Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Rússia intensifica ataques no leste ucraniano e toma território e Zelenskiy segue confiante – Money Times

Rússia intensifica ataques no leste ucraniano e toma território e Zelenskiy segue confiante – Money Times


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, previu que Moscou intensificaria os ataques antes da cúpula da UE na quinta e sexta-feira (REUTERS/Ueslei Marcelino)

A Ucrânia reconheceu nesta segunda-feira dificuldades nos combates no leste do país, à medida que forças russas capturam território ao longo de um rio da linha de frente e intensificam a pressão sobre duas cidades importantes antes de uma cúpula da União Europeia que deve dar sinal verde à tentativa de Kiev de se juntar ao bloco.

O governador da região de Luhansk, palco dos ataques russos mais pesados ​​nas últimas semanas, disse que a situação era “extremamente difícil” em toda a linha de frente na noite de segunda-feira e que o Exército russo reuniu reservas suficientes para iniciar uma ofensiva em larga escala.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, previu que Moscou intensificaria os ataques antes da cúpula da UE na quinta e sexta-feira.

Em seu habitual discurso noturno à nação nesta segunda-feira, ele foi desafiador, ao mesmo tempo em que se referiu aos combates “difíceis” em Luhansk pelas cidades de Sievierodonetsk e Lysychansk.

“Estamos defendendo Lysychansk, Sievierodonetsk, toda essa área, a mais difícil. Temos as lutas mais difíceis lá. Mas temos nossos rapazes e meninas fortes lá”, disse ele. “Os ocupantes recebem uma resposta às suas ações contra nós.”

Também falando na televisão nacional, o governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, declarou que as forças russas controlam a maior parte de Sievierodonetsk, além da fábrica de produtos químicos Azot, onde centenas de civis estão abrigados há semanas, e a estrada que liga Sievierodonetsk e sua cidade-irmã Lysychansk ao município de Bakhmut estava sob constante fogo de artilharia.

“Lysychansk vem sofrendo com os bombardeios russos maciços o dia todo. É impossível estabelecer o número de vítimas ainda”, disse ele, acrescentando que o bombardeio talvez tenha sido o mais pesado que a cidade já experimentou.

Mesmo assim, os russos ainda não completaram o cerco às forças ucranianas, que estavam infligindo “perdas significativas” a eles, segundo o governador.

Os representantes separatistas de Moscou alegaram ter capturado Toshkivka, uma cidade na margem ocidental do rio Siverskyi Donets majoritariamente controlada pela Ucrânia, ao sul de Sievierodonetsk.

Gaidai reconheceu anteriormente que um ataque russo a Toshkivka teve “um grau de sucesso” e disse que as forças russas também estão buscando um ponto de apoio perto de Ustinovka, uma vila mais ao norte ao longo do rio. Eles estavam levando uma enorme quantidade de equipamentos pesados ​​para lá, incluindo tanques, disse ele, que confirmou a alegação da Rússia de ter capturado Metyolkine.

A aprovação dos líderes da UE para que a Ucrânia se torne uma candidata oficial ao bloco seria marcada como um triunfo em Kiev, que se candidatou à adesão apenas quatro dias após a invasão da Rússia em 24 de fevereiro.

A adesão levaria anos para ser alcançada, mas o fato de a UE penetrar profundamente no coração da antiga União Soviética traria uma das maiores transformações econômicas e sociais da Europa desde a Guerra Fria.

“Acho muito provável que isso aconteça”, disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a repórteres quando perguntado nesta segunda-feira se ele achava que a Ucrânia se tornaria membro da UE.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!



Continue Lendo