Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Qualcomm lança novos óculos de realidade aumentada para experiências reais


Além dos anúncios da chegada do seu mais novo chipset para modelos tops de linha e do chip intermediário — Snapdragon 8+ Gen 1 e Snapdragon 7 Gen —, a Qualcomm aproveitou o evento Snapdragon Night, realizado na manhã de hoje (20), em Pequim, para também apresentar os óculos de realidade aumentada (AR) sem fios desenvolvidos para a plataforma Snapdragon XR2.

Mas calma, os óculos mostrados pela empresa não são produtos finalizados que o consumidor poderá encontrar nas prateleiras das lojas. O equipamento trata-se apenas de um design de referência, ou seja, um produto para inspirar os parceiros da empresa com as possibilidades do AR sem fios e impulsionar a plataforma Snapdragon XR2, criada pela Qualcomm para VR e AR, permitindo novas experiências imersivas, inclusive, dentro do metaverso.

Design

Novo AR Smart Viewer da Qualcomm é mais fino e leve que a versão lançada em 2021 (Divulgação/Qualcomm)

O AR Smart Viewer da Qualcomm traz um design elegante e com funcionalidades mais avançadas, se comparado ao modelo lançado pela empresa no ano de 2021 para o Snapdragon XR 1. Diferentemente da versão anterior, os óculos anunciados hoje poderão funcionar nem a necessidade de fios, o que é um grande diferencial.

Tendo o seu visual desenvolvido pela Goertek, os óculos da Qualcomm agora são 40% mais finos e mais leve que o modelo anterior — pesando apenas 115g—, trazendo uma melhor ergonomia e mais conforto. Com um display binocular micro-OLED, o dispositivo possui resolução de 1920×1080 por olho e taxas de atualização de quadros de até 90Hz.

O aparelho também incorpora duas câmeras monocromáticas e uma terceira RGB que auxiliam no rastreamento de cabeça e mãos, inclusive, com um maior reconhecimento de gestos, fornecendo uma maior precisão durante o seu uso.

Conexão sem fio

Ar smart viewer qualcomm
O AR Smart Viewer planejado pela Qualcomm dispensa o uso de fios e incorpora as melhores soluções wireless (Divulgação/Qualcomm)

O AR Smart Viewer planejado pela Qualcomm divide o processamento de funções entre o óculos e o dispositivo em que ele está conectado, e o melhor: tudo isso sem a necessidade de fios. A empresa também faz questão de ressaltar a velocidade de processamento dos seus novos óculos. Segundo ela, o equipamento mantém uma latência inferior a 3 ms entre ambos os dispositivos, além de trazer, graças ao seu FastConnect 6900, o que há de mais novo em conectividade, incluindo Wi-Fi 6/6E e Bluetooth.

Os óculos da Qualcomm embarcam ainda uma bateria de 650 mAh e modos de energia que prometem maior economia da bateria sem afetar o desempenho e latência dos óculos. Eles ainda terão suporte ao Snapdragon Spaces, plataforma de desenvolvimento de softwares para o metaverso, lançada pela Qualcomm no final do ano passado.

Disponibilidade

Smart viewer wireless da qualcomm
Smart Viewer Wireless da Qualcomm estará disponível apenas para empresas parceiras da fabricante (Divulgação/Qualcomm)

Como mencionado no início do texto, o Smart Viewer Wireless da Qualcomm estará disponível apenas para empresas parceiras da fabricante, funcionando apenas como uma referência e não será comercializado para o consumidor comum. Eles devem estar disponíveis para estes parceiros já nos próximos meses, a data ainda ser confirmada futuramente.

Veja também outras novidades anunciadas pela Qualcomm hoje mais cedo no Snapdragon Night:

Snapdragon 7 Gen 1: processador intermediário tem especificações detalhadas

Snapdragon 8+ Gen 1: veja as especificações do novo processador da Qualcomm

Fonte: Qualcomm.





Veja mais