quais-automoveis-ficam-isentos-do-ipva-em-2022?-confira

Quais automóveis ficam isentos do IPVA em 2022? Confira

Photo by Anze Mulec / shutterstock

Com a chegada do final do ano, proprietários de veículos relativamente mais antigos, procuram saber se estarão livres da cobrança referente ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido pela sigla IPVA. 

Vale ressaltar que geralmente, as regras de isenção do imposto se estabelecem conforme o tempo de fabricação do veículo. No entanto, esta questão irá variar entre os estados brasileiros, dado que cada um deles tem uma autonomia para determinar tais condições. 

Tomando como exemplo estados como o Amapá e Rio Grande do Norte, veículos com mais de 10 anos, a contar da fabricação, estão isentos do IPVA. Por outro lado, no caso de São Paulo e do Rio Grande do Sul, os proprietários de automóveis só deixam de pagar o imposto após 20 anos da fabricação do veículo. 

Isenção do IPVA em cada estado

Em resumo, as regras de isenção costumam adotar períodos entre 10 a 20 anos, todavia, há exceções. Diante disso, confira a condição estabelecida por cada estado brasileiro, bem como os modelos de veículos que estarão isentos em 2022. 

Ps: no caso do estado de Minas Gerais, a condição foge a regra referente ao ano de fabricação, de modo que são apenas isentos veículos que possuem a placa preta. Contudo, pessoas com idade avançada podem conseguir uma redução do valor pago no IPVA, apesar de, ainda sim, ter que honrar com o tributo. 

Grupos isentos do IPVA

Por fim, vale ressaltar que determinados grupos já possuem por si só, a isenção do IPVA, dado a determinadas condições, são eles: 

  • Portadores de deficiência (PCD) ou doença crônica (Tetraplegia, Paraplegia, HIV, Poliomielite, Autismo, entre outras.);
  • Taxistas; 
  • Mototaxistas; 
  • Condutores de máquinas agrícolas; 
  • Condutores de trens e ônibus escolar. 

O post Quais automóveis ficam isentos do IPVA em 2022? Confira apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.