ONG reaproveita resíduos e constrói escolas na Guatemala

escolas recicláveis ONG Guatemala
Foto: Facebook | Hug It Foward

– Publicidade –

A ONG Hug It Forward começou seu trabalho na Guatemala em 2009, com o objetivo de ajudar comunidades de baixa renda a construir um futuro melhor. Este futuro tem como base o acesso à educação e, como necessidade, a construção de escolas.

Para construir estas escolas, a ONG e as comunidades rurais do país acabaram ajudando a resolver outro problema: a enorme quantidade de resíduos que não tinham uma destinação adequada. Com garrafas plásticas e outros materiais, já foram erguidas 116 escolas.

– Publicidade –

Foto: Facebook | Hug It Foward

As comunidades que querem construir uma escola se inscrevem no projeto e ficam responsáveis pela coleta de pelo menos 6,5 mil garrafas plásticas e outros resíduos. Depois desta etapa, recebem ajuda da ONG e da administração pública, que participam da construção da escola com orientações e fornecimento de mão de obra.

Desta forma, a comunidade, pedreiros contratados pelo poder público e voluntários, realizam juntos a construção com as fundações, pilares e vigas de concreto armado, enquanto as paredes são feitas com ‘eco-tijolos’. Estes tijolos são feitos com os resíduos coletados pela comunidade e são uma opção mais barata e sustentável para as paredes.

Foto: Facebook | Hug It Foward

Além disso, a construção se torna motivo de orgulho e gera um sentimento de pertencimento às comunidades, que participam ativamente de todo o processo. Com a escola pronta, o Ministério da Educação da Guatemala faz a contratação de professores.

Hug it Foward

Apesar da atuação com foco na Guatemala, a ONG Hug It Forward também promove projetos em outros países da América Latina. “Nosso objetivo é compartilhar a tecnologia da escola de garrafa para que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo possa crie sua própria escola de mamadeira, onde for necessário”.

Para mais informações acesse: hugitfoward.org

– Publicidade –

Continuar lendo