Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Pré-venda: veja como funciona esse modelo de negócio!


Resumo do texto

ul.marker {list-style: none;} ul.marker li::before { content: “➥”; color: #A6DBD9; display: inline-block; width: 1em;}

PagVendas: gestão do negócio na palma da mão!

 

Quando alguém muda para um novo bairro é normal que receba contatos sobre planos de TV por assinatura disponíveis para a região. E isso, muitas vezes, acontece antes mesmo da pessoa procurar o serviço.

Esse é um exemplo de pré-venda ativa, ou seja, aquela que vai atrás do cliente.

Esse setor da empresa é responsável por filtrar oportunidades e identificar quais pessoas tem mais chance de se tornar cliente, assim como determinar aqueles que não se encaixam naquilo que o negócio oferece.

Confira no artigo como o seu empreendimento pode ganhar agilidade e aumentar o número de vendas com um setor de pré-venda.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

  • O que é pós-venda? Confira dicas para fidelizar clientes!
  • Saiba como o ClubePag ajuda a fidelizar clientes e impulsionar suas vendas;
  • Venda sem estoque é possível? Confira dicas deste modelo de vendas online.

Afinal, o que é pré-venda?

A área de pré-vendas é responsável por fazer o primeiro contato com um cliente em potencial. Ela vai fazer o filtro para entender se a pessoa tem chances de realizar a compra e, então, encaminhar para o setor de vendas.

Explicando de outra forma, o profissional que atua em pré-venda vai definir se o indivíduo tem mais ou menos chances de adquirir o produto ou serviço oferecido pela empresa.

Por exemplo, uma pessoa que vende docinhos conversa com alguém e descobre que aquele potencial cliente tem diabetes. Neste caso, o contato é descartado e o empreendedor pode focar os esforços em alguém que possa, realmente, consumir o produto.

Conheça a diferença entre pré e pós-venda

A equipe de pré-venda analisa se aquela pessoa pode se transformar em um futuro cliente, fazendo o primeiro contato e entendendo o perfil. Já os profissionais de pós-venda oferecem suporte para quem já é consumidor, com um atendimento efetivo, pronto para resolver possíveis problemas e oferecer produtos complementares.

Entenda como funciona um processo comercial com pré-venda!

Para visualizar as etapas que o cliente passa até realizar a compra, veja um resumo do processo comercial incluindo a pré-venda. Lembrando que cada degrau desse pode ser feito também em pequenos negócios!

  1. Atração: é a etapa que chama atenção da pessoa. Pode ser através do marketing ou pela equipe de pré-venda, com um contato inicial;
  2. Segmentação: essa é a hora daquele roteiro de perguntas para saber se ela está atraída e pode virar cliente;
  3. Tração: é a venda propriamente dita. Nesta etapa, o produto ou serviço já é apresentado em detalhes, incluindo valores e uma possível negociação;
  4. Retenção: agora já estamos na etapa de pós-venda, cuidando do sucesso do consumidor e oferecendo produtos complementares.

Como aplicar estratégias de pré-venda no negócio?

Não ache que a área de pré-venda é uma exclusividade das grandes empresas. Esse trabalho também pode ser aplicado em pequenos negócios.

Em uma loja de capinhas para celular, a teoria pode ser usada para filtrar se o aparelho que o cliente possui faz parte daqueles que o estabelecimento atende.

Isso evita, por exemplo, que o vendedor fique quase 1 hora conversando no WhatsApp sobre cores e tipos de capinhas para, no final, descobrir que não tem o item para aquele modelo.

Não é preciso ter uma série de profissionais exclusivos para essa etapa. O mais importante é incluir o pensamento de pré-venda no dia a dia do negócio. E para começar a fazer isso, veja algumas dicas:

  • faça um roteiro com algumas perguntas a serem feitas ao futuro cliente. Essas perguntas devem ser simples, mas precisam ajudar a definir se a loja pode atender as necessidades da pessoa;
  • pergunte se o consumidor entendeu como o serviço funciona e, caso necessário, explique novamente, assim, ele sabe exatamente o que vai adquirir;
  • se achar interessante, crie um tutorial para evitar dúvidas por parte do futuro comprador.

Dica extra: essas respostas podem ajudar a definir algumas estratégias de negócio a curto e longo prazo. Por exemplo, se muitos consumidores procuram acessórios para um modelo que ainda não é disponibilizado, essa pode ser uma oportunidade de mercado!

Confira as principais vantagens em trabalhar com pré-vendas!

Até aqui, algumas vantagens já ficaram claras, como economia de tempo no atendimento e diminuição de gastos com clientes que não possuem o perfil de cliente da empresa. Agora, veja outras vantagens e entenda porque usar a pré-venda no negócio!

Mais agilidade para prospectar e vender

Sabe aquele vendedor que ficou quase 1 hora com um consumidor que não poderia gastar na loja? Imagina que nesse tempo, outra pessoa mandou mensagem e acabou não sendo respondida e desistiu.

A eficiência e tempo de resposta são otimizadas com a pré-venda. Se já existisse um roteiro de perguntas iniciais, aquele primeiro contato já seria “descartado” de vez e o atendente poderia dar atenção a quem realmente tem chances de comprar.

Redução de custos para atrair novos clientes

Quando o assunto é atendimento ao cliente, lembre-se que tempo é dinheiro! Com as estratégias de pré-venda, a aquisição do consumidor fica mais eficiente.

Em uma empresa de serviços, por exemplo, a equipe não vai oferecer 15 dias de teste para quem não foi aprovado na pré-venda. E assim, o custo total de aquisição fica menor.

Praticidade na hora de fazer atendimento ao cliente

Esse ponto está diretamente ligado aos dois anteriores. Após passar pelas perguntas de pré-venda, é mais fácil criar um atendimento personalizado, que entregue respostas precisas e convença a pessoa a finalizar a compra.

Ah, e não esqueça do pós-venda! Ele é tão importante quanto o pré-venda.

De olho no relacionamento com o cliente usando o PagVendas!

Além de ajudar com o gerenciamento do negócio, o PagVendas ajuda a criar uma base de clientes. Nessa base, você vai ter as informações que precisa para estabelecer um relacionamento ainda mais próximo.

E se a pré-venda ajuda a filtrar e identificar clientes em potencial, o pós-venda de qualidade busca fidelizar esse público! E tudo isso, na palma da mão!

Está na hora de levar o seu negócio para outro nível! Conheça o PagVendas e veja como ele pode te ajudar nesse crescimento.



Veja mais