Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Pode usar suporte para celular no carro? Veja as regras


Os suportes veiculares para celulares se popularizaram nos últimos anos no Brasil e no mundo. Com o avanço dos aplicativos de navegação GPS como o Google Maps e o Waze, os smartphones se tornaram companheiros inseparáveis dos condutores, sobretudo daqueles que precisam do aparelho para trabalhar, como os motoristas de aplicativos.

Entretanto, ao mesmo tempo em que esses acessórios ajudam a tornar a viagem mais segura e prática, podem atrapalhar, já que muitos motoristas seguem utilizando os celulares com os carros em movimento, provocando desde pequenas colisões até grandes acidentes.

Apesar disso, os suportes para celulares são sim permitidos, mas com algumas regras importantes de conduta que, se infringidas, podem acarretar em multas pesadas e a perda de muitos pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Você pode ter o suporte para olhar os mapas, por exemplo, mas nem pense em mexer no aparelho enquanto dirige (Imagem: Divulgação/seventyfourimages/Envato)

Quando posso usar o suporte de celular para os carros?

O suporte para celular no carro pode se usado durante toda a viagem, mas desde que o condutor não interaja com o aparelho em movimento. Manusear o smartphone enquanto dirige é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo considerada infração gravíssima com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Além disso, outras faltas podem aumentar o valor e os pontos perdidos, como não estar com as duas mãos ao volante, que acarreta no pagamento de mais R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, mesmo preço e pontuação para o caso de uso indevido do suporte, como alocá-lo próximo ao câmbio ou em outra região que atrapalhe a condução.

Uma boa central multimídia pode te ajudar a evitar o uso de suportes de celular (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Para não levar multas ou perder pontos, utilize o celular, seja no suporte ou não, somente com o veículo parado, de preferência estacionado em segurança. Assim, você não corre o risco de, por exemplo, causar acidentes ou interromper o tráfego por estar distraído.

Qual é a alternativa aos suportes de celular?

Se o seu carro não contar com os espelhamentos de celulares, como o Android Auto e o Apple CarPlay, e você não quiser deixar o visual da cabine poluído com o suporte, o ideal é fazer um investimento e instalar uma boa central multimídia que conte com essas tecnologias.



Veja mais