomendar receitas mais saudáveis, além de possuir autonomia para realizar uma revisão nos alimentos que ainda restam na geladeira.

Caso o cliente faça uma compra por meio da rede Whisk, que foi adquirida pela Samsung em 2019, as informações serão compartilhadas com os demais eletrodomésticos. A funcionalidade inclui a visualização interna da geladeira de forma remota para economia de energia e compra de novos mantimentos está confirmada e outra novidade fica por conta do envio de informação sobre o descongelamento de carnes para os demais eletrodomésticos conectados na mesma rede.

Fogão ai pro cooking
Novo fogão anunciado durante evento de hoje permitirá visualização interna de forno
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Durante o evento de hoje, um modelo de fogão inteligente que conta com câmera interna e permite visualização pelo aplicativo SmartThings foi exibido, mas não há informações sobre lançamento do AI Pro Cooking no Brasil.

SmartThings Energy

Este fator é focado em permitir a economia de energia elétrica para que a conta não chegue às alturas com tantos produtos conectados ao mesmo tempo. Além de fornecer informações em tempo real sobre o consumo de energia dos produtos de uma casa, o serviço de inteligência artificial fornecerá relatórios mensais de uso, assim como prever o gasto de todo um mês, com base no uso atual dos usuários.

Smartthings home life da samsung
Modo será focado em economizar energia
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Uma nova lava e seca da linha Bespoke, com capacidade de 11kg e 20 anos de garantia, que será lançada em breve (por enquanto, apenas na América do Norte e Europa) permitirá que mais produtos conectados sejam instalados dentro de casa.

Smartthings home life da samsung
Promessa de redução de conta de energia elétrica foi feita pela Samsung durante evento
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Ainda sobre os recursos de economia, a Samsung anunciou que o SmartThings Energy também ativará os modos de baixo consumo de energia de forma automática quando estes não estiverem sendo utilizados, assim como os produtos serão ativados ou desativados de acordo com o clima. Na prática, em dias mais frios, os ar condicionados não serão ligados; mas se a temperatura do dia começar a subir, a inteligência artificial ativará os produtos para que o ambiente fique mais fresco.

SmartThings Clothing Care

O foco do SmarThings Clothing Care é preservar as roupas dos usuários por meio da inteligência artificial. Assim que as peças sejam inseridas nos modelos de Lavadoras, Secadoras ou Lava e Seca da Samsung, a IA analisará as roupas e vai enviar dicas de cuidados, assim como também será possível receber dicas de looks inspirados no clima e estações do ano.

Smartthings home life da samsung
IA será utilizada para cuidado de roupas, sapatos e demais itens de casa
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Outro exemplo de uso que estará presente no SmartThings Clothing Care é o cuidado com sapatos (Bespoke ShoeDresser) e itens guardados dentro de guarda-roupas (Bespoke AirDresser), que também serão analisados para que durem por mais tempo. Os suprimentos de lavagem também serão analisados para que o usuário não tenha problemas em dias de lavagem e no caso de falta de sabão, amaciante ou qualquer outro produto necessário, uma notificação será enviada uma notificação para o smartphone.

SmartThings PetCare

Ainda dentro de eletrodomésticos Bespoke e produtos conectados da Samsung, a funcionalidade de PetCare é focada em permitir que os aparelhos sejam substitutos de companhia para seu animal de estimação enquanto você está fora de casa para ir ao mercado ou trabalho.

Smartthings petcare
Funcionalidade irá entreter animais de estimação
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Além de permitir a visualização do cachorro ou gato por meio das câmeras instaladas nas geladeiras e até mesmo aspiradores de pó como o Bespoke Jet AI+, também será possível programar a reprodução automática de músicas ou programas de TV. A temperatura do ar condicionado para melhor convívio e controle de iluminação também poderá ser feita tanto pelo sistema de inteligência artificial, quanto pelo usuário, de forma remota. A empresa espera que os animais de estimação fiquem entretidos durante tempo suficiente até que seus donos retornem para casa.

SmartThings Air Care 

Este fator é focado em permitir que o ar do ambiente seja o mais puro possível, sem que seja necessário um alto gasto de energia, de acordo com a Samsung. Além de todo o controle ser feito pelo smartphone ou pelo Family Hub (instalado nas geladeiras inteligentes da empresa), será possível ter informações sobre a qualidade do ar dos cômodos de casa, mesmo que você não esteja dentro do local.

Smartthings home life
Análise do ar será feita por sistema da Samsung
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

É importante lembrar que o uso do SmartThings AirCare será feito de uma forma mais assertiva com ar condicionados e purificadores da linha Bespoke, que por agora, ainda não são vendidos no Brasil. Mas a Samsung ressalta que outras linhas podem fornecer as informações da mesma forma.

SmartThings Home Care 

Com apoio do serviço de inteligência artificial, o sistema instalado fará uma revisão periódica para conferir a qualidade de filtros e demais acessórios essenciais para o bom funcionamento dos eletrodomésticos. Os equipamentos possuem sensores que avaliam a necessidade de troca de componentes e, após autorização prévia do usuário, poderão fazer a solicitação de compra diretamente com a Samsung, sem necessidade de monitoramento pelo usuário.

Smartthings home care
Análise de acessórios será feita por próprios produtos e compra pode ser feita sem necessidade de usuário
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Durante o Bespoke Home 2022, a empresa ressaltou que o lançamento do Home Care é focado em permitir que os serviços de IA façam todo o trabalho de cuidado dos eletrodomésticos para que os usuários precisem apenas fazer a troca em menos de 10 minutos.

Personalização de produtos da linha Bespoke

Além de apresentar o novo aplicativo, a Samsung também apresentou novas formas de personalização da linha de geladeiras Bespoke, que por sinal, ainda não são vendidas no Brasil até hoje (apesar de terem sido introduzidas no mercado mundial em 2021).

Bespoke home 2022
Geladeiras Bespoke ganharam novas formas de personalização
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

A primeira novidade do estúdio MyBespoke é que os interessados poderão fazer o upload da foto da parede onde pensam em instalar a geladeira para que, por meio da inteligência artificial que irá “ler” a foto, recebam dicas de cores que irão agregar ao espaço ao invés de apenas chamar atenção. A empresa espera que sua novidade permita que os eletrodomésticos tenham uma identidade ainda mais real de seus donos e/ou ambiente no qual serão instalados.

Bespoke home 2022
Personalização poderá ser feita após envio de foto do parede
(Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Além de fazer uma combinação de cores de acordo com o gosto pessoal, quem estiver interessado em adquirir um modelo de geladeira Bespoke também conseguirá enviar uma foto que poderá ser impressa e aplicada no revestimento na porta. A imagem poderá ser redimensionada e depois enviada para os servidores da Samsung.

Personalização de geladeiras bespoke da samsung
Fotos também poderão ser impressas em portas de geladeiras
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

A Samsung também fechou uma parceria com artistas de todo o mundo para personalizarem as geladeiras focadas em entregar estilo e conectividade e a compra pode ser feita no site oficial da empresa (válido apenas para América do Norte, Europa e Coreia do Sul).

Sustentabilidade encerrou Bespoke Home 2022

Além de anunciar funcionalidades para melhor uso de produtos conectados, a Samsung voltou a falar sobre os esforços que vem fazendo para se tornar uma empresa cada vez mais verde. Durante o ano passado, a companhia atingiu a marca de 98% de reciclagem em todos os seus produtos e até 2024, espera que este número chegue a 100%.

Dados de consumo de energia de geladeiras samsung
Geladeiras tiveram queda de 67% no consumo de energia
(Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

As principais mudanças estão nas embalagens de papelão, que podem ser aproveitados em objetos de decoração ao invés de irem para o lixo e acabarem descartadas de forma incorreta. A empresa também anunciou que deixou de enviar manuais de usuários feitos de papel e os clientes podem fazer a consulta online por meio da leitura de um QR code na caixa dos produtos.

As novas geladeiras Bespoke de 2022 estão sendo lançadas com portas modulares que são fabricadas com materiais mais simples. Para finalizar o evento, foi anunciado o lançamento de uma lavadora que terá corpo de plástico reciclado dos oceanos da Patagônia, prevista para ser vendida inicialmente na Coreia do Sul e chegando a outras partes do mundo em um segundo momento.

O que achou de todas as novidades apresentadas hoje pela Samsung? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira a promoção da empresa para o Dia dos Namorados, que está oferecendo brindes na compra de diversos produtos

Fonte: Samsung Newsroom (1 l 2)





Veja mais