Palmeira Areca – Dypsis lutescens

Nome: Palmeira Areca Bambu – Areca Bambu – Palmeira de jardim
Nome Científico: Dypsis lutescens
Origem: África – Madagascar
Uso paisagístico: Sim. É a palmeira mais comum no paisagismo. Graças a sua super versatilidade e resistência, pode ser usada em quase todas as ocasiões.
Flor: Sim. Porém não são ornamentais.
Fruto comestível: Não.
Perfume: Não.
Cultivo: Fácil. Até quem nunca cultivou uma planta na vida, vai se dar bem com a Areca Bambu.
Luminosidade: A Palmeira Areca vai bem no sol pleno e na meia-sombra. Se for cultivada no solo, é melhor planta-la no sol pleno. Quando cultivada em vasos, vai melhor na meia sombra, principalmente se ainda for uma mudinha.
Solo: Muito fértil e bem drenado, não pode ser encharcado.
Adubação: Pode ser feita mensalmente com matéria orgânica (esterco, humus de minhoca, farinhas, compostagem etc.). Também pode acrescentar NPK 10-10-10, principalmente nos meses mais quentes, onde a planta cresce mais.
Velocidade de crescimento: Em comparação com as outras espécies de palmeira, ela cresce rápido.
Altura Máxima: Quando cultivada no vaso, fica limitada de acordo com tamanho do vaso, geralmente com atinge 2 a 3 metros. Mas no solo, pode atingir 12 metros de altura se cultivada de forma arbórea, conforme você vai aprender no capítulo específico.
Propagação: Sementes ou divisão das touceiras.
Rega: Vai depender muito do tamanho do vaso e do ambiente que ele esta, mas geralmente 3 vezes por semana. Fique atento a drenagem e cuidado para não encharcar o solo. Quando cultivada no solo, regar somente enquanto é mudinha. Depois que ela se desenvolver bem, não vai demandar mais regas.
Clima: Tropical, Subtropical.
Temperatura ideal: 25º.
Umidade ideal: 50% – 70%.
Toxidade: Não.
Ciclo de vida: Longo / perene. Vive muitos anos.

É a palmeira mais cultivada no Brasil e uma das mais populares do mundo. Pode ser utilizada tanto em vasos para interiores como em touceiras no jardim.

A Areca Bambu é de fato uma planta versátil. Ela pode ser utilizada de tantas formas, que fica até difícil enumerar. Muito desse sucesso se deve pela sua extrema resistência a pragas e doenças, assim como sua baixa necessidade de manutenção.

A Palmeira Areca pode ser utilizada como um vasos solitário, uma composição de vasos, em projetos paisagísticos, em jardins grandes e pequenos espaços. Trata-se de uma palmeira muito bonita, de visual tropical e fácil de cultivar. Por isso que tem conquistado como vez mais admiradores.

Palmeira Areca em vaso

Entender as necessidades básicas dessa palmeira é essecial para a sua crescer linda e viçosa. Então vamos aprender um pouco sobre a Areca Bambu.

Areca Bambu como cuidar

Ela pode ser cultivada tanto em vasos como no solo. Em ambas as formas, seguindo nossas orientações, sua Areca vai se desenvolver muito bem.

Quando plantada em vasos, é melhor cultiva-la em um ambiente de meia-sombra. Tente evitar as horas de sol mais forte, principalmente se você mora em regiões de clima mais quente. Pois isso pode acabar gerando queimadura nas folhas, o que pode ser a porta de entrada para doenças.

Ambientes internos com ar-condiciona devem ser evitados. A palmeira até aguenta ficar alguma semanas, porém vai definhando com o tempo até morrer. O ar-condicionado reduz muito a umidade relativa do ar no ambiente, o que é péssimo para a palmeira. Afeta diretamente seus processos fisiológicos.

Já quando são cultivadas no solo, as Palmeiras Areca se adaptam melhor ao sol. Claro que no início vão demandar cuidados especiais como rega periódicas. Mas depois que se estabelecerem no solo, as Arecas são muito resistentes.

Principais características da Palmiera Areca Bambu

A Areca Bambu tem uma característica muito peculiar. Quando ela é cultivada no sol pleno, as bainhas das folhas ficam com uma coloração bem amarelada. O que confere a planta um visual mais exótico. Mas cuidado para não exagerar na dose de sol, pois se a ponta das folhas começarem a queimar, já é um sinal que a planta está muito exposta à luminosidade.

Folha de Palmeira Areca

As palmeiras são muito resistente a pragas e doenças. Se a sua plantinha estiver no ambiente adequado, dificilmente ela vai ter problemas. Também são muito resistente a escassez de água. Conseguem sobreviver um bom tempo sem água. Portanto, se você esquecer de molhar alguns dias não vai ter problema.

Outra característica importante é que o seu crescimento é bem rápido se comparado as demais espécies de palmeira. Portanto, você consegue quer um belo vaso de Areca bem rápido.

Rega da palmeira Areca

Quando cultivada em vasos, sua palmeira vai exigir regas regulares. A quantidade vai depender do ambiente e do tamanho do vaso. Quanto maior o vaso, maior pode ser o intervalo. Quanto menor o vaso, mais curto vai ser o intervalo entra as regas.

Se o seu vaso estiver no sol ou for uma estação quente do ano, sua palmeira também vai demandar mais água.

Geralmente, as regas ocorrem 3 vezes por semana, mas o ideal é ajustar de acordo com as condições da sua planta.

Lembre-se que a Areca não gosta de solo encharcado. Então é importante fazer um boa drenagem no seu vaso e sempre estar verificando se está funcionando bem.

Quando plantadas no solo, somente vão exigir rega nos primeiros anos de vida. Depois que a palmeira estiver bem estabelecida, com o sistema de raízes formado, não vai precisar mais regar. Em locais muito secos com baixo índice de chuva, deve-se regar a cada duas semanas.

Cultivando a Palmeira Areca

A Areca Bambu pode ser cultivada de 3 formas diferentes, em cada uma delas a sua planta vai atingir uma altura diferente. A diferença é tanta, que ele pode ter 2 metros ou chegar até 12 metros. Incrível né? Então vamos aprender!

Cultivo em vasos

Quando cultivada em vasos, independente de ser em ambiente externo ou interno, o tamanho da sua palmeira vai ficar restrito ao tamanho do vaso. Assim, ela vai crescer e se desenvolver livremente, até o ponto que o vaso vai começar a ficar pequeno e seu crescimento estagna.

Um bom indício que seu vaso esta começando a ficar pequeno para o tamanho da sua palmeira, é reparar se a planta está soltando raiz para fora da terra. Se isso acontecer, já esta na hora de fazer o transplante para um vaso maior.

Outra forma de saber se o vaso está pequeno é tentar enfiar uma pazinha de jardinagem na terra do vaso. Se você tentar e não conseguir porque a terra do vaso está muito dura. É outro indício de que já está na hora de trocar de vaso.

Quando a palmeira quebra o vaso ou estufa ele, não precisa nem falar né! Já passou da hora de trocar!

Voltando ao tamanho final da Areca. Geralmente, nos vasos de tamanho médio (50 cm de altura) elas crescem com vigor até 2 a 3 metros de altura. Depois, começam a desacelerar sensivelmente o crescimento.

Palmeira areca em vaso

Cultivo no solo com porte de arbusto

Quando cultivada no solo, sua Palmeira Areca consegue desenvolver seu sistema de raízes por uma área muito maior que no vaso. Portanto, é natural que ela cresça muito mais rápido e com mais força.

Assim, nós podemos conduzir seu crescimento de duas formas, com porte de arbusto, que vamos ver agora, e com porte arbóreo. No porte de arbusto, nós não fazemos podas severas nas palmeiras, deixamos todos os novos brotos da trouceira se desenvolverem.

Nesse caso a planta vai ter diversas folhas em alturas diferentes, produzindo um grande maciço ver de folhas. Como nas fotos abaixo.

Touceira Palmeira Areca

Nesse estilo de porte, as plantas podem atingir 8 metros de altura. Esse é o tipo de porte natural da palmeira, então não exige nenhum tipo de manejo. Ele é muito interessante para quem quer esconder uma vista, por exemplo. Ou criar uma cerca-viva para ter mais privacidade.

Cerca-viva de Palmeira Areca
Cerva-viva de Palmeira Areca Bambu

Cultivo no solo com porte arbóreo

Nesse estilo de porte, a sua Areca pode atingir até 12 metros de altura. Nele são escolhidos alguns caules (geralmente os maiores). A quantidade fica ao seu critério, podem ser 8, 12, 15. Vai depender do tamanho da touceira que você vai conduzir. Esses caules são preservados e cultivados.

Já os demais caules, são podados continuamente, de modo que nenhum se desenvolva. Somente aqueles selecionados inicialmente. O resultado, é um porte como o da foto abaixo.

Palmeira Areca

Normalmente, esse é o estilo mais cultivado em composições paisagísticas. Pois confere um aspecto mais elegante a palmeira, assim como permite a utilização do seu entorno para plantar ostras espécies.

Adubação

As Arecas não são muito exigentes. A adubação pode ser realizada mensalmente com adubos orgânicos ou NPK 10.10.10.

Preço

Quanto ao preço, temos mais uma boa notícia. Comparada a todas as outras espécies de palmeiras, a Areca Bambu é a mais barata. Normalmente uma mudinha com 1 metro deve custar aproximadamente R$ 15,00(Junho de 2021). O preço aumenta de acordo com a idade e tamanho da planta.

Como utilizar a Palmeira Areca na decoração

A Palmeira Areca combina com quase todos os tipos de vaso. Desde os mais delicados até os mais rústicos. Veja algumas combinações nas fotos abaixo

Palmeira Areca no vasos
Palmeira Areca

Ela pode ser utilizada de forma solitária ou em composições com outras plantas. A dica é misturar ela com outras plantas também de estilo tropical. Costela-de-Adão, Jibóia, Alpínia, Singônio, Croton são excelentes espécies que vão ficar ótimas combinadas com a Areca.

Continuar lendo