Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

O que esperar da One UI 5?


Cada vez mais pontual no lançamento de atualizações, a Samsung deve iniciar testes da One UI 5 dentro de três ou quatro meses. Atualmente disponível somente em prévia para desenvolvedores, o Android 13 apresenta novidades importantes para o usuário final e, mesmo que somente em testes, a fabricante sul-coreana já deve estar de olho em recursos para implementar.

Diferente do Android 13, para a One UI 5 resta só especulação. É bastante provável que a Samsung abrace boa parte das novidades preparadas ou sugeridas pelo Google, enquanto desenvolve mecanismos e funções próprias para incrementar a experiência do usuário Samsung.

Quando a One UI 5 será lançada?

Por se tratar de um sistema que sequer foi anunciado, nada dá para afirmar sobre o lançamento. No ano passado, a One UI 4 foi anunciada em outubro, foi experimentada por testadores por alguns meses e, ainda no final do ano, começou a ser distribuída aos donos de aparelhos topo de linha.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A One UI 4 foi lançada em outubro após um breve período de testes (Imagem: Reprodução/Samsung)

Se a empresa repetir o feito, é provável que ela apresente o sistema operacional também em outubro, antecipando novidades em versões experimentais distribuídas de forma restrita na Coreia do Sul, mercado priorizado pela empresa. Até que novidades concretas sejam divulgadas, resta apenas aguardar.

Contudo, segundo fontes ouvidas pelo site SamMobile, testes com o sistema operacional devem ser iniciados entre julho ou agosto deste ano. Não se sabe, porém, se as prévias serão disponibilizadas no mundo inteiro ou somente na Coreia do Sul.

Quais celulares Samsung recebem a One UI 5?

Em fevereiro, a Samsung anunciou que entregaria até quatro anos de atualizações da One UI para dispositivos topo de linha recentes, incluindo os novíssimos Galaxy S22. Segundo a empresa, os aparelhos elegíveis para esse tempo de atualizações são:

  • Galaxy S22;
  • Galaxy S22+;
  • Galaxy S22 Ultra;
  • Galaxy S21;
  • Galaxy S21+;
  • Galaxy S21 Ultra;
  • Galaxy S21 FE;
  • Galaxy Z Fold 3;
  • Galaxy Z Flip 3;
  • Galaxy Tab S8;
  • Galaxy Tab S8+;
  • Galaxy Tab S8 Ultra.

Esses aparelhos, portanto, tem atualização garantida para a One UI 5. É possível que a empresa entregue o update para modelos mais antigos e, até o fim do ano, incremente o próprio portfólio com lançamentos importantes que já rodarão o Android 13 de fábrica.

O que esperar da One UI 5?

Embora a Samsung tenha uma abordagem própria para a interface e ferramentas da One UI, ela não vai muito longe do que o Google propõe. Dito isso, para se ter uma ideia do que haverá na atualização de sistema da companhia sul-coreana, basta olhar para o que o Google desenvolve para o Android. Aqui vão os principais palpites:

Material You mais customizável

A identidade visual da One UI distingue do Android 13, mas a Samsung já se mostrou interessada em abraçar recursos do Material You. As Cores Dinâmicas, por exemplo, estão presentes em aparelhos da fabricante sul-coreana de forma semelhante ao que há nos celulares Pixel. Na One UI 5, isso deve se repetir.

É possível que a Samsung aposte numa abordagem mais customizável, oferecendo diferentes tons para a mesma extração de cores, ou diferentes paletas para compor menus e ícones.

Permissões para notificações

Nem todo aplicativo precisa enviar notificações para o seu celular e não é um processo tão simples desativá-las manualmente no menu de configurações. No Android 13, o processo muda: na primeira vez que o app é aberto, o usuário precisa autorizar o envio de notificações, já que elas não podem ser emitidas por padrão.

Ao iniciar o app pela primeira vez, será solicitada permissão para enviar notificações para o celular (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Acesso controlado a fotos

Para compartilhar fotos num aplicativo instalado no Android 13, não será mais necessário conceder acesso a toda a galeria. No lugar da solicitação da permissão, o usuário poderá selecionar somente as fotos que deseja expor ao programa.

Em sistemas anteriores, a Samsung mostrou que há interesse em abraçar as adições em privacidade e segurança demonstradas pelo Google — como a empresa fez na permissão para “localização aproximada” no Android 12. Na One UI 5, isso deve se repetir com as permissões da galeria.

Conexão Wi-Fi em localização

Ao parear o celular com outros dispositivos via Wi-Fi, o usuário fornece acesso à localização em tempo real para o Google. Essa falha, mesmo que aparentemente inofensiva, recheia os data centers da empresa com um enorme banco de dados com SSIDs de usuários do mundo todo.

Em prol da privacidade, o Android 13 terá mecanismos para resolver essa questão — então, é possível que a One UI 5 também tenha. A permissão “NEARBY_WIFI_DEVICES”, encontrada na prévia para desenvolvedores do Sistema do Robô, fornecerá ao usuário uma lista de dispositivos próximos sem dizer para o Google sua posição exata.

Como nada disso passa de especulação, ainda será preciso aguardar mais um pouco para vazamentos volumosos que anteciparão as novidades da One UI 5 de forma mais concreta.



Veja mais