Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Presidente do Fed reconhece que alta dos juros pode levar os EUA à recessão – Money Times

Jerome Powell Federal Reserve2


Powell destaca que a inflação ainda está muito alta. (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via Reuters/File Photo)

O mercado já está há algumas semanas discutindo a possibilidade de os Estados Unidos entrarem em uma recessão. E, hoje, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reconheceu que a rápida elevação das taxas de juros podem levar a uma contração do ciclo econômico americano.

Ao ser questionado pela senadora Elizabeth Warren sobre a relação entre os juros e uma futura recessão, durante o seu depoimento ao Senado nesta quarta-feira (22), Powell afirmou que é “certamente uma possibilidade”.

“Não é o nosso resultado pretendido, mas certamente é uma possibilidade e, francamente, os eventos dos últimos meses em todo o mundo tornaram mais difícil para nós alcançarmos o que queremos, que é inflação em 2% e ainda uma mão de obra forte.”

Ele voltou a ressaltar que a inflação no país está muito alta. Em maio, o acumulado em 12 meses registrou avanço de 8,6% – trata-se da mais alta taxa registrada desde dezembro de 1981. Para conseguir controlar a alta de preços, o banco central americano elevou os juros em 0,75 ponto percentual, para a faixa de 1,5% a 1,75%.

Apesar disso, ele defende que existem caminhos alternativos para evitar uma recessão. “Entendemos as dificuldades que a alta inflação está causando”, disse. “Estamos fortemente comprometidos em reduzir a inflação e estamos agindo rapidamente para fazê-lo. Temos as ferramentas de que precisamos e a determinação necessária para restaurar a estabilidade de preços em nome das famílias e empresas americanas”.

Powell ainda destacou que a inflação pode continuar a surpreender os formuladores de políticas e que o Fed irá procurar por “evidências convincentes” de que a inflação está se recuperando nos próximos meses.

*Com informações do The Washington Post

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!



Continue Lendo