Qualcomm prev Wi-Fi 6E nos celulares com srie Snapdragon 400 j em 2022

Em evento Roadshow de conectividade realizado na tarde desta terça-feira (22), a Qualcomm reforçou mais sobre as novas tecnologias do segmento, com destaque para o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E. No caso desta última, a empresa declarou quando ela poderá ser popularizada entre os usuários de celulares.

Atualmente presente apenas em smartphones tops de linha, o Wi-Fi 6E poderá ser compatível em componentes da série Snapdragon 400 para 2022. É o que declarou o diretor de Gerenciamento de Produto da Qualcomm, Hamilton Mattias, quando questionado pelo TudoCelular.


Wi-Fi 6E no Brasil: Anatel aprova requisitos t




Economia e mercado
26 Fev



Wi-Fi 6E no Brasil: Anatel encerra consulta p




Economia e mercado
26 Jan


O que o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E?


O Wi-Fi 6 fornece internet sem fio ainda no uso dual-band, com frequências 2,4 GHz e 5 GHz, mas com capacidade de ser até 40% mais rápido. Ele entrega algumas características adicionais, como capacidade de usar mais dispositivos em uma mesma rede, com uma economia de bateria maior nos aparelhos usados.

Já o Wi-Fi 6E expande essa capacidade ao ter característica tri-band. Além das duas faixas já mencionadas acima, ele também utiliza o espectro de 6 GHz, o qual já foi autorizado para uso no Brasil pela Anatel em fevereiro deste ano. Ela permite sete canais em 160 MHz, além de baixar a latência para menos de 3 ms, o que permite aplicações mais sensíveis, como realidade aumentada e virtual.

Por enquanto, essa tecnologia está disponível nos componentes Qualcomm FastConnect 6700, 6800 e 6900 da empresa. O primeiro é voltado a intermediários premium, enquanto os outros dois estão presentes apenas em tops de linha.

Roteadores


A Qualcomm ainda exibiu alguns modelos de roteadores que utilizam soluções de rede da empresa e já contam com suporte a Wi-Fi 6 e 6E. O primeiro deles é o Aruba 630 Series, com cobertura tri-band e uma taxa de dados agregada máxima de 3,9 Gbps. Este modelo foi oficializado em 25 de maio deste ano.

Já o segundo se tratou do Linksys Atlas Max WiFi 6E. Este chega com suporte à tecnologia Mesh e é capaz de conectar um número superior a 195 dispositivos, além de possuir velocidade de até 8,4 Gbps.

Você já utiliza as novas soluções de Wi-Fi em sua residência ou companhia? Relate para a gente como é a sua experiência.

Continuar lendo >>