Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Qual a função da tecla Num Lock do teclado?


Você muito provavelmente já se perguntou qual a função da tecla Num Lock do teclado. Localizada na extremidade direita do acessório, o botão tem por objetivo permitir que você use as teclas numéricas na mesma região.

Para entender melhor como funciona, o Canaltech explica a seguir para que serve a tecla Num Lock em um teclado, qual o seu significado, como ativar a tecla Num Lock sem teclado e o que fazer quando ela não funciona.

Para que serve a tecla Num Lock?

Num Lock é a abreviação de “Number Lock” ou “Numeric Lock”, que na tradução livre pode ser interpretada como “Bloqueio de Número”. Levando ao pé da letra, é exatamente essa a função da tecla Num Lock: travar — melhor dizendo: habilitar — o teclado numérico de qualquer computador.

Mais especificamente, a tecla Num Lock ativa o teclado numérico localizado à direita, aquele com números de 0 a 9 e com os botões de dividir, multiplicar, subtrair e somar, além do “Enter”. Quando o Num Lock está desativado, as teclas com os números 2, 4, 6 e 8 funcionam como as tradicionais setas de navegação.

A função da tecla Num Lock do teclado é travar números na parte direita do acessório (Imagem: Olena Sergienko/Unsplash)

Portanto, o Num Lock se junta à família de teclas usadas para travar funções no teclado do computador. A mesma coisa acontece com o Caps Lock, que ao ser ativada deixa as letras em maiúsculas, e o Scroll Lock, que serve para bloquear a rolagem da página.

História da tecla Num Lock

A tecla Num Lock surgiu ainda nos primeiros modelos de teclado, desenvolvidos pela IBM no início da década de 1980. As versões daquela época contavam com 84 teclas, e essa quantidade um tanto exagerada era porque cada tecla desempenhava uma única função.

Pensando em reduzir o espaço e os custos de montagem dos teclados, a IBM pensou na seguinte solução: combinar recursos diferentes nas mesmas teclas. Surgia assim o Num Lock para auxiliar o teclado numérico com as setas direcionais para controlar o cursor.

Como eu sei que o Num Lock está ligado?

A maioria dos teclados possui um LED indicando e o Num Lock está ativado ou desativado. Basta pressionar a tecla Num Lock e verificar uma pequena luz no mesmo botão da tecla ou próximo à ela. Vale citar que alguns modelos de teclado realocaram a função da tecla Num Lock para a parte superior do acessório, e não junto do teclado número à direita.

A maioria dos teclados possui um LED que indica quando a tecla Num Lock está ativada (Imagem: XPS/Unsplash)

Como ativar Num Lock sem teclado?

A tecla Num Lock está presente em praticamente todos os teclados físicos, sejam eles externos ou em notebooks. Entretanto, pode ser que o seu dispositivo ou acessório não contem com a função. Neste caso, você pode usar o teclado virtual no Windows e ativar a tecla Num Lock para usar o teclado numérico.

Já em Macs, a coisa é um pouco diferente. A Apple optou por deixar as teclas numéricas apenas com função de números, e adicionou teclas específicas para setas de navegação. Logo, não há necessidade de usar o Num Lock para travar os números. Nos teclados externos da empresa, a tecla Clear fica localizado onde a tecla Num Lock estaria em um teclado de PC.

Teclados da Apple possuem a tecla Clear em vez do Num Lock (Imagem: Antonio Janeski/Unslpash)

O que fazer quando a tecla Num Lock não funciona?

Seja porque o seu teclado pode estar velho ou por alguma inconsistência de software, é comum que o teclado numérico deixe de funcionar sem motivo aparente. Há algumas soluções para tentar solucionar o problema:

  • Certifique-se que a tecla Num Lock está ativada;
  • Reinicie seu dispositivo. Essa simples ação pode resolver erros momentâneos;
  • Abra dois aplicativos diferentes (pode ser o Bloco de Notas e um navegador de internet) e tente digitar números usando o teclado número. Se funcionar apenas em um app, então pode ser que a outra ferramenta esteja com problemas ou não aceite entrada numérica;
  • Atualize os drivers do teclado. A opção fica dentro do “Painel de Controle”;
  • Desative a opção “Ativar as Teclas do Mouse”, também no “Painel de Controle”, indo na opção “Facilidade de Acesso”;
  • Tente usar um teclado diferente no seu dispositivo. Às vezes, o teclado atual pode estar danificado.



Veja mais