Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Os 20 bots do Twitter mais famosos e úteis


Se você é usuário do Twitter, já deve conhecer ou pelo menos ter ouvido falar dos bots do Twitter. Caso você conheça, sabe que há alguns muito interessantes e outros nem tanto. E é exatamente por isso que trago os vinte bots mais famosos e úteis da plataforma.

O que são bots do Twitter?

Para elencarmos os melhores, é preciso primeiro definir do que estamos falando. Um bot do Twitter trata-se de um software que controla uma conta da rede social citada por meio da API da mesma. A API é a Interface de Programação de Aplicações. Ela se resume em regras estabelecidas por um software para a utilização das suas funcionalidades por alguns aplicativos específicos. Aqueles que não querem se envolver em detalhes da implementação.

Sendo assim, um bot pode executar atividades dentro do Twitter de forma autônoma. Exemplos são twittar, retuitar, curtir, seguir, deixar de seguir ou enviar mensagens diretas. Essa ferramenta abre um leque de possibilidades, que pode ser muito bom ou muito ruim. No caso do último, alguns exemplos são bots do Twitter que geram seguidores falsos ou espalham fake news. Nas últimas eleições dos EUA, Donald Trump foi acusado de se utilizar disso para se autopromover falsamente e divulgar mentiras sobre os adversários. A CNN reportou que bots russos retuitaram o ex-presidente dos EUA 500 mil vezes.

Porém, como já dito, os bots do Twitter podem ser algo muito útil, como aqueles que realmente são automatizados. Ou seja, que não possuem alguém se escondendo por trás para fazer atividades ilegais. Recentemente, inclusive, o Twitter anunciou uma funcionalidade que comprova quando a conta se trata de um bot “verdadeiro”.

Muitas informações úteis ou curiosidades interessantes podem ser fornecidas pelos bots do Twitter. E abaixo estão algumas delas.

Archillect (@archillect)

O Archillect é um dos mais famosos bots da plataforma, com quase 3 milhões de seguidores. Ele é utilizado para divulgar fotos de visual estimulante.

Archillect (@archillect) / Twitter

here’s your reminder (@tinycarebot)

A função desse bot é divulgar mensagens que te lembrem de dar uma pausa na sua vida ocupada. “Por favor, lembre de tirar um tempo para ir lá fora, se puder” diz a postagem exemplo acima.

here’s your reminder (@tinycarebot) / Twitter

Year Progress (@year_progress)

A função desse bot é prover a noção de quantos % do ano já se passou. Agora a frase “o ano está passando muito rápido” vai parecer ainda mais forte.

Year Progress (@year_progress) / Twitter

Simpsons Screens (@simpscreens)

Esse é um dos bots engraçados do Twitter cujo objetivo é postar frames aleatório dos Simpsons. Alguns podem ser bastante divertidos.

Simpsons Screens (@simpscreens) / Twitter

DSCOVR:EPIC (@dscovr_epic)

Quer saber como está a Terra vista de cima nesse exato momento? Pois é exatamente isso que esse bot do Twitter traz. Imagens do planeta através da câmera policromática do satélite DSCOVR. A foto acima é de terça 24 de maio, às 22h20.

DSCOVR:EPIC (@dscovr_epic) / Twitter

Free Game Findings (@FreeGameFinding)

Esse é pra você que é gamer. O bot do Twitter Free Game Findings traz alertas sempre que descobre um novo jogo grátis disponível online. No caso acima, o jogo é J. Edgar Hoover, sobre o famoso ex-1º diretor do FBI.

Free Game Findings (@FreeGameFinding) / Twitter

Remind me of this tweet (@RemindMe_OfThis)

Esse bot do Twitter já traz algo diferente. Não se trata de postagens, mas sim de interação. Toda vez que você precisa guardar um tweet e se lembrar depois dele, o ‘Remind me of this tweet‘ te ajudará. Basta mencioná-lo no tweet que quiser e avisar quanto tempo depois você quer ser lembrado dele.

Remind me of this tweet (@RemindMe_OfThis) / Twitter

wayback_exe (@wayback_exe)

Será que dá para sentir saudade da internet discada? Esse aqui é para você que tem saudade da velha internet e está precisando de um momento nostálgico. Entre os bots do Twitter, a especialidade desse é trazer screenshots de sites antigos em navegadores antigos.

wayback_exe (@wayback_exe) / Twitter

Magic Realism Bot (@MagicRealismBot)

Você acredita em magia? Ou que coisas mágicas possam acontecer? Pois esse é o bot do Twitter para você. A cada quatro horas, sai uma história “exagerada” diferente, com um toque de magia. Pode ser bem engraçado. Como no exemplo acima: “Um duque da Mesopotâmia se apaixona por um livro de poesia”.

Magic Realism Bot (@MagicRealismBot) / Twitter

Thread Reader App (@threadreaderapp)

Esse também é um dos mais famosos bots do Twitter. Ele possui mais de 570 mil seguidores. E a sua função é muito útil para os usuários da rede social. O bot lhe ajuda a ler as famosas threads do Twitter (sequência de postagens linkadas) de maneira mais fácil. Basta mencionar o perfil no tweet junto à palavra “unroll“. Depois disso, você recebe um link com todos os tweets em uma única imagem.

Thread Reader App (@threadreaderapp) / Twitter

Colorize_Bot (@colorize_bot)

Esse bot é para você que curte fotografia. Ele transforma fotos antigas em preto e branco em novas imagens coloridas. Basta mencionar o perfil na postagem com a foto em preto e branco e o mesmo irá responder com a versão atualizada.

Colorize_Bot 🤖🌈 (@colorize_bot) / Twitter

Pikaso (@pikaso_me)

É verdade que qualquer usuário pode fazer screenshots no seu celular ou computador, mas às vezes o processo pode não ser tão fácil. A imagem muitas vezes não sai da maneira que se quer, principalmente nos aparelhos móveis. Ou então, o usuário gasta um tempo para chegar ao resultado.

Para facilitar isso, o bot Pikaso apareceu. Basta segui-lo no Twitter e mencioná-lo em um tweet que queira “printar“. Ele irá responder rapidamente com a imagem requisitada. No momento, o perfil, no entanto, não está conseguindo fazer o serviço em postagens com fotos.

Pikaso (@pikaso_me) / Twitter

Emoji Mashup Bot (@EmojiMashupBot)

Os emojis são uma febre nas redes sociais. Porém, há sempre aquele momento em que você não consegue escolher um. Muitas vezes simplesmente não existe um perfeito para o que você deseja expressar.

Pois, entre os bots do Twitter, tem um que pode lhe ajudar com isso. Ele cria emojis novos misturando os designs de outros dois. Você pode tentar usar um dos muitos já disponíveis no perfil; ou então tentar mandar uma mensagem para o mesmo pedindo um novo. Veja o exemplo acima. Trata-se da mistura do emoji de um gato mandando um beijo com aquele de dentes cerrados, com expressão preocupada.

Emoji Mashup Bot (@EmojiMashupBot) / Twitter

phase↝chase (@phasechase)

Se você gosta de jogos de palavras, esse bot é para você. Ele começa com uma palavra e vai mudando uma letra de cada vez. Caso uma nova palavra se forme, ele faz o processo novamente. E assim vai o jogo até que não haja mais como continuar. Todas as possibilidades de palavras formadas formadas com esse conceito aparecem abaixo.

Vale ressaltar que o perfil é internacional, escrito em inglês. Então talvez, caso não esteja familiarizado com o idioma, seja necessário usar um tradutor. Porém, ainda assim é divertido ver os termos que vão sendo formados.

phase↝chase (@phasechase) / Twitter

poem.exe (@poem_exe)

Os poetas de coração também são contemplados entre os bots do Twitter. O poem.exe cria poemas no modelo de Haiku e os posta. Haiku é uma forma curta de poesia japonesa. O perfil utiliza uma técnica baseada em A Hundred Thousand Billion Poems (Cem mil bilhões de poemas, em português) de Raymond Queneau’s.

poem.exe (@poem_exe) / Twitter

Ace Attorney Court Bot (@aceCourtBot)

Esse bot é bem divertido para os gamers. Ele transforma threads do Twitter em casos de Tribunal. Mas não de qualquer tribunal. O perfil usa o jogo Ace Attorney como referência.

Ace Attorney Court Bot 🏳️‍⚧️ (@aceCourtBot) / Twitter

Weber, o bot de política (@weber_bot)

Esse ano é de eleição. Portanto, é importante saber o que os políticos brasileiros estão fazendo ou dizendo. O Weber é um bot do Twitter que divulga a cada três horas o tweet mais popular entre os políticos do país.

Weber, o bot de política (@weber_bot) / Twitter

Dólar Bipolar (@DolarBipolar)

Quer saber como está a cotação do Dólar em tempo real? Basta seguir o Dólar Bipolar e acompanhar todas as variações do Dólar com esse bot do Twitter.

Dólar Bipolar 💸 (@DolarBipolar) / Twitter

NOTEBOOK bipolar (@notebipolar)

Entre os bots do Twitter, alguns servem para economizar um bom dinheiro. Esse perfil, por exemplo, monitora os preços e possíveis promoções de notebooks online. Vale a pena fazer uma checagem por lá antes de comprar o seu. A funcionalidade é boa, pois reúne em um só lugar os preços e características dos produtos de diversos sites. Assim, a sua pesquisa fica mais rápida e mais precisa.

Há alguns outros perfis desse tipo focados em processadores (@cpubipolar) e placas de vídeo GPU Bipolar (@gpubipolar).

NOTEBOOK bipolar // 🤖Monitoro preços de notebook (@notebipolar) / Twitter

Pegabot (@pegabots)

Por fim, trazemos um bot sobre bots. Alguns perfis desse tipo são muito parecidos com “perfis normais”. Muitos deles trazem postagens constantes com informações. Isso de nada difere, a princípio, de uma conta comandada por uma pessoa. Essa diferenciação é muito importante, principalmente em um ano de eleição. Alguns candidatos podem usar bots (daqueles sem intenções boas) para criar perfis falsos. O objetivo geralmente é aumentar seus seguidores ou espalhar notícias falsas sobre os adversários anonimamente.

Mas então como fazer para identificar se trata-se de um bot ou não? Pois o Pegabot chegou para tirar essa dúvida. Basta mencioná-lo em uma postagem sua com o perfil a ser analisado também; ou então dar reply em uma postagem da conta com o @pegabots . O último irá responder a sua dúvida em breve.

Pegabot (@pegabots) / Twitter

Veja também

Por falar nos bots, você sabia que eles chegaram a ameaçar a compra do Twitter pelo Elon Musk? Confira aqui.

Fontes: Botwiki, Archillect, Techpp, Beebom, discover.bot, Twitter.





Veja mais