o-que-sao-etfs?-veja-como-investir-nos-melhores!

O que são ETFs? Veja como investir nos melhores!

Designed by Carlos Muza / Unsplash

ETFs é uma abreviação para Exchange Traded Funds: fundos de investimentos de índices, também chamados de fundos negociados na Bolsa de Valores. Ótimas opções para quem está começando agora a investir ou para quem quiser diversificar investimentos sem tanto risco.

Antes de aplicar dinheiro em ETFs, é necessário que o investidor conheça melhor cada um dos fundos, saiba quanto custam e quais são mais rentáveis. Ficar por dentro dos detalhes também permite saber se o investimento está alinhado com as expectativas e pretensões de cada um.

Neste conteúdo, você encontra tudo o que precisa saber sobre fundos de índices e um lembrete importante para não se desesperar ao perceber que não declarou suas ações no Imposto de Renda.

O que é ETF?

É um fundo de renda variável que tem como base determinados índices da Bolsa de Valores. O objetivo de quem investe nele é obter rendimento igual ou maior do que o índice usado como indicador/referencial.

ETF não é o mesmo que fundo de ações. No entanto, podemos considerá-lo um conjunto de diversas ações negociadas na Bolsa de Valores.

Quem investe em um fundo como esse aplica dinheiro em um conjunto de diferentes ações. Como elas são divididas em cotas e negociadas juntas na bolsa, o desempenho do ETF pode oscilar de acordo com a performance e os resultados de cada uma.

Como investir em ETFs?

O primeiro passo para investir em ETFs é conhecer cada um deles com riqueza de detalhes para compreender sua rentabilidade e saber se estão de acordo com as expectativas do investimento e objetivos de quem investe.

Também será necessário descobrir como acontecem as negociações desses fundos, quem está envolvido com elas e quais tributos são cobrados por esse tipo de investimento no Imposto de Renda. Afinal, cada informação conta para um investimento valer a pena.

E mais: para investir nesse ativo, o investidor precisa ter ou abrir uma conta em corretora de valores ou buscar por especialistas que contribuam com os aspectos técnicos, tributários e financeiros do processo. 

Quais são os melhores ETFs?

Não existe melhor ou pior escolha entre os Exchange Traded Funds: existem fundos mais adequados às intenções e aos objetivos do investidor; fundos que cabem no orçamento e os que talvez sejam um mau negócio porque custam muito alto e por aí vai.

Alguns ETFs seguem o Ibovespa e outros índices nacionais, mas também existem aqueles que seguem o mercado internacional, os que se relacionam a princípios ESG e até os de criptomoedas!

Todos os tipos de ETFs estão listados na Bolsa de Valores brasileira – a B3, parceira aqui da Leoa! – e a lista é constantemente atualizada. No final do mês de outubro de 2021, 49 ETFs de renda variável constavam no catálogo de ETFs da B3.

Ao acessar esse catálogo e clicar na Razão Social de cada fundo, o investidor também encontrará:

  • código de negociação;
  • contato dos agentes autorizados;
  • histórico de cotações; e
  • estatísticas.

Assim, fica sabendo também da rentabilidade do ETF que escolher.

ETF paga dividendos para os investidores?

Não. O que as empresas recebem por esses fundos é reinvestido neles mesmos para valorizar o preço da cota negociada na Bolsa de Valores.

Então quem investe em ETF não precisa se preocupar em declarar dividendos, mas isso não elimina a obrigação de declarar lucro com a venda do fundo, por exemplo. Veja a seguir.

Custos para investir em ETFs

Se você estiver pensando em investir nos Exchange Traded Funds, leve em consideração alguns fatores, como: 

  • taxa de corretagem;
  • taxas de liquidação e emolumentos – cobradas pela própria Bovespa; e 
  • gastos anuais com taxa de administração – cobrada por quem “cuida” do fundo de índice.

Lembre-se de considerar também o pagamento de imposto nos casos de vendas de ativos. A alíquota será de 15% sobre o valor do lucro obtido nessa negociação.

E atenção: mesmo que você não realize uma venda de fundo, deve declará-lo no Imposto de Renda. Todo esse processo fica muito mais fácil quando você conta com a Leoa+, nossa plataforma que faz a apuração mensal dos seus ganhos na Bolsa de Valores!

Original de Leoa

O post O que são ETFs? Veja como investir nos melhores! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.