Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Saiba usar seu iPhone ou iPad para diminuir a ansiedade


Antes da pandemia, cerca de 19 milhões de brasileiros sofriam de ansiedade segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, depois, esse número cresceu cerca de 25%, fazendo do Brasil “o país mais ansioso do mundo”. Por isso, ao enfrentar o isolamento social, muita gente percebeu a necessidade de contar com estratégias para diminuir a ansiedade. Aliás, entre elas está a terapia online, que segue em alta mesmo no pós-pandemia.

Diante de tudo isso, como extrair algo benéfico de uma emoção que vem afetando negativamente a vida de tantas pessoas? Primeiro, é essencial compreender que a ansiedade, no seu contexto natural, é positiva para o ser humano. Afinal, graças a ela o homem aprendeu, desde o primórdio, a se preparar para possíveis perigos. No entanto, quando essa emoção se exacerba, surgem os problemas.

6 exercícios diários para diminuir a ansiedade

Muitas vezes, a ansiedade em excesso pode causar até sintomas físicos. Por exemplo, falta de ar, dores no peito, enjoo e suor frio. Entretanto, a neurocientista Wendy Suzuki, da New York University, assegura que – através do treino correto – é possível ressignificar essa emoção. Nesse sentido, confira 6 dicas selecionadas pela iPlace para ajudá-lo(a) a usar também a tecnologia a seu favor:

1.     Transforme a ansiedade em progresso

O controle das emoções é algo gradativo, mas tentar extrair algo benéfico delas é uma forma de facilitar esse processo. Assim como outras emoções, a ansiedade não precisa ser sempre ruim. Aliás, da mesma forma que uma frustração reduz a motivação, ela serve de parâmetro para elaborar melhorias futuras. Por exemplo: a tristeza, apesar de abalar o humor, pode ajudar a alterar suas prioridades e incentivar transformações comportamentais e no ambiente. Então, por que não fazer o mesmo com a ansiedade? Ainda mais que, para isso, você pode contar com a ajuda do iPhone, especialmente ao associá-lo com alguns apps.

2.     Experimente algo novo

Atualmente, com a ajuda da tecnologia, o que não falta são aplicativos para aprender algo novo todos os dias. Então, mesmo quem não dispõe de muito tempo ou recursos financeiros pode sair da zona de conforto e ampliar seus conhecimentos. Inclusive, muitos desses recursos são gratuitos – e podem ficar sempre à mão por meio do seu iPhone ou iPad.

3.     Pense em resultados positivos

Se a ansiedade é um receio constante de que as coisas deem errado, pensar em resultados positivos é o caminho inverso. Logo, essa prática consiste em refletir sobre todas as incertezas atuais da vida e imaginar um resultado otimista. Contudo, não imagine apenas um “bom” desfecho, mas, sim, o melhor possível. Dessa maneira, o cérebro começa a treinar como é sentir essa sensação diferente.

4.     Comunique-se com outras pessoas

Mesmo que a vontade de se afastar seja maior, manter contato com familiares e amigos é um esforço crucial na hora de diminuir a ansiedade. Sobretudo, o ato de pedir ajuda relembra a pessoa de que não está sozinha naquele momento. Além disso, traz o conforto de saber que existe gente disposta a auxiliá-la a se cuidar e restabelecer seu bem-estar. Aliás, manter esses laços e até gerar novas conexões são duas coisas que a tecnologia também facilitou nos últimos anos!

5.     Inspire-se para diminuir a ansiedade

Em síntese, essa prática consiste em deixar mensagens positivas para si mesmo no início e final do dia. Para tanto, você pode usar o widget do Pinterest como uma fonte de inspiração sempre ativa na tela do iPhone. Desse modo, conseguirá acessar com mais facilidade as incontáveis mensagens motivacionais disponíveis na plataforma. Além disso, uma boa dica para instigar sensações positivas é seguir perfis que inspiram a felicidade nas redes sociais. Afinal, ao acessar esses feeds, você possivelmente conseguirá inserir mais leveza na rotina.

6.     Mergulhe na natureza

O contato com a natureza funciona como uma espécie de restauração de energia e equilíbrio. Desse modo, escapar por alguns momentos do barulho e da multidão é uma ótima forma de relaxar e se renovar. Aliás, para isso não é necessário sequer planejar uma viagem, nem morar no campo ou caminhar em praças arborizadas. Qualquer ambiente verde e tranquilo é o suficiente para diminuir a ansiedade e iniciar o seu processo de redefinição.

Nesse sentido, que tal providenciar alguns vasinhos de plantas para sua casa ou ambiente de trabalho? Mesmo que você nunca tenha testado suas habilidades de cultivo, o iPhone e o iPad são verdadeiros aliados nessa tarefa. Além disso, se preferir, você pode apostar num hobby como fotografar flores. Afinal, essa é mais uma maneira de estar próximo à natureza e relaxar a mente!

E aí?! Gostou dessas dicas? Então, que tal colocar pelo menos algumas delas em prática a partir de agora? Afinal, todas as ferramentas para isso estão na iPlace e dentro de você! 🙂

Foto: iStock/puhimec



Post Views:
5





Veja mais