Palmeira Rabo de Peixe Tudo Sobre Essa Planta


Neste artigo irei falar sobre a lindíssima palmeira rabo de peixe. E irei ensinar tudo sobre o cultivo da mesma. Ou seja, um super guia para você!

O nome científico desta palmeira é Caryota mitis. Mas é conhecida de forma popular como palmeira rabo de peixe ou cariota de touceira. E essa planta pertence ao gênero das caryota e a família das arecaceae.

Mas essa palmeira tem o ciclo de vida perene e é nativa da Ásia. E essa planta pode atingir uma altura de até 10 metros. Ou seja, é uma planta de médio porte!

A palmeira rabo de peixe cresce de forma rápida e é uma monocárpica. Mas as folhas desta palmeira são de cor verde clara, bipinadas e bem dentadas. E a sua inflorescência é pendente e bem ramificada. Só que a propagação desta palmeira é através das sementes ou divisão das touceiras.

Mas apesar de ser uma linda palmeira, essa planta também pode ser conduzida como uma cerca viva. E os frutos da palmeira rabo de peixe pode ser bem tóxicos. Ou seja, tenha cuidado!

Qual o Melhor Clima Para a Palmeira Rabo de Peixe?

Palmeira Rabo de Peixe: Tudo Sobre Essa Planta
Palmeira Rabo de Peixe: Tudo Sobre Essa Planta / Créditos da Imagem: Link

A palmeira rabo de peixe gosta de clima tropical. Desta forma essa palmeira gosta de clima quente, boa umidade e bastante luz solar. Mas essa planta se desenvolve muito bem em meia sombra!

Ou seja, se você mora em uma região fria e úmida, cultive essa palmeira em sol pleno. Mas em locais de sol e calor intenso, cultive em meia sombra. Só que após essa planta se estabelecer tolera melhor o frio, calor e diversas condições climáticas.

Mas se o cultivo for em meia sombra, é importante oferecer bastante luz solar filtrada e o local deve ser bem arejado. E a palmeira rabo de peixe precisa de no mínimo 4 horas de sol por dia. Só que a temperatura ideal para cultivar essa planta é entre 14°C e 30°C.

Mas depois de estabelecida essa plantinha tolera bem o frio e até mesmo geadas leves. Apenas tente evitar expor essa palmeira a essas condições climáticas extremas quando é nova.

Qual o Melhor Solo Para a Palmeira Rabo de Peixe?

A palmeira rabo de peixe é bem tolerante em relação ao solo. Desta forma, essa plantinha consegue se desenvolver bem em vários tipos de solos. Mas é muito importante que o solo tenha ótima drenagem. Isso é fundamental para essa planta.

Caso você queria melhorar a qualidade do solo, eu recomendo que use húmus de minhoca e até mesmo a farinha de osso. Mas faça isso apenas se perceber que o solo é muito pobre em nutrientes. Ou seja, se for um solo fértil e com bom teor de matéria orgânica é o suficiente para essa palmeira crescer!

Mas se o cultivo da palmeira rabo de peixe for no vaso, o substrato que eu recomendo é terra de jardim, húmus de minhoca e terra vegetal. E o vaso deve ser de tamanho grande e com furos no fundo. Só que para melhores resultados use pedrinhas de brita no fundo do vaso!

Como Regar Essa Palmeira?

A palmeira rabo de peixe gosta de umidade. Ou seja, é uma plantinha que precisa estar com o solo ou substrato levemente úmido sempre. Mas isso principalmente quando é uma planta nova. Desta forma, quando está estabelecida tolera um curto período de solo seco e estiagem!

Mas eu recomendo que você tente sempre evitar esses períodos de estiagem. Caso o cultivo seja no vaso, as regas no verão são até 4 vezes na semana. E no inverno as regas são a cada 3 dias ou mais. Só que isso depende do clima, tamanho do vaso, qualidade do substrato e local de cultivo.

Mas se o cultivo desta planta for no solo, as regas no verão são quase diárias. E no inverno regue a cada 2 ou 3 dias. Só que isso apenas se o inverno for seco e sem volume de chuvas!

Importante: Independente do clima ou estação, mantenha essa plantinha sempre úmida até atingir a sua fase adulta. Desta forma, evite que fique seco o solo ou substrato.

Saiba Como Enraizar Qualquer Estaquia!

Assista o vídeo abaixo e conheça um sistema enraizador para você enraizar qualquer plantinha. E se gostar do vídeo deixe seu like e inscreva-se no canal.


Quer Saber Mais Sobre as Echeverias, Cactos ou Suculentas?

Não perca a oportunidade de comprar os três ebook bem prático e simples para o cultivo das suas suculentas, cactos e echeverias. E por um valor irrisório de apenas R$ 5,90. (Sempre que ocorrer atualizações do ebook você receberá gratuitamente)


Esse artigo foi escrito por Anderson e todo o contéudo aqui é protegido por direitos autorais. Jamais copie o contéudo do site sem autorização prévia!

Compartilhe Este Artigo Com Seus Amigos



Continuar Lendo

DIVULGALINK We would like to show you notifications for the latest news and updates.
Dismiss
Allow Notifications