Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Serviço de assinatura de malware preocupa especialistas de segurança


Pesquisadores de cibersegurança da Cyble identificaram um novo serviço de assinatura utilizado por cibercriminosos para propagar ataques digitais dos mais diversos tipos.

  • Universidade centenária fecha as portas após sofrer golpe de ransomware
  • Campanha maliciosa no WordPress redireciona usuários para sites falsos

O sistema, batizado de Eternity Project, oferece aos assinantes um kit modular de ameaças digitais que podem ser adaptadas para realizarem diversas situações de golpes, desde roubo de senhas e cartões de crédito até ataques ransomware – com mais opções sendo previstas para serem disponibilizadas no futuro, como ferramentas de ataque DDoS.

O anúncio do Eternity Project, mostrando alguns de seus módulos. (Imagem: Reprodução/Cyble)

A ameaça é disponibilizada em vários planos de assinatura diferentes, com o mais caro sendo o de ameaças ransomware, que custa cerca de US$ 490 por ano.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

O marketing da ameaça por assinatura está sendo feito em um canal do Telegram com cerca de 500 membros, que conta com anúncios constantes do controlador do serviço sobre novidades e dicas de como espalhar os vírus contratados.

Alta versatilidade do serviço de assinatura do ransomware

A análise da empresa de cibersegurança Cyble sobre o serviço de assinatura também avaliou o vetor principal da ameaça, e identificou que ela mesma já conta com inúmeras linhas de código que permitem ele atuar em diferentes frentes de cibercrimes – com os módulos sendo muito ativadores do que funções específicas.

Além disso, a situação para ficar mais alerta é a possibilidade que o Eternity Project também conte com capacidades de impedir sua detecção por soluções de segurança – o que pode significar que, mesmo com sua identificação recente, ataques com ela já estejam ocorrendo há um bom tempo.

Por fim, na questão de se proteger contra o serviço, as recomendações de manter backups sempre atualizadas e não clicar em links suspeitos são as mais indicadas pela Cyble.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Megaestruturas alienígenas ao redor de anãs brancas podem indicar civilizações
  • Uma porta alienígena? Rover Curiosity registra intrigante formação em Marte
  • Cientistas descobrem o que tornou ser humano mais propenso ao câncer
  • Explosão de anã branca é observada em “tempo real” pela primeira vez
  • Rocket 4.0: Astra revela detalhes do seu mais novo foguete



Veja mais