Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Quem é Ncuti Gatwa, o novo Doutor de Doctor Who?


A BBC já escolheu quem interpretará o novo Doutor na série Doctor Who: Ncuti Gatwa. O ator ganhou visibilidade após interpretar o personagem Eric na série Sex Education, original da Netflix.

Com a escolha, Gatwa se torna o primeiro homem negro a interpretar o Doutor, sendo o 14º ator a ser contratado para esse papel. Ncuti substituirá a atriz Jodie Whittaker, que anunciou a sua saída em julho do ano passado após três temporadas como a primeira mulher no papel.

Ncuti Gatwa ganhou notoriedade como Eric em Sex Education (Imagem: Divulgação/Netflix)

Quem é Ncuti Gatwa

Atualmente com 29 anos, Ncuti Gatwa nasceu em Ruanda. Em 1994, a família dele viajou para a Escócia para fugir de um massacre em massa que aconteceu durante a Guerra Civil de Ruanda. Em 2013, Gatwa se formou como ator e, no ano seguinte, começou a trabalhar em filmes e séries.

Então, em 2018, sua vida mudou após interpretar o jovem Eric Effiong em Sex Education, uma das séries mais renomadas da Netflix, ganhando fama mundial. Pelo personagem, Ncuti foi indicado a três prêmios BAFTA TV Award e venceu o BAFTA Scotland Award.

Antes de Sex Education, o ator participou da sitcom Bob Servant, da BBC, e da adaptação do romance Stonemouth, do autor Ian Banks, para a TV em 2015.

Gatwa também pode ser visto no filme Horrible Histories: The Movie – Rotten Romans (2019) e Uma Última Carta de Amor (2021). Em 2023, o ator estará ao lado de Margot Robbie e Ryan Gosling no filme Barbie, dirigido por Greta Gerwig.

Ncuti Gatwa em Doctor Who

Ncuti Gatwa já se pronunciou sobre a escalação para ser o próximo Doutor na série Doctor Who, dizendo que não tem palavras para descrever o sentimento. Ele diz que se sente honrado, animado e, claro, com um pouco de medo.

“Esse papel e a série significam muito para tantas pessoas ao redor do mundo, inclusive para mim, e cada um dos meus predecessores incrivelmente talentosos lidou com uma responsabilidade única e privilegiada com o maior dos cuidados. Vou me esforçar ao máximo para fazer o mesmo”, disse o ator.

Gatwa aproveitou para elogiar o roteirista de Doctor Who, Russel T Davies, contando que trabalhar ao seu lado é ver um sonho se tornando realidade: “Sua escrita é dinâmica, empolgante, incrivelmente inteligente e cheia de perigos. Um parque de diversões metafórico de um ator”.

“Por mais que seja assustador, estou me juntando a uma família que realmente me apoia. Ao contrário do Doutor, eu posso ter apenas um coração, mas estou dando tudo por essa série”, completou Ncuti, revelando ainda que soube da conquista do personagem em fevereiro deste ano e que foi difícil guardar segredo.

Uma longa saga na TV

Ao longo de 60 anos, Doctor Who já teve 39 temporadas pela BBC. A série clássica é de ficção científica e acompanha um aventureiro que viaja pelo espaço-tempo por uma cabine telefônica típica de Londres, na Inglaterra, chamada TARDIS. O primeiro Doutor foi interpretado por William Hartnell. O papel também foi assumido por David Tennant, Matt Smith, Peter Capaldi, entre outros.

O ator principal sempre é uma pessoa diferente porque o Doutor é um alienígena capaz de se regenerar em novas peles. O último episódio com Jodie Whittaker ainda não foi ao ar, mas a estreia de Gatwa no papel já está marcada para acontecer em 2023.

Fonte: New York Times





Veja mais