Rugas na testa: porque acontecem e como eliminar

As rugas da testa podem começar a surgir por volta dos 30 anos de idade, principalmente em pessoas que, ao longo da vida, se expuseram muito ao sol sem proteção, viveram em locais com poluição ou se descuidaram na alimentação.

Apesar disso, existem várias formas de atenuar essas rugas, através da alimentação, do uso de cosméticos apropriados, de massagens, tratamentos estéticos ou mesmo disfarça-las com maquiagem.

Faça o teste online e saiba se a sua pele tem propensão para desenvolver rugas:

Que produtos usar

Os produtos que devem ser usados para combater as rugas devem conter ácido hialurônico, resveratrol, retinol, vitamina C e/ou Vitamina E, que têm ação anti-oxidante e estimulam a produção de colágeno e elastina na pele.

O ideal é fazer a limpeza do rosto e aplicar um sérum antes do creme diário, já que este produto tem maior poder de penetrar nas camadas mais profundas da pele além de potenciar a absorção do creme. Além disso, é importante complementar este tratamento com um creme de olhos, que é mais adaptado para utilizar na região ocular, que tem uma pele mais fina e sensível.

Também é importante aplicar proteção solar diariamente, já que a exposição ao sol acelera o envelhecimento da pele.

Como deve ser a alimentação

Alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a prevenir o parecimento de rugas na pele são a laranja, limão, kiwi, tangerina entre outras frutas cítricas, porque contêm vitamina C, que contribui para a produção de colágeno, que ajuda a manter a firmeza e preenchimento da pele, e o chá verde, frutos vermelhos, abacaxi e morangos, que contêm anti-oxidantes, importantes para prevenir o envelhecimento precoce.

Alimentos ricos em magnésio, selênio e zinco, também contribuem para uma pele mais firme, porque protegem as células contra a agressão pelos radicais livres, evitam a flacidez dos tecidos e favorecem a renovação celular. Exemplos de alimentos com estes minerais são as nozes, milho, cenoura, grãos integrais, castanha do pará, carnes vermelhas, algas e ostras, por exemplo.

Rugas na testa: porque acontecem e como eliminar

Tratamentos estéticos

Os tratamentos que podem ser realizados em clínicas de estética, para reduzir as rugas, são:

  • Radiofrequência: é um procedimento que utiliza um pequeno equipamento que desliza pelo rosto gerando calor para estimular a produção de colágeno na pele e melhorar o seu tônus;
  • Carboxiterapia: é feita com a aplicação de pequenas injeções contendo CO2, para estimular a oxigenação e a eliminação de toxinas pela pele, fazendo com que fique mais rejuvenescida e firme;
  • Peeling químico: é feito com a aplicação de ácidos no rosto, que removem a camada mais superficial e média da pele, estimulando a produção de uma nova camada firme e resistente;
  • Mesolift ou Mesoterapia: realizado através de múltiplas microinjeções na pele com substâncias rejuvenescedoras, como vitaminas A, E, C, B ou K e ácido hialurônico, que hidratam e regeneram a pele;
  • Laser ou luz pulsada: são procedimentos feitos por um aparelho que emitem luz e calor, melhorando a textura da pele e removendo as rugas; 
  • Microagulhamento: para a estimulação da produção de colágeno, utiliza-se um pequeno dispositivo repleto de microagulhas que deslizam pelo rosto, fazendo pequenos furinhos, para que o próprio corpo, ao tratar da regeneração da pele, forme uma nova camada mais firme.
  • Iontoforese: Consiste na aplicação de uma pequena placa diretamente sobre a ruga que se deseja eliminar contendo substâncias como ácido hialurônico, hexosamina ou fosfatase alcalina, por exemplo, para promover a penetração mais profunda dessas substâncias, aumentando a produção de novas células de colágeno que sustentam a pele, eliminado a ruga que está sendo tratada; 
  • Corrente russa: são pequenos eletrodos colocados no rosto que levam ao aumento da circulação sanguínea e tônus muscular, combatendo a flacidez e as rugas.

Estes tratamentos estéticos podem começar a ser realizados desde o aparecimento das primeiras rugas, por volta dos 30 – 35 anos de idade.

Continuar Lendo

DIVULGALINK We would like to show you notifications for the latest news and updates.
Dismiss
Allow Notifications