Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Razer Seiren BT, bonito e com preço salgado


Ter um bom equipamento na hora de criar conteúdo para a internet é essencial. Tendo os vloggers como público alvo, a Razer lançou o Razer Seiren BT, um microfone de lapela bluetooth que promete uma voz cristalina em qualquer tipo de criação de conteúdo. Será que ele entrega isso mesmo? Vem descobrir no nosso review completo.

Design e conteúdo da caixa

Razer Seiren BT aposta num design mais sóbrio, mas ainda assim muito bonito (imagem: Razer)

O microfone de lapela bluetooth da Razer é bem direto ao ponto no que tange o seu design. Ele é todo preto, seguindo o padrão da empresa. Na parte superior temos uma entrada para fones de 3.5mm, e também é onde o microfone capta a sua voz.

Já na parte inferior, temos uma entrada USB-C para carregá-lo, e na sua traseira um botão tipo clips para poder prendê-lo na sua camiseta, por exemplo. Na parte frontal temos apenas um pequeno furo com um LED que indica o nível de bateria, se ele está pareando e outros. Por fim, temos um botão na sua lateral para poder ligá-lo e desligá-lo.

O material usado em seu corpo é o plástico, e isso no fim das contas é um ponto muito positivo, pois deixa o dispositivo bem leve.

O Razer Seiren BT veio numa caixinha muito bonita e com a cara da marca, toda verde e com detalhes em preto. É engraçado que eu apanhei um pouco para abrir a caixa e depois descobri bastar puxar a sua lateral com um tipo de ímã para que ela se abra.

O razer seiren bt vem com um cabo de dados e dois protetores anti-vento na caixa
O Razer Seiren BT vem com um cabo de dados e dois protetores anti-vento na caixa (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O conteúdo da caixa tem o seu manual, cabo USB-C para carregamento e dois protetores anti-vento, um peludo para gravações externas e outro em espuma para gravações internas. O cabo incluso na caixa é feito com um material que lembra uma corda — o que é muito bom — e o manual de usuário, pelo menos na unidade que recebi, veio apenas em inglês.

Qualidade de áudio e uso

Rapaz fazendo live utilizando o razer seiren bt
A qualidade sonora do Seiren BT é boa, mas não é para todo mundo (imagem: Razer)

O Razer Seiren BT é equipado com um microfone omnidirecional de 6 mm, isso é, consegue te ouvir de qualquer direção. A qualidade do som é boa para a sua proposta, porém ainda precisa de algumas revisões.

Embora tenha sido criado no intuito de ser funcional para quem faz vlogs ou stream de games pelo smartphone, o microfone se saiu muito melhor nos meus testes no Windows como uma ferramenta para chamadas de vídeo e também para jogatinas

Isso vai totalmente contra sua proposta, nos dispositivos móveis ele é extremamente burocrático de usar. Com o app, nós conseguimos configurar os recursos mais avançados que o microfone da Razer tem a oferecer, mas pela limitação dos dispositivos móveis, nós não sabemos exatamente quando ele está sendo usado ou não.

Além disso, a função de colocar um fone na sua entrada P2 para ter o retorno e também escutar o que tá acontecendo nos jogos, por exemplo, é uma ideia muito boa, mas que, na prática, não funciona tão bem. Isso porque ele te limita a fazer uma escolha: ou usar um fone ou então um dos dois protetores anti-vento, que vão impedir o acesso à entrada P2.

E claro, se você já tem um microfone mais robusto e potente, essa não é a melhor aposta para você: embora ofereça uma conexão bluetooth, ótimo para evitar fios, ele não deixa de ser um microfone de lapela.

Conectividade

O Razer Seiren BT trabalha com o Bluetooth 5.0 para conversar com seu smartphone ou PC. Ele é compatível tanto com o Android (Android 8.0 ou acima) quanto com iOS (iOS 13.0 ou acima). E isso nos leva até nosso próximo tópico, sobre o app do dispositivo.

Aplicativo

Como mencionei antes, o dispositivo conta com um app para configurarmos suas funções. Ele está disponível para Android e iOS e particularmente, peca por ser extremamente simples e não explicar as coisas direito.

App do razer seiren bt não é muito funcional
App do Razer Seiren BT não é muito funcional (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Na imagem acima você pode conferir tudo o que o app do dispositivo tem a oferecer. Quanto à quantidade de funções, isso não é um problema, mas sim em como elas parecem jogadas ali e em nenhum momento o app te explica as funções ou te auxilia em como usá-las da melhor forma.

Tomara que futuramente o app seja atualizado e seja mais completo, afinal não é todo mundo que entende desses equipamentos, então ter algo com mais explicações e guias seria bem útil nesse caso.

Bateria

Conector de energia do razer seiren bt fica na parte inferior do dispositivo
Conector de energia do Razer Seiren BT fica na parte inferior do dispositivo

Se estamos gradualmente nos livrando dos fios, estamos cada vez mais dependentes de dispositivos que ofereçam um bom desempenho de bateria. No caso do Razer Seiren BT, felizmente, temos um resultado muito bom.

Com uma carga completa, a Razer promete:

  • Seis horas de uso com o modo AI desligado
  • Quatro horas com o modo AI ligado
  • Dez horas com reprodução de música

Já na hora de carregar, em apenas 1 hora e meia, ele já terá toda a sua capacidade de uso restaurada. Nos meus testes, usei ele para jogar no PC e em cerca de 3 horas jogando direto não houve engasgos ou desconexão, e a bateria foi mais que suficiente.

Conclusão, preço e disponibilidade

O Razer Seiren BT é um equipamento bastante interessante e um passo muito legal da Razer para os equipamentos bluetooth. Ele tem muito cara de ser algo experimental ainda, com algumas decisões estranhas tanto no seu app quanto em seu design, como é o caso da entrada de fones no local onde colocamos os protetores anti-vento.

O problema dele parecer um produto experimental nesse caso, é que vivemos no Brasil e bom, o seu valor original de 99 dólares se transformou em R$ 999 por aqui. A chegada do Razer Seiren BT nas lojas brasileiras está prevista para junho, então dá para pensar bastante se vale ou não a pena o investimento.

Ficha técnica

Mulher usando o razer seiren bt na rua
Razer Seiren BT é super prático de usar
Marca Razer
Modelo Seiren BT
Bateria e carregamento Capacidade da bateria: 140 mAh
Duração da bateria: 6 horas
1,5h para carga completa
Taxa de amostragem 48 kHz
Compatibilidade Android 8.0 ou acima
iOS 13.0 ou acima
Windows
Conectividade Versão Bluetooth: 5.0
Conexão analógica: Sim
Latência do microfone: menos de 20 ms
Distância de transmissão: até 10 metros
Peso 16,4 gramas
Preço R$ 999
Disponibilidade Em junho

Veja também

Nós testamos também o HyperX Solocast, microfone de entrada com preço justo


tiago.rodrigues

REVIEW: Razer Seiren BT

REVIEW: Razer Seiren BT

7
10
0
1

  • Design e construção


    8/10


    Ótimo

  • Qualidade de áudio


    7/10


    Bom

  • Conectividade


    8/10


    Ótimo

  • Aplicativo


    5/10


    Indiferente

Pontos positivos

  • Bonito e leve
  • Bateria com boa duração
  • Conexão USB-C

Pontos negativos

  • App ruim
  • Localização da entrada de fones
  • Preço salgado





Veja mais