Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Saiba se seu computador está sendo monitorado pelo seu chefe


A pandemia de coronavírus impulsionou o trabalho em home office devido à necessidade de manter os trabalhadores em casa. Mesmo com as flexibilizações, uma grande parcela de pessoas ainda continua trabalhando em casa e utiliza seus computadores pessoais para uso profissional. Para garantir a produtividade de seus funcionários, muitas empresas aderiram às ferramentas e aos softwares de produtividade — mas os funcionários também podem estar sendo vigiados com o uso de programas de monitoramento, conhecidos como bossware.

Pensando nos funcionários desconfiados, preparamos esse post especial para te mostrar se seu computador está sendo monitorado pelo seu chefe e o que fazer a respeito. Confira!

Como os empregadores monitoram os funcionários?

Existem diversas técnicas utilizadas pelas empresas para rastrear as atividades dos funcionários. Esses métodos variam desde recursos utilizados para verificar palavras-chave em seu e-mail corporativo até mesmo software para verificar se você realmente utiliza seu computador no seu horário de serviço – um dos tipos de bossware exitentes. E os celulares não estão livres de monitoramento, tá? Os smartphones corporativos podem ser equipados com um software oculto que rastreia desde o GPS até as mensagens recebidas.

O que é geralmente monitorado pelo bossware?

Softwares geralmente possuem acesso a tudo o que o funcionário visualiza (Reprodução/Internet)

Esses softwares geralmente possuem acesso a tudo o que o funcionário visualiza. Isso inclui os históricos dos navegadores de internet, tempo gasto em redes sociais ou apps de mensagem, e e-mails recebidos e enviados. Com a pesquisa de palavras-chave é possível fazer uma busca de termos específicos utilizados ou criar alertas para alguns termos.

Além disso, alguns softwares podem fazer capturas de tela a cada 5 ou 10 minutos, ou até mesmo reproduzir ao vivo sua tela para seus empregadores. Webcams e microfones também podem ser monitorados.

Ferramentas de bossware mais populares

As empresas que procuram monitorar seus funcionários recorrem a ferramentas de mercado populares, que oferecem diversas maneiras de observar o que os empregados estão fazendo durante o expediente. Veja algumas destas ferramentas a seguir.

FlexiSpy

Flexispy é um dos bossware mais utilizados (reprodução/showmetech)
FlexiSpy é um dos bossware mais utilizados (Reprodução/Showmetech)

Entre os programas espiões, um dos mais conhecidos é o FlexiSpy. Ele é capaz de monitorar dispositivos como computadores, tablets e smartphones. Para funcionar corretamente, é necessário que o software seja instalado no aparelho no qual deseja realizar o monitoramento. Feito isso, ele permite que os dados sejam acessados de qualquer outro lugar através de um navegador de internet.

Spyera

Spyera ambém em dispositivos android e ios (reprodução/showmetech)
Spyera ambém em dispositivos Android e iOS (Reprodução/Showmetech)

O Spyera é um aplicativo de monitoramento para computadores, smartphones e tablets que permite ao usuário, remotamente e secretamente, rastrear, monitorar e até mesmo controlar um smartphone. Assim como o software anterior, ele também precisar ser instalado no dispositivo para poder funcionar. Dentre as funcionalidades permitidas pelo app estão monitoramento de chamadas, gravação do som ambiente, leitura de e-mails e outras mensagens recebidas no telefone celular. O Spyera funciona também em dispositivos Android e iOS.

Spytech

Spytech funciona em windows, mac e android (reprodução/showmetech)
Spytech funciona em Windows, Mac e Android (Reprodução/Showmetech)

O Spytech é um software de monitoramento que funciona de forma invisível. Ele monitora todas as atividades realizadas pelo computador na Internet. Dentre suas funcionalidades, o programa rastreia os e-mails recebidos e enviados, conversas realizadas através de apps de mensagens, arquivos armazenados no dispositivo, capturas de tela, gravação de webcams e microfone, entre outras funções. Além disso, ele mostra relatórios gráficos e gerais para os seus chefes. O Spytech funciona em Windows, Mac e Android.

StaffCop

Staffcop é um software de produtividade bem completo (reprodução/showmetech)
StaffCop é um software de produtividade bem completo (Reprodução/Showmetech)

Outro software de monitoramento bem completo é o StaffCop. Além de permitir o monitoramento de funcionários em home office e administração do computador sem notificar o funcionário, esse bossware detecta anomalias no comportamento do usuário — uma forma de prevenir o vazamento de dados das empresas. Ele informa não só o básico aos seus empregadores, mas também o seu nível de produtividade individual, pausas para almoço ou café, tempo gasto em redes sociais, em projetos ou outros aplicativos. O StaffCop também disponibiliza a pesquisa de palavras-chave e gravações do microfone.

Teramind

Teramind permite a visualização ao vivo ou da gravação de todas as atividades do funcionário (reprodução/showmetech)
Teramind permite a visualização ao vivo ou da gravação de todas as atividades do funcionário (Reprodução/Showmetech)

O Teramind permite a visualização ao vivo ou da gravação de todas as atividades no computador do funcionário. Através do reconhecimento óptico de caracteres, é possível ainda encontrar qualquer informação que aparece na tela pela busca de palavras-chave. Ainda é possível para o empregador criar alertas para determinadas palavras-chave utilizadas pelo funcionário através desse bossware. A transferência de arquivos, e-mails, mensagens instantâneas e a realização de reuniões online também são monitoradas pelo Teramind.

InterGuard

Interguard é um software espião focado em soluções empresariais (reprodução/showmetech)
InterGuard é um software espião focado em soluções empresariais (Reprodução/Showmetech)

O InterGuard é um software espião focado em soluções empresariais. Ele permite rastrear e-mails, redes sociais e tudo que se acessa no navegador web. Ele permite que os usuários façam capturas de tela automaticamente quando palavras-chave predefinidas são digitadas ou visualizadas pelos funcionários, protegendo informações confidenciais, como listas de clientes, preços e muito mais.

Clevercontrol

Saiba se seu computador está sendo monitorado pelo seu chefe. Mesmo trabalhando em home office seu computador pode estar sendo monitorado pela sua empresa, saiba como descobrir
O Clevercontrol permite a gravação do vídeo da webcam do seu computador (Reprodução/Showmetech)

O Clevercontrol é um software de produtividade que permite até mesmo a gravação do vídeo da webcam do seu computador ou seu compartilhamento ao vivo, além da gravação do microfone. Ele pode acessar os dados do dispositivo de forma invisível, monitorando as atividades em sites, redes sociais e programas utilizados. Além de capturas de tela inteligentes que são tiradas através da programação do empregador, o Clevercontrol também permite a busca por palavras-chave e relatórios diários sobre o tempo de trabalho ativo e o tempo de inatividade dos funcionários.

iMonitorSoft

Saiba se seu computador está sendo monitorado pelo seu chefe. Mesmo trabalhando em home office seu computador pode estar sendo monitorado pela sua empresa, saiba como descobrir
iMonitorSoft funciona de forma invisível e pode limitar o acesso a conteúdos (Reprodução/Showmetech)

O bossware iMonitorSoft funciona de forma invisível, monitorando o processamento de documentos (copiar, mover, colar, eliminar, renomear, criar), e-mails, redes sociais, utilização de armazenamento removível, como pendrives ou cartões de memória, entre outros. Além disso o software permite limitar o acesso do dispositivo a determinados sites ou aplicativos, e faz um backup de todos os arquivos do dispositivo — dessa forma, mesmo que o funcionário apague determinado arquivo, a empresa ainda terá acesso a ele.

Como saber se o computador está sendo monitorado

Tem dúvidas se o seu PC está sendo monitorado? Alguns empregadores utilizam bossware sem deixar isso claro para os funcionários. No entanto há algumas formas de procurar no seu dispositivo os programas e softwares de rastreamento que podem estar sendo utilizados — mas note que nem sempre será possível desinstalar ou encerrar estes programas, devido a políticas de acesso determinadas pela empresa.

Busque programas suspeitos no Gerenciador de Aplicativos

Aplicativos com nomes que você desconheça merecem atenção. É preciso verificar constantemente o gerenciador de aplicativos do Windows, pois algum bossware pode estar visível lá.

Saiba se seu computador está sendo monitorado pelo seu chefe
(Reprodução/Showmetech)
  • Clique em Win + R no seu teclado para abrir o menu executar;
  • Digite control dentro da caixa e pressione a tecla Enter;
  • Clique em Programas e recursos, que vai mostrar os programas instalados no computador;
  • Procure por programas desconhecidos.

Procure processos suspeitos em segundo plano

Alguns aplicativos podem estar incorporados ao sistema do seu computador, dessa forma, ele não poderá ser visto na lista de Programas e recursos. Por isso, você pode verificar se há algo diferente entre os processos que estão ocorrendo em segundo plano no seu computador.

Saiba se seu computador está sendo monitorado pelo seu chefe
(Reprodução/Showmetech)
  • Clique em control + alt + del e em seguida abra o Gerenciador de Tarefas;
  • Role para baixo para encontrar a lista de Processos em segundo plano;
  • Verifique a lista para procurar programas suspeitos.

Verifique o uso de dados para atividades suspeitas

Para o envio de dados ao seu empregador, um software de rastreamento irá precisar utilizar a Internet. Por isso, verificar o uso de dados do seu PC é uma boa forma de procurar por atividades suspeitas que estejam consumindo a sua Internet sem a sua autorização.

Saiba se seu computador está sendo monitorado pelo seu chefe
(Reprodução/Showmetech)
  • Pressione as teclas Win + I para ir para as Configurações;
  • Clique em Rede e Internet;
  • Clique em Uso de dados para visualizar o uso de dados dos últimos 30 dias;
  • Procure por programas desconhecidos que estejam consumindo seus dados.

Procure profundamente por programas suspeitos

Procurar por aplicativos de monitoramento pode ser mais complicado do que verificar algumas listas. Mas se você sabe o que procurar, esse processo pode ficar mais fácil. Além dos bossware já listados, existem outros softwares de rastreamento comuns como VNC, RealVNC, TightVNC, UltraVNC, LogMeIn e GoToMyPC que podem ser utilizados, no entanto, eles não são categorizados dessa forma. Se você os encontrou em algum dos métodos acima, saiba que está sendo monitorado.

Mas se não encontrou, ainda é possível fazer uma verificação mais profunda analisando a unidade C do seu PC.

Saiba se seu computador está sendo monitorado pelo seu chefe
(Reprodução/Showmetech)
  • Pressione Win + R para abrir a caixa de comando Executar;
  • Digite C:\Program Files na caixa e pressione Enter;
  • Procure por pastas com o nome dos softwares acima;
  • Em seguida, é preciso fazer a mesma procura na pasta C:\Program Files (x86), siga o mesmo processo.

Verifique o seu firewall

As portas do seu PC são conexões de dados virtuais através das quais os computadores trocam informações. Por isso, caso exista um software de monitoramento instalado no sistema, ele precisará abrir uma porta para a transferência de dados. É através das configurações de firewall do seu PC que você consegue visualizar essas portas e possivelmente encontrar um bossware.

Saiba se seu computador está sendo monitorado pelo seu chefe
(Reprodução/Showmetech)
  • Pressione as teclas Win + R para abrir a caixa de comando executar;
  • Digite firewall.cpl dentro da caixa e pressione a tecla Enter;
  • Clique em Permitir um programa ou recurso através do Firewall do Windows no lado esquerdo da caixa;
  • Percorra a lista e veja se existe um programa suspeito.

O que fazer se descobrir que seu computador está sendo monitorado

No Brasil, segundo o Art 6º da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), é permitido ao empregador o uso de meios de supervisão do trabalho, no entanto, a utilização de bossware nem sempre pode ser legal. Isso porque atividades de monitoramento por vídeo e áudio podem ferir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ou seja, apesar do monitoramento de atividades em horário de trabalho ser legal, existem limites que devem ser respeitados pelo empregador ao fazer a fiscalização. Segundo o advogado trabalhista Maurilio Lopes, qualquer monitoramento que não esteja no contrato de trabalho e constranja o funcionário ou vá além de acompanhar a sua produtividade, pode ser objeto de ações na Justiça do Trabalho. Então, caso você desconfie ou descubra que seu computador pessoal está sendo monitorado e não sabe se os limites da lei estão sendo ultrapassados, o melhor a fazer é consultar um advogado trabalhista.

Saiba se seu computador está sendo monitorado pelo seu chefe
Evite utilizar o computador corporativo para fins pessoais (Reprodução/Internet)

No entanto, caso o dispositivo seja da empresa, mesmo que utilizado em home office, ele não deve ser utilizado para fins pessoais, justamente porque pode estar sendo monitorado. Nesse caso, você não deve excluir o bossware ou cortar o seu acesso à rede. Portanto, evite salvar senhas, armazenar arquivos e fotos pessoais, utilizar redes sociais, e claro, procurar outras vagas de emprego no computador corporativo.

Veja também:

Conheça os benefícios de um software para o crescimento empresarial.

Fonte: 10scopes, The Ladders.





Veja mais