Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Ranking aponta Apple como marca mais valiosa do mundo


Todos os anos, a agência de dados de mercado Kantar publica o ranking BrandZ Most Valuable Global Brands das marcas mais valiosas do mundo.

É importante não confundir o valor da marca com o valor de mercado da empresa: este último é um pouco mais nominal, e também está relacionado aos movimentos das ações negociadas. A primeira, por outro lado, se baseia na percepção e no que a marca significa para os consumidores e para o mundo em geral. Com os novos lançamentos MacBook Air e iPad Pro com OLED pretendem mudar essa realidade.

A Apple subiu uma posição em relação ao ano passado

Este ano, a Apple, cuja marca foi avaliada em 947 bilhões de dólares, é considerada a marca mais valiosa do mundo. A empresa subiu uma posição em relação ao ano passado (que foi um crescimento de 55% em valor para $611.9 em 2021) e conquistou a vaga da Amazon, que passou para o terceiro lugar no ranking com $705.

Esta é a primeira vez desde 2015 que a Apple está na lista e em segundo lugar está o Google, com a marca avaliada em 819 bilhões de dólares, uma incrível revalorização de 79% desde 2021, quando valia 457,9 bilhões de dólares. Outras marcas que chegaram ao top 10 foram Microsoft, McDonald’s, Facebook e as marcas chinesas Alibaba e Tencent.

Apple Marca Valiosa

É impressionante que a Apple aparentemente está consolidando sua posição no topo, com uma folga confortável em relação ao Google. Também é curioso que seja o Facebook, em vez de sua matriz Meta, que está no topo da lista. A Louis Vuitton estreia não apenas sua própria marca, mas também o ramo de empresas de luxo entre as dez marcas mais valiosas.

O valor das 100 marcas mais valiosas cresceu em um total de 23%, para 8,7 trilhões de dólares. Isto é mais do que o PIB (Produto Interno Bruto) do Reino Unido, da Rússia e da Alemanha juntos. Novas adições ao Top 100 incluem a companhia petrolífera Saudi Aramco e o Mercado Libre da Argentina (proprietário do Mercado Libre e Mercado Pago).

Apple Consolidada No Primeiro Lugar
Apple Consolidada No Primeiro Lugar

Novo este ano é o índice Kantar Sustainability BrandZ, que classifica as marcas mais sustentáveis. É interessante ver como este tópico está se tornando importante, mas é estimulante que o varejista de roupas ZARA lidere este índice, juntamente com a Microsoft e a IBM.



Veja mais