Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Play Store não está baixando aplicativos? Saiba o que fazer


Quando a Play Store não baixa um aplicativo, provavelmente é necessário corrigir algum problema em seu Android. É comum que os erros estejam relacionados à falta de memória, má conexão com a internet ou com bugs no próprio aplicativo da loja. Em cada situação, é possível encontrar soluções rápidas.

Antes de conferir as possíveis respostas para os problemas da Play Store, é importante confirmar se o aplicativo que você tenta baixar é compatível com o seu aparelho: abra a página na loja de apps e confirme a disponibilidade. Nesse caso, não é possível fazer o download. Em outras situações, confira o que fazer quando a Play Store não baixa.

O que fazer quando a Play Store não baixa aplicativos

1. Confira a conexão com a internet

É muito comum que os erros na Play Store estejam relacionados à conexão com a internet. Pelos dados móveis ou Wi-Fi, é necessário manter uma conexão estável para fazer o download de aplicativos.

A Play Store não baixa aplicativos sem uma conexão com a internet (Captura de tela: André Magalhães)

Portanto, vale a pena verificar se o seu celular está conectado à internet. Para o Wi-Fi, reiniciar o roteador ou o modem pode ajudar a corrigir instabilidades. Além disso, abra as configurações da Play Store para habilitar o uso de dados móveis no download de aplicativos.

2. Libere espaço de armazenamento

Em outras situações, a Play Store não baixa novos aplicativos caso não tenha espaço de armazenamento suficiente no seu aparelho. Caso tenha recebido a notificação de pouco espaço, vale a pena deletar apps, arquivos de mídia e outros documentos para tentar o download novamente.

Libere espaço para baixar apps na Google Play Store (Captura de tela: André Magalhães)

No Android, é possível acessar as informações de armazenamento nas configurações do aparelho. Além disso, o uso de aplicativos gerenciadores de arquivos, como o Google Files (Android), também ajuda a liberar espaço no seu celular.

3. Limpe o cache ou desative atualizações da Play Store

O problema também pode estar no aplicativo da loja de pagamentos. Para isso, existem duas possíveis soluções: limpar o cache ou desinstalar atualizações. A segunda opção é mais adequada para situações mais extremas, quando a Play Store apresentar vários erros e nenhuma outra alternativa corrigir o problema.

Limpar o cache ou restaurar atualizações são alternativas para corrigir problema (Captura de tela: André Magalhães)

Em ambos os casos, é necessário acessar a tela “Aplicativos”, nas configurações do Android, e procurar pela Google Play Store. Em seguida, procure pela aba de armazenamento para limpar o cache ou use o ícone de três pontos para desinstalar atualizações.

4. Procure por atualizações do Android

Por fim, é recomendável atualizar a versão do sistema Android para corrigir bugs e erros comuns na Play Store. Com uma versão muito antiga do sistema operacional, a Play Store pode não funcionar corretamente e afetar o download de aplicativos.

Confirme se a versão do Android é a mais recente (Captura de tela: André Magalhães)

Para atualizar, acesse as configurações e procure a tela “Atualização do Sistema”. Caso uma nova versão esteja disponível, é possível fazer o download e instalar imediatamente ou agendar um horário para aplicar as modificações.



Veja mais