Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Pokémon no Xbox? Conheça Monster Sanctuary


Capturar monstrinhos, ensinar os melhores golpes e montar estratégias com uma equipe para derrotar outros treinadores. As mecânicas que fazem de Pokémon a franquia mais lucrativa de todos os tempos já foram replicadas por inúmeros outros jogos. Quem é dono de um console Xbox, pode conferir um desses ótimos “filhos” da franquia publicada pela Nintendo, e sem ter um Nintendo Switch em casa.

Monster Sanctuary está disponível no catálogo do Xbox Game Pass no Xbox One, Xbox Series e PC, mas também pode ser jogado no PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch. Além de contar com diversas mecânicas extraídas de Pokémon, o título indie vai além, misturando tudo que amamos na série do Pikachu com outro grande clássico dos videogames: Castlevania.

O jogo marca a estreia da desenvolvedora alemã morai games, que resolveu criar uma interessante combinação entre batalhas de monstros com um metroidvania clássico, de visual pixelizado e lateral. Como em um bom título do gênero inspirado em Castlevania e Super Metroid, novos monstros capturados em Monster Sanctuary não somente servem às batalhas, como permitem que o jogador supere obstáculos para explorar novas áreas.

Os mais de 100 monstrinhos do jogo podem evoluir enquanto o combate é baseado em turnos, apresentando times de três contra três. Por essa razão, mais do que ter um time forte, o jogador precisa criar uma estratégia com sinergia para as batalhas em equipe, distinguindo Monster Sanctuary até mesmo da sua inspiração inicial.

Diferente de Pokémon, cada monstro aqui tem uma árvore única de habilidades, o que permite personalizar um time para criar combinações únicas de ataques e efeitos passivos em batalha. Ainda é possível testar as melhores estratégias enfrentando outros jogadores no modo multiplayer online.

Dois times de três monstros se enfrentam em jogo alemão (Imagem: Divulgação/moi rai games)

História

Na campanha de Monster Sanctuary, que dura em média 35 horas para ser completada, o jogador controla um herdeiro de uma antiga linhagem de Monster Keepers, os treinadores Pokémon desse mundo. O jogador deve explorar o mundo lateral para proteger o santuário que dá nome ao título contra uma ameaça estrangeira que promete colocar um fim entre a paz entre humanos e monstros.

Novos monstros capturados, liberam novas formas de explorar esse mundo e avançar na trama (Imagem: Divulgação/moi rai games)

Desenvolvimento

Monster Sanctuary foi lançado em 8 de dezembro de 2020 para PC (via Steam), Playstation 4, Nintendo Switch, Xbox One e diretamente no catálogo do Xbox Game Pass. O jogo de estreia da moi rai recebeu diversas atualizações gratuitas em 2021, adicionando novos recursos, conteúdo e alterações de balanceamento com a atualização mais recente sendo nomeada de Legendary Keeper.

Em setembro de 2021, a moi rai games anunciou um DLC com uma nova área para o jogo, novos monstros e recursos. O DLC Forgotten World estará disponível gratuitamente no primeiro semestre de 2023.

Àrvore de habilidades de cada monstro possui três possibilidades de estratégia para montar um time (Imagem: Divulgação/moi rai games)

Com informações: moi rai games



Veja mais