QD-OLED: Samsung Display inicia a produo de painis Quantum Dot na Coreia do Sul

Atualização (10/06/2021) – EB

Anteriormente já noticiamos que a Samsung deve lançar seus novos painéis Quantum Dot no segundo semestre de 2021 e hoje novas informações sobre a produção destes painéis foram reveladas, indicando que veremos TVs e monitores com a nova tecnologia ainda em 2021.


Samsung Galaxy M32: especifica




Economia e mercado
10 Jun



Samsung cria arquitetura de radiofrequ




Samsung
09 Jun


As informações de hoje dizem que a Samsung já está fabricando seus novos displays QD-OLED na planta Q1 da fábrica de Asan, na Coreia do Sul. A produção dos painéis QD-OLED deve começar com a produção de 30 mil folhas de vidro Gen. 8.5 por mês que são utilizadas na fabricação destas telas baseadas em OLED com uma camada de Pontos Quânticos para aprimorar as cores.


Os esforços da Samsung agora parecem se voltar diretamente para o Quantum Dot, visto que ela mudou toda a sua produção de LCD para OLED premium, vendendo até mesmo uma das suas fábricas que produziam este tipo de painel para a China Star Optoelectronics Technology.

Ainda é dito que estes painéis devem estar disponíveis com resolução de 4K e 8K em tamanhos que partirão de 55 até 82 polegadas e devem ser utilizados por fabricantes como TCL, Panasonic, Sony e outras marcas em evidência no mercado de TVs.


S




Samsung
09 Jun



Surpreendeu? Samsung Galaxy A52 5G supera Xiaomi Mi 11 em teste de




Samsung
09 Jun


Você deve ter notado que a própria Samsung não está na lista de marcas que devem utilizar os novos painéis. Isso pode ser explicado pela estratégia da Samsung Visual Display, que apostou no marketing anti-OLED da LG até agora. Dessa vez ela deve optar pelo Mini-LED e o MicroLED.

Dessa forma, essa divisão da sul-coreana não vai utilizar as telas QD-OLED da Samsung Display, o que pode desapontar aqueles que esperavam por um modelo da Samsung com esta tecnologia neste ano.

Por fim, é interessante mencionar que o System LSI, que projeta sensores de câmeras e semicondutores, já iniciou o desenvolvimento do chip Tri-S-Con para a Samsung Display. Ele será o responsável por receber dados do processador e enviá-los ao circuito integrado do driver de exibição da tela.

Atualização (31/03/2021) – RB

QD-OLED: Samsung entregará primeiro protótipo da Quantum Dot TV ainda neste semestre

Segundo um relatório do Far East, o primeiro protótipo da futura Quantum Dot TV será entregue pela Samsung Display à Samsung Electronics ainda neste primeiro semestre, a tecnologia ainda não chegou a ser implementada em um dispositivo de consumo.

Apelidada de QD-OLED, ela gerou um desacordo entre ambos os setores da fabricante coreana há algum tempo. Mas há pouco, o segmento de eletrônicos aceitou se comprometer com esse tipo de painel.

Apesar de problemas logísticos enfrentados no ano passado, o cronograma inicial, visto em meados de 2020, sobre o lançamento potencial desse tipo de TV para a segunda metade de 2021 poderá ser cumprido. Mas não é uma certeza que até o terceiro trimestre já veremos Smart TVs QD-OLED da marca.

A principal fábrica da empresa – a Q1, em Asan, na Coreia do Sul – tem sua capacidade atual em torno de 30 mil telas por mês. O foco agora da Samsung Display seria aperfeiçoar os processos de fabricação para reforçar os rendimentos.


Novas TVs Neo QLED Samsung s




Curiosidade
08 Jun



Samsung anuncia linha 2021 de TVs Micro LED, Neo QLED 8K, Lifestyle e monitores




Feiras e eventos
02 Mar


Enquanto isso, a Samsung Electronics tem em sua programação o recebimento do protótipo em junho deste ano, como disseram as fontes locais. Após ter a peça em mãos, a companhia deverá realizar os testes técnicos e avaliação de mercado, até colocá-la para vender no mercado.

E aí, quais são as suas expectativas para as futuras TVs de Quantum Dot da fabricante coreana? Comente conosco!

Texto original (24/08/2020)

Samsung Display pode lançar primeiros painéis OLED com Quantum Dot na segunda metade de 2021

Informações divulgadas pela agência de análise financeira Omdia revelam que a divisão de displays da Samsung pode começar a produção em massa de seus painéis OLED com Quantum Dot, os QD-OLED, no terceiro trimestre de 2021. O relatório revela que protótipos funcionais já foram enviados à Samsung Electronics e à Sony, que devem ser as primeiras a lançar televisores com a tecnologia.


TV LG OLED 55CX:




LG
23 Ago



Google certifica dispositivo com formato de Fire TV Stick, Android TV e controle remoto




Economia e mercado
24 Ago


O QD-OLED da sul-coreana utiliza LEDs orgânicos que se autoiluminam combinados a uma camada de cristais semicondutores, os Quantum Dot. No entanto, embora a tecnologia seja reconhecida como OLED, os analistas revelam que a Samsung pretende se referir a esses displays apenas como Quantum Dot, ou QD, de modo a se diferenciar dos televisores OLED da LG, que chegaram ao Brasil recentemente.

A fabricante migrou sua linha de produção dos painéis LCD para os QD em outubro do ano passado, investindo 13 trilhões de wons, ou cerca de R$61,7 bilhões de reais, e já é capaz, segundo os analistas, de produzir 30 mil displays na linha Gen 8.5, que atenderia televisores nos tamanhos, de 55″, 65″, 78″ e 82″. Comentando a situação, um representante da Samsung Displays confirmou os planos de lançamento da tecnologia para 2021, mas sem uma data específica prevista.

Essa não é o único segmento em que a gigante sul-coreana pretende se destacar em 2021, com sua divisão de semicondutores tendo anunciado neste mês a X-Cube, técnica de fabricação de chips em 3D que promete fazer a empresa competir em pé de igualdade com a TSMC, oferecendo maior eficiência energética, velocidades mais altas e flexibilidade de design para seus clientes.

Continuar lendo >>