Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

o que é, desafios e dicas!


Você tem um negócio familiar ou quer saber mais sobre famílias empreendedoras? O empreendedorismo familiar pode trazer uma série de vantagens para quem atua nesse modelo, mas também traz desafios únicos, que precisam ser enfrentados para garantir a continuidade do negócio.
No post de hoje, vamos ver o que é empreendedorismo familiar, quais os principais desafios enfrentados pelas empresas familiares e algumas dicas para manter a continuidade do negócio ao longo dos anos. Vem ver!

O que é empreendedorismo familiar?

O empreendedorismo familiar, como o nome sugere, está relacionado às empresas conduzidas por famílias e que passam de geração para geração. Normalmente, esses negócios valorizam a tradição e a essência dos tempos iniciais da empresa, apostando no fortalecimento da cultura organizacional ao longo do tempo. Nesse modelo, a gestão costuma ser centralizada e há um ambiente forte de confiança e aprendizado.
Além disso, os membros da família podem ocupar diferentes cargos dentro da organização, da mesma forma como funcionários fora da família também podem trabalhar na empresa.

As empresas familiares enfrentam os desafios que qualquer pequeno negócio conhece bem, como gestão financeira, gestão de vendas e atração de clientes. Mas há alguns desafios específicos com os quais essas empresas precisar lidar para se manter ao longo dos anos. A seguir, conheça quais são eles!

Desafios do empreendedorismo familiar

Separamos 4 desafios que fazem parte da realidade de quem tem um negócio com a família. Vem ver!

Sucessão e continuidade do negócio

A sucessão é um desafio para as empresas familiares e consiste no processo de decisão de quem ficará responsável pelo negócio a cada geração. Esse é um elemento fundamental para a continuidade da empresa e precisa ser bem planejado.

Da mesma forma, se mais membros da familía irão trabalhar no negócio, isso também precisa estar estruturado. A ideia é aproveitar o que cada pessoa tem de melhor para melhores resultados dentro da empresa.

Retenção e fidelização de clientes

Os clientes fazem o futuro do negócio. Mas, para isso, é preciso se preocupar com os seus consumidores atuais. E isso significa investir em retenção e fidelização, um dos grandes desafios das empresas familiares.

Por outro lado, uma das vantagens desse modelo é, justamente, a proximidade com os clientes. Os pequenos negócios de família permitem que você crie uma relação de confiança e credibilidade com os seus consumidores, o que evita perder clientes para a concorrência. Mas, para isso, as empresas familiares precisam apostar em um atendimento personalizado e de excelência para manter os consumidores.

Manter a essência e o propósito

Quem trabalha em uma empresa familiar precisa lembrar que, no início, ela foi criada por um motivo, que foi o que consolidou o negócio e conquistou os clientes, com um diferencial competitivo. Por isso, um dos desafios é manter essa essência ao longo dos anos, o que nem sempre é fácil com a mudança de gestão.

Nesse sentido, ter clareza em relação ao propósito da empresa ajuda os membros da família a manterem esse propósito vivo. Isso vale tanto para os produtos, como para o serviço oferecido, mesmo que mudem ou que o negócio cresça.

Dicas para empresas familiares

Agora que você já viu os desafios, confira 4 dicas para construir empresas familiares de sucesso e manter sua essência com o tempo!

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um elemento importante para as empresas familiares se diferenciarem no mercado, além de ser fundamental para a retenção.

As famílias empreendedoras devem criar proximidade com os clientes para consolidar um público fiel. A ideia é atrair mais consumidores por meio de recomendação. E para isso, oferecer um atendimento de excelência é essencial.

Nesse sentido, algumas dicas para oferecer um bom serviço, envolvem:

  • coletar os dados dos clientes para personalizar o atendimento
  • entender as preferências de consumo dessas pessoas
  • alinhar o serviço oferecido de acordo com essas preferências (como meios de pagamento, produtos e condições de parcelamento)

Inovação

Para empresas familiares, é importante acompanhar tendências para equilibrar tradição e modernidade. A ideia é modernizar processos e adotar tecnologias, sem perder a essência e o propósito do negócio.
Assim, essas empresas devem buscar manter a cultura organizacional e, ao mesmo tempo, expandir o negócio. Mas as tecnologias implementadas precisam fazer sentido para o modelo de empresa. Por isso, é interessante auditar os seus processos para identificar gargalos e pontos de melhoria, identificando quais ferramentas poderiam otimizar as operações.

Para empresas familiares, pode haver uma certa resistência à mudança, mas é importante entender que a inovação pode, inclusive, ajudar a manter a qualidade do serviço oferecido há anos pelo negócio. Então, os gestores precisam ter uma mentalidade aberta para incorporar tendências quando fizer sentido e for necessário para o crescimento da empresa.

Equilíbio interno

Por mais que as empresas familiares possam se beneficiar da relação de confiança entre os membros, os conflitos também podem acontecer. Por isso, para evitar brigas, é importante investir em gestão de conflitos e separar o pessoal do profissional.

As famílias empreendedoras podem atingir esse objetivo com aconselhamento profissional, mas também é importante ter um movimento interno, com treinamentos e alinhamento para conscientizar os membros da equipe em relação aos valores e à cultura organizacional.

Nesse sentido, o autoconhecimento é importante. Para que cada membro da família seja valorizado, é preciso entender como cada um pode contribuir para o negócio. Aqui, entram desde interesses de cada um, como habilidades, formação e experiência profissional.

Equipe jurídica

Se você tem uma empresa familiar, é importante ter um aconselhamento jurídico para alinhar todas as expectativas entre os membros da família que participarão do negócio. Além disso, a equipe jurídica é fundamental para ajudar as famílias empreendedoras no planejamento sucessório, para evitar conflitos e garantir a continuidade da empresa.

Conheça uma família empreendedora

A Stone apoia o empreendedorismo familiar. Temos diversos clientes com negócios familiares e que confiam na gente para cuidar do seu crescimento.

Com empreendimentos de sucesso em Foz do Iguaçu, as famílias Salvatti e Raffagnin são um exemplo de como o empreendedorismo familiar pode trazer bons frutos. Quer saber mais sobre essa história? Então, assista ao primeiro episódio da série Brasil com S.



Veja mais