pesquisa-poderdata:-bolsonaro-avanca-no-nordeste-apos-inicio-do-auxilio-brasil

Pesquisa PoderData: Bolsonaro avança no Nordeste após início do Auxílio Brasil

O Presidente Jair Bolsonaro subiu 10 pontos no Nordeste em pesquisa eleitoral após o início dos pagamentos do programa Auxílio Brasil. Quem está apontando isso é o novo levantamento do instituto PoderData que passou por divulgação ainda na noite desta última quarta-feira (24).

De acordo com o levantamento, em outubro, o Presidente Jair Bolsonaro tinha 17% das intenções de voto no Nordeste. Agora em novembro, o chefe do executivo subiu 10 pontos e  atingiu a marca dos 27% das intenções de voto na região. O que mudou entre essas duas pesquisas: os pagamentos do Auxílio Brasil.

Segundo o próprio Ministério da Cidadania, os repasses do novo programa social começaram ainda na última semana. Ainda de acordo com a pasta, até este momento, sete grupos já ganharam a liberação para pegar o dinheiro do novo projeto. Pelo menos é isso o que diz o calendário oficial de liberações.

Além do avanço de Bolsonaro, a pesquisa do PoderData mostra também o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu 11 pontos na região. Ele estava com 54% dos votos nas intenções de voto em outubro e agora caiu para 43%. Apesar da queda, o petista segue vencendo o atual presidente com folga por lá.

Aliás, esse é um cenário que se repete também no resto do Brasil. De acordo com o levantamento do PoderData, nacionalmente falando o cenário não mudou muito na corrida eleitoral. O ex-presidente Lula segue na liderança para Bolsonaro com uma diferença de 5 pontos. Na comparação com as outras pesquisas, o petista subiu em todas as outras regiões dentro da margem de erro, que é de 3.3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Auxílio Brasil no Nordeste

De acordo com dados oficiais do próprio Ministério da Cidadania, o Nordeste é a região do país que relativamente mais recebe o dinheiro do Auxílio Brasil. Isso acontece porque uma grande parte da população ainda está em situação de vulnerabilidade social.

Mas também é fato que o estado de São Paulo é o que registra o maior número de usuários em termos absolutos. De qualquer forma, ainda de acordo com o PoderData, o Presidente Jair Bolsonaro não teve um grande crescimento por lá.

Valor ainda não está turbinado

É preciso lembrar que o Auxílio Brasil que está sendo pago agora em novembro ainda não é turbinado. De acordo com o Ministério da Cidadania, neste momento cerca de 14,5 milhões de brasileiros estão recebendo uma média de R$ 217 por pessoa.

O plano do Governo Federal é pagar um benefício que chegue em 17 milhões de indivíduos com um valor mínimo de R$ 400 para cada um deles. Internamente, o Planalto acredita que isso pode melhorar a imagem de Bolsonaro no Nordeste.

Bolsonaro no Nordeste

Nos últimos anos, o Presidente  vem tendo muita dificuldade para emplacar a sua popularidade na região Nordeste. Vale lembrar que ele venceu as eleições de 2018, mesmo perdendo em todos os estados da região.

Para além disso, de acordo com informações de bastidores, o plano agora é tentar fazer com que o novo Bolsa Família ajude a mudar essa história na região. Agora é esperar para saber se o plano vai dar certo ou não.

Avalie o Texto.