Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Otimismo dos pequenos empresários avança pelo quarto mês consecutivo – Money Times

Carreira


(Imagem: krakenimages/Unsplash)

Os donos de micro e pequenas empresas (MPE) estão mais otimistas com relação ao rumo dos seus negócios. De acordo com o levantamento realizado pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), esse é o quarto mês consecutivo em que os pequenos empresários estão confiantes.

Em maio, o IC-MPE avançou 1,8 ponto, chegando a 98,1 pontos, o maior nível desde outubro de 2021, quando indicou 98,9 pontos. O que influenciou na avaliação do empresariado foi a maior circulação de pessoas e a prorrogação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), um programa que disponibiliza empréstimos para pequenas empresas com juros mais baixos e maior prazo.

“A não obrigatoriedade do uso das máscaras e do certificado da vacinação gera uma maior circulação das pessoas. Além disso, pesou nesse resultado também a prorrogação do Pronampe, que tem a intenção de gerar crédito para recuperação das MPE”, pontua o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A recuperação da confiança foi observada em todos os setores pesquisados: comércio, serviços e indústria de transformação. Mas o comércio foi o segmento de maior destaque. Após cair em abril, a confiança das MPE desse segmento voltou a subir em maio. O índice avançou 5,5 pontos, para 91,4 pontos – trata-se do maior nível desde outubro de 2021, quando foram registrados 92,9 pontos.

Já em serviços, o índice teve alta pelo terceiro mês consecutivo, com o maior nível desde outubro de 2013. A atividade com maior contribuição para o IC-MPE foi a de serviços de transporte, ligado ao retorno das empresas ao modelo de trabalho presencial.

Os empresários da indústria são os que estão menos confiantes. Após dois meses de altas consecutivas, a avaliação deles se manteve em patamar neutro ao subir 0,3 ponto.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!



Continue Lendo