Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Quando começa o Brasileirão 2022? Datas, times e onde assistir


Os campeonatos estaduais ficaram para trás e agora chegou a hora de a bola rolar pelo Brasileirão 2022. Se você quer saber quando começa o Campeonato Brasileiro, que times vão disputar a Série A, em que datas e, principalmente, onde assistir aos jogos ao vivo, este guia do Canaltech vai te ajudar.

A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, também conhecida como Série A, é composta por 20 times, incluindo 16 remanescentes da temporada 2021 e quatro que subiram para ocupar o lugar do quarteto rebaixado.

Atlético-MG levantou a taça de campeão brasileiro em 2021 (Imagem: Divulgação/Lucas Figueiredo, CBF)

Os novos integrantes da elite nacional são Botafogo, campeão da Série B; Goiás, Coritiba e Avaí. Eles ocuparão os lugares de Chapecoense, Sport, Bahia e Grêmio, que fecharam a temporada 2021 como os quatro piores e foram rebaixados.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Com isso, a Série A do Brasileirão 2022 será formada pelos seguintes times (em ordem alfabética):

  1. América-MG
  2. Athletico-PR
  3. Atlético-GO
  4. Atlético-MG (atual campeão)
  5. Avaí
  6. Botafogo
  7. Ceará
  8. Corinthians
  9. Coritiba
  10. Cuiabá
  11. Flamengo
  12. Fluminense
  13. Fortaleza
  14. Goiás
  15. Internacional
  16. Juventude
  17. Palmeiras
  18. Red Bull Bragantino
  19. Santos
  20. São Paulo

Quando começa o Brasileirão 2022?

O Brasileirão 2022 começa no sábado, 9 de abril, e terá sua 38ª e última rodada no domingo, 13 de novembro. A partida inaugural será disputada entre Fluminense e Santos, a partir das 16h30 (horário de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

No mesmo dia, outros dois jogos movimentarão a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro: Atlético-GO x Flamengo, em Goiânia, às 19 horas; e Palmeiras x Ceará, às 21 horas, no Allianz Parque.

Bola começa a rolar para o Brasileirão 2022 no dia 9 de abril (Imagem: Divulgação/CBF)

A rodada terá seu complemento com seis partidas no domingo, dia 10 de abril, e um jogo isolado na segunda-feira (11) para atender aos interesses da emissora detentora dos direitos de transmissão. Com isso, a rodada inaugural será a seguinte:

Sábado (9/4)

  • 16h30 – Fluminense x Santos
  • 19h – Atlético-GO x Flamengo
  • 21h – Palmeiras x Ceará

Domingo (10/4)

  • 11h – Coritiba x Goiás
  • 16h – Atlético-MG x Internacional
  • 16h – Botafogo x Corinthians
  • 18h – São Paulo x Athletico-PR
  • 18h – Fortaleza x Cuiabá
  • 19h – Avaí x América-MG

Segunda-feira (11/4)

  • 20h – Juventude x Red Bull Bragantino

Brasileirão 2022: Onde assistir?

O Brasileirão 2022 terá algumas opções de transmissão e o torcedor terá que ficar ligado para saber direitinho onde assistir a cada jogo ao vivo do time do coração.

Na TV aberta a opção será a Globo, que fechou contrato com os 20 clubes participantes e transmitirá dois jogos por rodada, sejam eles em meio de semana (normalmente quartas e quintas-feiras) ou no fim de semana — sábados e domingos.

Em TV fechada, um alerta importante: a WarnerMedia não tem mais direitos de transmissão e, com isso, o SporTV, do Grupo Globo, acertou com 19 dos 20 times para transmitir os jogos ao vivo.

A exceção é o Athletico-PR. O clube não chegou a um acordo com o grupo para as transmissões em TV fechada e, por enquanto, está fora do pacote. O mesmo se aplica ao pay-per-view.

Atlhetico-PR é o único dos 20 times do Brasileirão sem acordo com SporTV e Premiere (Imagem: Divulgação/Robson Mafra, CBF)

O Athletico-PR não terá seus jogos transmitidos no Globoplay, Premiere Play ou Amazon Prime Video (via Premiere), e passará seus jogos em uma plataforma própria de streaming, chamada Furacão Live.

Vale lembrar que os jogos do Brasileirão 2022 que forem transmitidos pela Globo poderão ser assistidos no Globoplay sem assinatura, bastando sintonizar o canal. Para o caso das partidas transmitidas pelo SporTV, o torcedor terá de assinar o Globoplay + Canais Ao Vivo; o Premiere também exige assinatura e sai por a partir de R$ 29,90/mês.

Brasileirão 2022

  • Início: 9 de abril
  • TV aberta: Globo
  • TV fechada: SporTV
  • Streaming: Premiere Play, Globoplay, Amazon Prime Video e Furacão Live



Veja mais