o-que-e-uma-aceleradora-de-startups?

O que é uma aceleradora de startups?

Como o próprio termo explica, uma aceleradora de startups tem o objetivo de impulsionar os negócios de startups em seus primeiros anos de existência. Trata-se de uma empresa com mais experiência, estrutura e orçamento para apoiar pequenos negócios, trazendo para eles mentoria, oportunidades e investimentos, entre outros reforços.

  • Programa de aceleração de startups da Sodexo abre inscrições para 2ª edição
  • Programa de aceleração da Ambev escolhe 9 startups com projetos socioambientais
  • Meta anuncia startups selecionadas para soluções no agronegócio brasileiro

Uma startup, como já dissemos em outros textos, é um negócio de escalabilidade, isto é, tem um modelo que permite crescer a base de clientes sem ampliar as despesas na mesma proporção. Ao mesmo tempo, é considerado um negócio de alto risco, por entrarem em mercados pouco explorados ou ainda inéditos. Uma aceleradora entra em jogo para ajudar uma startup a romper sua barreira inicial: o break even, o ponto em que os valores dos custos e da receita são iguais.

Para fazer parte de uma aceleradora, a startup deve se inscrever em um processo seletivo. Se for escolhida, terá seu projeto acelerado. A aceleradora assessora os empreendedores e os ajuda a conquistar posição de mercado de diversas formas, como aportes ou apresentando-as a investidores. No processo de mentoria, há orientações para a participação de rodadas de investimento, solução de problemas institucionais, sugestões de recursos humanos e gestão de crises.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Em troca do apoio, a aceleradora se mantém ganhando participação acionária da startup (Imagem: Pixabay)

O interesse da aceleradora no sucesso da startup vem do fato de que passam a atuar juntas. Em troca do apoio, a organização se mantém ganhando participação acionária em cada startup que apoia. Portanto, quanto mais negócios debaixo do seu “guarda-chuva” derem certo, mais crescimento para a própria aceleradora também.

É por isso que as melhores aceleradoras do mercado são as que conseguem alavancar mais startups, pois não apenas isso renderá lucros para a organização, como também melhorará sua reputação. Claro, a concorrência para entrar em uma grande aceleradora também é acirrada, devido aos altos critérios que ela estabelece. Vale se preparar bem para conseguir conquistar esse importante parceiro comercial.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Veja os benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe
  • O Galaxy S21 vai valer a pena na Black Friday?
  • Samsung anuncia Galaxy A03 com grande bateria, câmera de 48 MP e mais
  • Linha Oppo Reno 7 é oficial com três modelos e cara de iPhone