Reaproveite as cascas de frutas e verdura | HM Jardins feed

 

Tanto já jardinagem quando na gastronomia as cascas de alimentos têm valorosa importância, e, infelizmente, por desconhecimento elas são jogadas fora, e descartadas de maneira irregular. Por isso, no artigo de hoje, vamos te dar algumas dicas de como usar as cascas de frutas e verduras, aquelas do dia a dia, na sua alimentação e na sua horta.

Quanto você cozinha, ou se alimenta, é comum utilizar: laranja, cenoura, batata, abóbora, talos, maçãs, entre outros… A maioria de nós, come o interno e descarta a casca, sem saber que, na maioria das vezes, é na casca que há o maior volume de vitaminas e minerais que o corpo necessita.

A dica número 1 é fazer uma composteira caseira

Já fizemos um post aqui no novo blog, mostrando o passo a passo para fazermos uma compostagem. A compostagem vai resultar num adubo orgânico de alta qualidade para suas plantas. E, recentemente o Marcelo, proprietário da HM JARDINS fez um vídeo nas redes sociais falando sobre composteiras.

Composteira

Talos que se regeneram

Você sabia que pode replantar frutas e verduras a partir dos talos, e, em algumas semanas você pode usufruir novamente desse fruto? É o caso das cenouras, se você usar a cabeça da cenoura, seguindo as dicas abaixo, poderá colher uma orgânica e suculenta cenoura novamente.

1 Corte a cabeça de uma cenoura (1 cm de espessura).

2 Coloque esse pedado em um copo com água, mas não deixe a cenoura imersa na água, ela deve apenas molhar a base.

3 Aguarde a brotação que deve acontecer de 7 a 10 dias.

4 Após crescer o bulbo, plante em terra adubada e aguarde 90 dias pra colheita.

Cascas que viram balas

E quem diria que as cascas de laranja e limão se tornariam balas deliciosas. Pois é, no mundo da culinária, nada é desperdiçado, tudo é transformado.

Para fazer as balas você deve:

1 Cortar as cascas, separando a casta do bagaço e cortar em tirar.

2 colocar num recipiente com água e cobrir, levando a geladeira de um dia pro outro.

3 No dia seguinte, lavar as cascas, levar ao fogo 500gr de casca, e acrescentar 2 xícaras de açúcar cristal.

4 A casca não deve caramelizar, quando o açúcar ficar em ponto de “fio” desligue.

5 Despeje as cascas caramelizadas num escorredor de massa, para que o excesso de açúcar escorra e deixe esfriar. Está pronto sua bala de cascas de laranja ou limão.

Farofa de casca de batata

Farofa é um prato sem fronteiras, de norte a sul do pais, os acompanhamentos da farofa podem até mudar, mas a farinha em si, está bastante presente na mesa dos Brasileiros.

A receita de farofa com casca de batata é um espetáculo que sabor e criatividade. As cascas que sempre foram fora, agora, podem ganhar lugar à mesa.

Nossa dica de preparo precisa de 1 cebola picada, alho, pimenta do reino, óleo, cascas de batata e sal.

1 Descasque as batatas cruas

2 Despeje num recipiente com água, 1 colher de vinagre e sal. Deixe curtir.

3 Numa panela, coloque um fio de óleo, despeje a casca de batata e deixe fritar. Mexa a batata, deixe fritar um pouco mais e só depois coloque a cebola o alho, a pimenta e o sal.

4 Pra finalizar, depois que tudo estiver bem frito, acrescente a farinha.

Está pronta uma deliciosa e nutritiva salada de cascas de batata, temperada do jeito que a gente gosta.

 

Continuar lendo