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O que vender no Dia dos Namorados


Já, já, chega o Dia dos Namorados. E quem quer aproveitar a data para aumentar as vendas, precisa se preparar com antecedência. Por isso, é muito comum se perguntar: o que vender no Dia dos Namorados?

Embora a resposta exata dependa bastante do segmento em que você atua, a verdade é que a data é uma excelente oportunidade para promover os mais diversos tipos de produtos e serviços. Dessa forma, é possível garantir um bom impulso na sua receita.

Para você que já está pensando na sua estratégia comercial para o Dia dos Namorados, preparamos um conteúdo para ajudar na definição do portfólio da sua loja para a ocasião.

Além disso, falaremos também sobre a origem dessa data e por que ela é comemorada em junho aqui no Brasil!

Por que o Dia dos Namorados é comemorado em junho no Brasil e em fevereiro nos outros países?

Já que vamos falar sobre o que vender no Dia dos Namorados, antes de mais nada, é bom esclarecermos: por que essa data é comemorada em junho pelos brasileiros, enquanto em outros países, ela é celebrada no dia 14 de fevereiro?

A resposta está no que motivou a criação desta data comemorativa. Na Europa e nos Estados Unidos, o dia foi escolhido por estar relacionado a São Valentim, um religioso que ficou conhecido por celebrar casamentos de forma clandestina durante o Império Romano, após proibição do Imperador Cláudio II (que acreditava que homens solteiros tinham melhor desempenho como soldados).

Por essa razão, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, se apaixonou pela filha de um dos carcereiros. Sua pena foi executada em 14 de fevereiro de 269 d.C, mas antes de morrer, ele enviou uma carta romântica à sua amada.

Muitos anos depois, a Igreja escolheu a data para marcar a canonização de Valentim e incentivar casais a celebrarem o sacramento do matrimônio.

Aqui no Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado desde 1948 e a escolha do dia 12 de junho foi motivada única e exclusivamente com fins comerciais.

A criação desta data comemorativa tinha como principal objetivo melhorar o resultado comercial de junho, mês onde o desempenho das vendas não era dos melhores.

Já o dia 12 foi escolhido por ser véspera do Dia de Santo Antônio, celebrado em todo país como “santo casamenteiro”.

Ano a ano, a data emplacou e, atualmente, é uma das melhores datas comemorativas para o Varejo brasileiro.

Em 2021, por exemplo, o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) apurou que o setor registrou vendas de R$ 3,5 bilhões na semana do Dia dos Namorados (6 a 12 de junho), o que representou uma injeção de R$ 2 bilhões na economia em relação à mesma data em 2020.

Dia dos Namorados: o que você deve considerar para aumentar suas vendas

Fazer o planejamento para as vendas do Dia dos Namorados com antecedência é essencial para que você possa:

  • Estudar os dados de anos anteriores e ver qual perfil de vendas do seu negócio na data;
  • Dimensionar adequadamente a compra de produtos, garantindo um bom giro de estoque;
  • Negociar com fornecedores, se preparando adequadamente para atender ao aumento da demanda no período;
  • Organizar as ações promocionais e sair na frente da concorrência. Isso inclui deixar seu site e/ou loja física ambientados para a ocasião e preparar a publicação das ofertas em suas redes sociais;
  • Preparar seu negócio para dias e horários de pico de vendas. Se você tem e-commerce, pense em formas de garantir que a entrega do presente seja feita, sem falta, até o Dia dos Namorados;
  • Avaliar os investimentos necessários e estabelecer as metas que quer alcançar com as vendas.

Além disso, você deve levar em conta algumas características dos produtos na hora de definir o que você vai vender no Dia dos Namorados.

Os presentes com melhor potencial de vendas nesta data são aqueles para uso pessoal do(a) parceiro(a) ou para serem desfrutados a dois.

Isso pode ajudar no direcionamento das ofertas que você vai criar, de acordo com o setor em que atua.

E dá para usar a criatividade, ainda que, aparentemente, você não tenha produtos “românticos”.

Por exemplo: se você tem uma loja de ferragens, sua comunicação pode destacar produtos relacionados a hobbies pessoais ou trabalhos manuais como boas opções de presentes.

Se você tem um salão de beleza, pode oferecer pacotes de serviços para os casais ficarem com o visual em dia para aproveitar a comemoração. E também é possível estabelecer parcerias com estabelecimentos, dando descontos em serviços e produtos que complementem o que você oferece (falaremos sobre isso adiante).

Quer mais uma ideia? Outra boa oportunidade de faturar mais no Dia dos Namorados é investir na customização de produtos e embalagens de presente. Afinal, quem não gosta de receber algo especial e personalizado?

A personalização pode incluir textos, cartões, fotos ou embalagens criativas.

De quebra, você ainda pode incentivar seus clientes a postarem fotos do presente nas redes sociais usando uma hashtag da sua loja para ganhar desconto em uma próxima compra ou participar de algum sorteio de brindes.

Dessa forma, esses serviços adicionais não só podem aumentar o valor gasto pelos seus clientes como ainda gerar engajamento e expandir a visibilidade do seu negócio nas mídias sociais, ampliando o alcance com o público.

Viu a importância de se preparar com antecedência para vender mais no Dia dos Namorados? Aliás, planejamento deve ser uma palavra-chave para quem não quer perder vendas em datas assim…

Que produtos vendem mais no Dia dos Namorados

Para vender bastante no Dia dos Namorados, avalie bem o perfil dos seus clientes, os produtos e serviços que você oferece e use a criatividade para definir suas ações.

Fique de olho nos concorrentes, mas tente se diferenciar deles, oferecendo algo que torne sua oferta realmente única. Isso com certeza aumenta suas chances de ter sucesso.

Em 2021, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que os itens mais procurados para presente no Dia dos Namorados são:

  • Roupas (39,8%);
  • Perfumes, cosméticos e maquiagens (39,8%);
  • Calçados (19,6%);
  • Bombons e chocolates (18,7%);
  • Acessórios (16,7%);
  • Joias e semijoias (15,7%);
  • Flores (13,5%);
  • Jantar (10,8%);
  • Eletrônicos (10,4%);
  • Celulares e smartphones (9,9%);
  • Bebidas (8,7%);
  • Livros (7,8%).

Além disso, você pode consultar a lista de itens mais vendidos em sites de grandes varejistas do e-commerce para pegar dicas sobre tendências e saber o que está em alta no momento!

O importante é ter em mente que o Dia dos Namorados traz uma ótima chance para aumentar as vendas de meio do ano em qualquer segmento.

Seja qual for o tamanho da sua empresa ou o setor que atua, você pode impulsionar seu negócio realizando algumas ações estratégicas. Veja alguns exemplos!

Cestas de produtos

As cestas de produtos são uma ótima maneira de incentivar que seus clientes comprem uma quantidade maior do que pretendiam inicialmente.

Então, ofereça descontos para a compra conjunta de itens que possam ser direta ou indiretamente relacionados à data, seja para presentear alguém, aproveitar a dois ou para deixar seus consumidores preparados para o clima de romance.

Parcerias com outros empreendedores

Fazer parcerias com empreendedores que possam oferecer produtos ou serviços que complementem o seu catálogo é sempre uma excelente alternativa para agradar seus clientes.

Assim, se você vende capinhas de celular, pode buscar parceria com algum lojista que venda aparelhos. Tem uma loja de vinhos? Faça parceria com aquele empreendedor que vende frios e ofereça descontos na compra de queijos e embutidos.

Use a criatividade e cative seus clientes a consumirem mais!

Brindes e cupons de desconto

Todo mundo gosta de ganhar algo. Por isso, os brindes e cupons de desconto fazem tanto sucesso e são considerados uma das melhores ações estratégicas para ajudar a aquecer as vendas para ao Dia dos Namorados.

Vale-presente

Muita gente curte escolher o que quer ganhar. E ainda têm aquelas pessoas que estão em início de namoro e ainda não sabem muito bem que presente escolher… Quem nunca? J

Nessas horas, oferecer o vale-presente aos seus clientes é uma aposta certeira para vender mais no Dia dos Namorados!

Dia dos Namorados: aumente seu fluxo de caixa para vender mais!

Agora que você já viu como o Dia dos Namorados pode ajudar a aquecer suas vendas, vale reforçar: para que todas essas ações saiam do papel, é preciso investir tempo e dinheiro. E a Cielo pode ajudar você com os dois!

Com o Receba Rápido, você não precisa esperar 30 dias ou mais para receber o dinheiro das suas vendas. Assim, você:

  • Recebe o que é seu em até dois dias úteis;
  • Não deixa o seu dinheiro parado;
  • Aumenta seu fluxo de caixa para investir no seu negócio;
  • Pode antecipar pagamentos e aumentar seu poder de negociação com os fornecedores;
  • Tem dinheiro na mão para uma emergência ou

O Receba Rápido está disponível nas máquinas Cielo e você pode habilitar o serviço pelo app Cielo Gestão, pela nossa Central de Atendimento ou pelo nosso site, como mostramos no vídeo abaixo:



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