o-melhor-robo-aspirador-para-comprar-agora

O melhor robô aspirador para comprar agora

Os robôs aspiradores são grandes aliados na manutenção da limpeza das nossas casas. Juntando a praticidade com a tecnologia, conseguimos amenizar e até mesmo diminuir a quantidade de tempo que dedicamos a esse tipo de tarefa.

Nos últimos meses, testei uma variedade de modelos com diferentes propostas e preços na minha casa. Pude avaliar uma série de características diferentes entre eles e assim consegui dividir entre as versões mais adequadas para cada tipo de perfil e usabilidade diferentes. Confira na nossa matéria.

Como fizemos a seleção

Realizei diversos testes com diferentes robôs aspiradores nos últimos meses. Entre as experiências de uso com o Roomba S9+ ao WAP W300, pude elencar os melhores robôs aspiradores com base em diferentes categorias. Do topo de linha ao mais barato, você, com certeza, encontrará um modelo para o seu tipo de necessidade.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Melhor robô aspirador no geral: Roomba S9+

Entre os robôs aspiradores testados por mim, é impossível escolher outro modelo para essa categoria que não o Roomba S9+, da iRobot. O topo de linha da fabricante — a primeira a vir para o Brasil com esse tipo de produto — é a versão que se destaca pela construção, tecnologia e praticidade unidas em um único aparelho.

O S9+ é o que tem maior poder de sucção entre todos os outros lançados por aqui. Nos testes que fiz em minha casa, pude notar a qualidade da limpeza feita nos pisos. Mesmo quando a poeira e as partículas de sujeira não estavam tão próximas da escova rotatória, ele conseguia sugar para perto do mecanismo extrator (localizado na parte inferior) e a eliminava na hora.

Inclusive, esse mecanismo faz grande diferença na higienização dos ambientes, principalmente em locais em que existam muitos cabelos e pelos de animais. Conforme o robô vai sugando a sujeira, ele consegue quebrar e desemaranhar tudo o que vai sendo coletado. Ou seja: o usuário não vai precisar fazer a manutenção a cada ciclo realizado, já que dificilmente ficará algo enroscado nas rodas ou em outra parte do produto. Para quem tem pets em casa, sabe o tanto que isso ajuda no dia a dia.

O Roomba S9+ tem uma base que esvazia automaticamente a recipiente de sujeira do robô (Imagem: Ivo/Canaltech)

Confira a análise completa do Roomba S9+

O cesto coletor é outra característica muito positiva referente a construção desse modelo, já que fica localizado na parte superior dele, sendo possível acessá-lo através da tampa protetora.

Além de garantir que nenhuma sujeira caia novamente no chão, é possível lavar a peça completamente (com exceção do filtro HEPA) caso haja necessidade.

Essa também não será uma preocupação recorrente de quem adquirir o modelo, já que a base automática coletora de sujeira fará praticamente todo o trabalho. Sim, essa versão conta com uma espécie de “torre” em que o Roomba, assim que finalizar o ciclo de limpeza, volta para recarga e desabastecimento das partículas.

E como estamos falando do melhor robô aspirador da linha, a tecnologia envolvida na parte dos sensores, mapeamento e conexão também é um destaque à parte. Ele tem integração com o Google Assistente e com a Alexa, da Amazon.

É possível pedir para que ele inicie um ciclo de higienização através de um comando de voz. Apesar de as frases serem compridas e difíceis de serem decoradas, é interessante saber que existe a possibilidade de serem utilizadas.

Modelo tem uma dupla de escovas emborrachadas na parte inferior (Imagem: Ivo/Canaltech)

Outro destaque importante é que, após a primeira limpeza ser realizada pelo S9+, o app próprio disponibiliza um desenho do local onde ele passou. O usuário pode dividir esse mapa por cômodos e selecionar de que maneira deseja que o robô realize as próximas sessões: completas ou somente em pontos específicos.

E se você ficar o dia inteiro fora do trabalho e gostar de manter a casa sempre limpinha, é possível fazer a programação de quais dias e períodos deseja que ele realize a higienização do ambiente.

Mas vale lembrar: tudo que é bom, acaba custando caro, infelizmente. É possível encontrar o topo de linha da iRobot por R$ 9.500, aproximadamente. Uma quantia bastante considerável.

  • Acompanhe o Canaltech Ofertas para conferir promoções do Roomba S9+

Melhor robô aspirador que passa pano: Samsung POWERbot-E

A segunda opção da nossa lista é o Samung POWERbot-E, um robô aspirador que passa pano de maneira eficiente. A gigante sul-coreana também apostou nesse mercado, sendo este um dos modelos intermediários lançados por ela.

Diferentemente do Roomba, citado mais acima, a função de mapeamento não é disponibilizada aqui. O padrão de limpeza do aparelho é feito através de erros e acertos, já que os sensores evitam (na maioria das vezes) que ele saia batendo nas paredes e obstáculos do local.

Apesar disso, os testes que realizei na minha casa demonstraram eficiência na higienização como um todo, principalmente quando utilizamos mais de um modo de limpeza no mesmo ambiente.

É possível escolher entre a limpeza automática, zigue-zague, limite ou pontual. Dependendo de onde utilizar o robô, a combinação entre eles entrega excelente qualidade na finalização dos ciclos.

Samsung POWERbot-E é uma boa opção para quem não tem muitos tapetes em casa e precisa de um robô que passa pano (Imagem: Ivo/Canaltech)

O app próprio permite alterar a potência da sucção, caso o usuário queira garantir que nada fique para trás. Na maioria dos testes que eu realizei, usei essa característica em seu nível máximo, mas se preferir limpeza menos ruidosa e barulhenta. As outras opções são interessantes, porém sacrificam parte do processo.

Confira a análise completa do Samsung POWERbot-E

Um dos principais diferenciais do POWERbot-E é que, além de ser um aspirador robô, ele também passa pano úmido no local em que ele estiver sendo utilizado, sendo que as duas funções são ativadas ao mesmo tempo. Ele também tem os coletores de lixo e de água totalmente separados, sendo esse um ponto muito positivo dessa versão.

Normalmente, os concorrentes que possuem essas mesmas características acabam dividindo o mesmo compartimento, não tornando muito prática a utilização por esse motivo.

É possível, inclusive, controlar a quantidade de água que vai umedecer a microfibra no processo, não deixando ele nem muito seco e nem úmido demais.

Ressaltando que, nesse reservatório, não pode ser adicionado nenhum tipo de produto químico. Caso o usuário queira que o piso fique com algum cheiro específico, deverá aplicá-lo diretamente no chão.

O recipiente de sujeita é separado do de água no POWERbot-E (Imagem: Ivo/Canaltech)

O robô vem com um controle remoto, caso a pessoa prefira realizar o acionamento dessa forma, mas devo confessar que o achei um acessório desnecessário.

Por existirem soluções mais práticas — através do app próprio — para realizar os ciclos de limpeza, acabei esquecendo essa possibilidade.

O que posso afirmar é que o Samsung POWERbot-E é um ótimo robô aspirador que passa pano, trazendo praticidade para o dia a dia. Seu preço atual gira em torno de R$ 2.000, aproximadamente.

  • Acompanhe o Canaltech Ofertas para conferir promoções do Samsung POWERbot-E

Melhor robô aspirador custo-benefício: Eufy RoboVac G10 Hybrid

Apesar de o RoboVac G10 Hybrid, da Eufy, também ser um robô aspirador que passa pano, ele se encaixa na categoria do custo-benefício. Essa escolha foi feita levando em consideração tudo o que modelo entrega em sua construção, além, obviamente, de seu valor de mercado.

A minha experiência com ele foi bastante positiva, principalmente no quesito desempenho. Essa versão tem dois níveis de sucção, para serem utilizados dependendo de como o ambiente estiver.

Em situações em que o local está mais sujo, cheio de pelos e cabelos, por exemplo, o nível máximo de aspiração ajuda a sugar mais partículas e impurezas do piso. É claro que isso sacrifica a autonomia dele no total, mas quando percebemos a qualidade da limpeza que ele faz, vale a pena.

O RoboVac G10 Hybrid é uma ótima opção econômica nesse segmento (Imagem: Ivo/Canaltech)

O G10 tem duas escovas giratórias, ficando uma de cada lado do robô, aumentando a área de coleta da sujeira.

Para quem tem pets em casa, por exemplo, essa é uma excelente característica de construção, já que os pelos costumam se espalhar pela casa com facilidade. Já a escova extratora não está presente nesse modelo, o que para algumas pessoas pode ser visto como algo negativo.

Confira a análise completa do RoboVac G10 Hybrid

Serei sincera que não vejo grande diferença na limpeza entre os modelos básicos/intermediários que vem com ela ou não considerando pisos lisos e frios. Mas, se você tem carpete ou tapetes grandes em casa, vale saber da ausência nesse modelo.

Assim como todos os outros citados da lista, possui app próprio para iniciar, controlar e programar os ciclos de higienização do local, tornando a utilização mais prática para a correria do dia a dia.

O RoboVac G10 Hybrid não tem escovas coletoras na parte de baixo, apenas as giratórias (Imagem: Ivo/Canaltech)

Ele, assim como o POWERbot-E, passa pano úmido enquanto realiza sua outra função, mas existe um detalhe sobre essa característica que eu não gosto: os reservatórios de água e de pó ficam localizados no mesmo compartimento do produto, divididos através de um encaixe entre eles que não me parece uma boa ideia.

Lembro que, no processo de tirar esses recipientes, chegou a cair um pouco de água junto com a poeira, e eu, obviamente, precisei lavar tudo em água corrente para que a situação não ficasse pior. Não descarto o G10 como um bom produto, mas penso que essa não é uma função muito eficiente.

Tirando esse detalhe, a fabricante fez um bom robô aspirador com boas funções para a utilização. Seu preço atual gira em torno de R$ 2.000, aproximadamente.

  • Acompanhe o Canaltech Ofertas para conferir promoções do RoboVac G10 Hybrid

Melhor robô aspirador barato: Wap W300

O W300, da WAP, pode até ser o modelo mais barato da nossa lista, mas acredite: ele não decepciona. Normalmente, as pessoas que procuram produtos como os robôs aspiradores acabam ficando em dúvida devido à quantidade de opções diferentes disponíveis no mercado.

Algumas dicas valiosas que posso passar para minimizar qualquer dor de cabeça nessa situação são: procure fabricantes que tenham assistência técnica e fácil reposição de peças dentro do território nacional.

Por serem produtos mais simples, podem precisar desse tipo de serviço e depender da importação na atual situação que o dólar se encontra não é muito legal.

Esse modelo da WAP tem essas duas características atreladas a ele, deixando o W300 mais atrativo para os potenciais consumidores. Nos testes que eu realizei, posso afirmar que fiquei impressionada com a performance que obtive depois de completar um ciclo de limpeza.

Não vou mentir: ele não é muito “inteligente” e acaba se perdendo em alguns momentos, mas essa é uma experiência quase que certa quando falamos de versões mais simples desses robôs.

Fora isso, ele conseguiu coletar uma infinidade de partículas, cabelos, pelos, poeira e, o mais importante, conseguiu aspirar debaixo da minha cama tamanho queen.

Wap W300 (Imagem: Divulgação/Wap)

A bateria dele dura em torno de 45 minutos a 1 hora dependendo do modo de limpeza, potência da sucção e superfície que estiver passando. Essa versão acaba demorando um pouco mais para carregar (em torno de 3h30/4 horas), mas é algo aceitável pelo preço que custa.

Outro detalhe da construção dessa versão que me agrada é o fato de o reservatório da sujeira ser localizado na parte superior do modelo, abaixo da tampa de proteção.

Como citei mais acima, robôs que tem esse recipiente localizado na parte de trás acabam deixando a sujeira “escapar” quando são retirados para limpeza, tornando a experiência de uso frustrante, já que nenhum de nós gosta de ter contato direto com esse tipo de resíduo.

Ele também volta para a base sozinho assim que percebe que a bateria está acabando. Então pode ficar tranquilo que você não vai precisar procurá-lo pela sua casa.

Por fim, posso afirmar que entre as opções baratas disponibilizadas no mercado nacional, o W300 conta com excelentes características e é adequado para usuários que procuram custo-benefício nesse tipo de produto. Seu preço atual gira em torno de R$ 900, aproximadamente.

  • Acompanhe o Canaltech Ofertas para conferir promoções do Wap W300

Esperamos que nossas sugestões te ajudem a escolher o melhor robô aspirador para a sua casa. Até a próxima!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Veja os benefícios que todo MEI tem direito e pouca gente sabe
  • WhatsApp finalmente recebe um criador de figurinhas nativo, mas há um porém
  • Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal | Veja como está o elenco 20 anos depois
  • 10 atores de Harry Potter que já morreram