Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Notebook Dell Inspiron 15 3000


A Dell é uma das líderes no mercado de computadores e notebooks. A empresa sempre disponibiliza uma série de modelos que se encaixam perfeitamente no seu orçamento. Hoje vamos trazer a análise completa do Dell Inspiron 15 3000, que executa bem sua função e pode ser um poderoso aliado no seu cotidiano.

REVIEW: Notebook Dell Inspiron 15 3000

Design e construção

Primeiro vamos falar da carcaça do Dell Inspiron 3000. Ela foi feita de policarbonato, um tipo de plástico que agrada ao toque. O notebook da Dell enviado para análise veio na cor prata, ou Platinum Silver, como batizado pela empresa. Caso queira, ainda há a opção pela cor Apollo, Preto Carbono. 

Imagem da carcaça do notebook
O símbolo da Dell é inconfundível Imagem: Ailton Bueno)

Essa escolha faz com que o aparelho não seja pesado, com aproximadamente 1,84 quilogramas, ou seja, é fácil de transportá-lo para lá e para cá, caso seja necessário. Quando abrimos o notebook, na sua tela, há uma pequena parte plástica que deixa o teclado levemente inclinado, facilitando o seu uso.

Imagem a média distância do notebook
O design do Notebook Dell Inspiron 15 3000 é bastante elegante (Imagem: Ailton Bueno)

A única coisa que senti falta no teclado foi uma retroiluminação. Não há nada do tipo, então caso você seja um usuário noturno, terá que decorar a localização de cada tecla, ou então manter a luz acesa. 

Imagem do teclado do notebook
A princípio o teclado é levemente desconfortável, mas com o tempo fica mais fácil de se usar (Imagem: Ailton Bueno)

Outra coisa que preciso apontar aqui é que o teclado foi construído em material levemente rugoso, por falta de palavra melhor. Então, pelo menos no meu uso, as primeiras horas foram um tanto quanto diferentes, mas com o tempo, essa sensação foi diminuindo, e se tornando mais natural.

Conectividade e portas

E seguindo a onda dos últimos aparelhos da Dell, o Notebook Dell Inspiron 15 3000 possui todas as suas portas no mesmo espaço onde está localizado o teclado, só que na lateral, obviamente. Somente o leitor de digitais fica na parte de cima, no canto superior direito.

Imagem das entradas do lado direito do notebook.
Imagem da lateral direita do Notebook (Imagem: Ailton Bueno)

Como portas, temos aqui 3 entradas USBs, uma entrada HDMI, uma entrada para cartões SD e uma entrada para fones de ouvido. Além disso, há também a conexão via Bluetooth, onde podemos conectar toda sorte de dispositivos, como mouses, teclados, controles, impressoras e muitos outros. 

Lado esquerdo do notebook
Imagem da lateral esquerda do Notebook (Imagem: Ailton Bueno)

Preciso destacar um ponto negativo do Notebook Dell Inspiron 15 3000, seu touchpad, apesar de grande e feito com um material bastante deslizante, fica manchado com extrema facilidade. Depois de meia dúzia de cliques, eu notei uma mancha aparecendo onde clicamos com o botão direito. Isso é irritante, mas facilmente limpável. 

Tela e som

A tela do notebook Dell Inspiron 15 3000 tem 15,6 polegadas, o que é um tamanho muito bom para um aparelho do seu tipo. Ela traz uma resolução de 1920×1080 com a tecnologia WVA (Wide Viewing Angle, ângulo amplo de visão em tradução literal). Ou seja, mesmo olhando de grandes ângulos, podemos enxergar tudo o que se passa na tela, ideal para aqueles momentos onde queremos mostrar alguma coisa para grupos de amigos.

Foto do notebook com um pôster do dr. Estranho
Pôster do Dr. Estranho (Imagem: Ailton Bueno)

A tela no geral é muito boa, e as cores ficam muito vivas. Não há muito o que comentar sobre sua qualidade que é realmente muito boa. Quanto ao som, realizei um teste com a música Painkiller, da banda Judas Priest, utilizando um decibelimetro. E de acordo com o aplicativo, o Notebook Dell Inspiron 15 3000 alcançou uma média de 85 decibéis. Pefeito para preencher uma sala, por exemplo, mas sem causar danos à saúde.

Bateria

Para testar a bateria, eu usei o computador de duas maneiras diferentes: uma jogando uma partida inteira de Fortnite e o restante do tempo navegando normalmente pela web (vendo vídeos, ouvindo música, acessando o WhatsApp Web, Instagram, essas coisas). Por algum motivo, a tela onde são mostradas as porcentagens de uso da bateria resetaram sozinhas. 

Contudo, pelo que pude analisar o uso ficou da seguinte maneira: uma partida de 15 minutos de Fortnite e cerca de 1h15 de navegação consumiram 50% da bateria. Isso tudo com a iluminação no máximo e usando as saídas de som do Notebook Dell Inspiron 15 3000. Resumindo, uma boa duração para a bateria. Porém, é sempre bacana manter a fonte de recarga por perto, ainda mais para não perder algum trabalho que estava sendo desenvolvido.

Câmera

Caso seja necessário, o Notebook Dell Inspiron 15 3000 possui também uma câmera de fábrica. Sua qualidade não é a melhor do mundo, mas pode quebrar um galho na hora de uma reunião ou teleconferência. Para vídeos ela alcança até 720p com 30FPS e já vem com um microfone. 

Imagem do autor tirada na câmera do notebook dell inspiron 15 3000
Foto tirada na câmera do Notebook Dell Inspiron 15 3000 (Foto: Ailton Bueno)

No quesito fotografia, ela possui apenas 0,9 megapixel com uma proporção de 16:9, ou a resolução de 1280 por 720. Nada de outro mundo, mas pode registrar aquele momento único, caso seja necessário. Um único porém é que não como tampar a câmera naturalmente, então, caso você prefira, será necessário procurar alguma solução, como uma fita isolante, ou algo da sua escolha. 

Ruído e aquecimento

A saída principal de ar fica localizada próximo da tela do Notebook Dell Inspiron 15 3000. E durante os testes, seja com os jogos, ou os sintéticos, em momento nenhum foi notado aquecimento exagerado. Obviamente que se colocarmos o dedo na saída de ar, ela estará quente, mas nada demais.

Quanto ao ruído, em alguns momentos, principalmente durante os jogos, eu notei um barulho um pouco mais alto da ventoinha. Mas novamente, nada de turbina de avião ou similar a um PlayStation 4 rodando jogos mais novos. Caso esteja ouvindo a música jogo, isso passará despercebido.

Sistema

O Dell Inspiron 15 3000 enviado para análise possui dois pentes de 4GB, ou seja, totalizando 8GB de memória RAM, com um SSD de 252 GB, uma placa de vídeo Intel IrisX que compartilha a memória, e um processador Intel Core  i7-1165G7 de 11ª geração. Durante os testes, o único momento onde achei que havia travado foi quando abri o jogo Rocket League pela primeira vez. Porém, depois de aberto, tudo fluiu de forma bastante natural. Normalmente eu uso o Microsoft Edge, e gosto de usar várias abas ao mesmo tempo, enquanto vou fazendo outras atividades no PC, e tudo transcorreu muito bem. 

Imagem da tela de sistema com o nome dos componentes do pc.
As configurações não são as mais potentes, mas cumprem seu papel (Imagem: Ailton Bueno)

De acordo com o site da Dell, o usuário pode escolher variações para as peças mencionadas acima. Por exemplo, há como mudar para um i5, por exemplo, modificar o tamanho da memória, o modelo da placa de vídeo e por aí vai. Contudo, cada uma dessas modificações pode alterar o valor do Notebook Dell Inspiron 15 3000 e também o seu desempenho.

Desempenho

Testes sintéticos

PC Mark 10

Imagem com diversos resultados da tela do pc mark 10
Valores obtidos no teste feito pelo PC Mark 10 (Imagem: Ailton Bueno)

O PC Mark 10 tem como função avaliar o uso de computadores em atividades do cotidiano. Ou seja, ele quantifica em pontos diversas ações, como navegar pela internet, vídeo chamada, planilhas e editores de texto, e muitos outros.

Cinebench 23

Imagem da tela do cinebench r23 com um resultado de 1089 pontos no mononúcleo
No teste mononúcleo, o notebook teve bom desempenho (Imagem: Ailton Bueno)

Enquanto o PC Mark 10 testa o uso do PC, o Cinebench 23 avalia o poder do processador. Para isso são realizados dois testes distintos: um mononúcleo, e outro com todos eles ativos. Ao fim de cada teste ele atribui pontos, e podemos comparar com outros modelos qual a posição e assim ter ideia da potência do nosso aparelho.

Imagem do cinebench r23 com 2823 pontos de resultado no multinúcleo.
Enquanto no multinúcleo, os resultados não foram tão bons (Imagem: Ailton Bueno)

Como podemos ver, os testes realizados no Notebook Dell Inspiron 15 3000 colocam seus resultados como medianos, muito por se destacarem em algumas categorias, e não tão bem em outras. No Cinebench 23 podemos ver que ao executar tarefas que necessitam de um núcleo apenas, o nosso processador ficou no top 5 dentre todos os comparados pelo programa, enquanto em multinúcleos não foram tão bons, deixando nosso aparelho somente na décima segunda colocação.

Testes em games

Para os jogos foram selecionados dois jogos completamente diferentes, mas ambos gratuitos: Rocket League e Fortnite. O primeiro nos coloca em uma disputa intensa com carros que querem marcar o gol, enquanto o segundo nos coloca numa arena com outros jogadores que lutam até restar um. Curiosamente, tive resultados diferentes, e confesso, inesperados.

Imagem do carrinho de rocket league durante a partida.
Rocket League funcionou tranquilamente durante os testes (Imagem: Ailton Bueno)

Ao ligar o jogo Rocket League, achei que o fato da placa de vídeo compartilhar da memória seria um problema para o jogo, já que ele é bastante frenético. Contudo, não houve nenhum problema, nenhuma queda brusca de quadros nem nada do tipo. As partidas funcionaram suavemente. 

Imagem do game fortnite com um personagem no alto de uma montanha com desertos e florestas
Note que perto do mapa mostra a contagem de FPS para essa cena. (imagem: Ailton Bueno)

Porém, o mesmo não pode ser dito de Fortnite. Durante as partidas, sempre que estava em um campo aberto, o computador sofria para manter uma boa taxa de quadros, mas não conseguia. A variação ficava entre os 5 e os 45FPS. Ao entrar em uma casa, por exemplo, tudo ficava mais estável, na casa dos 35FPS. O que não fazia com o que game fosse propriamente jogável.

Em jogos baseados em navegadores, nenhum problema. É só selecionar o jogo, colocar seu controle, caso o tenha, e curtir.

Conclusão

Se você é estudante, universitário, ou simplesmente um usuário comum, o Dell Inspiron 15 3000 (R$ 4.699 na Americanas) é sua pedida ideal. Ele consegue realizar com maestria muitas das atividades do cotidiano e possui uma bateria que pode aguentar o tranco por algumas horas. E para os momentos de lazer, ele consegue também executar jogos um pouco mais antigos ou que não sejam tão exigentes. Agora, se seu uso é mais parrudo, como editar vídeo, ou jogos mais pesados, talvez seja bom dar uma olhada nos outros modelos da família Dell.

Ficha Técnica

Imagem do notebook
Notebook Dell Inspiron 15 3000 (Imagem: Ailton Bueno)
Modelo Notebook Dell Inspiron 15 3000
Processador 11ª geração de Intel® Core™ i7-1165G7 (4-core, cache de 12MB, até 4.7GHz)
Sistema operacional Windows 11 Home Single Language, Português
Placa de vídeo Placa de vídeo Intel® Iris® Xe com memória gráfica compartilhada
Tela Full HD de 15.6″ (1920 x 1080) WVA
Memória Memória de 8GB (2x4GB), DDR4, 2666MHz; Expansível até 16GB (2 slots soDIMM)
Armazenamento SSD de 256GB PCIe NVMe M.2
Cor Platinum Silver – Prata
Teclado Teclado padrão em português, com leitor de impressão digital (compatível apenas com Windows)
Portas 2 portas USB 3.2 de 1ª geração
1 porta USB 3.2 de 1ª geração
1 porta USB 2.0
1 conector de áudio
1 porta HDMI 1.4
Slots 1 slot M.2 2230 para placa de WiFi e Bluetooth
1 slot M.2 2230/2280 para unidade de estado sólido (SSD)/Intel Optane (não possui slot SATA)
1 slot de cartão SD
Dimensões Altura (frontal): 17,50 mm (0,68″) Altura (traseira): 18,99 mm (0,74″) Largura: 358,50 mm (14,11″) Profundidade: 235,56 mm (9,27″) Peso: 1,85 kg (4,07 lb)
Câmera Câmera HD de 720p a 30 FPS com microfone único integrado
Áudio e alto-falantes Alto-falantes estéreo, 2 de 2 W = 4 W no total
Chassi Policarbonato
Wireless Placa de rede 802.11ac, WiFi 1×1 e Bluetooth
Bateria principal Bateria de 4 células e 54Wh (integrada)
Energia Adaptador CA de 65 Watts
Preço R$ 4.699 na Americanas

Veja também:

Para ficar por dentro do mundo da tecnologia e acompanhar outras análises, como essa do LG UltraGear Gaming Speaker, fique de olho aqui no Showmetech.


Ailton.Bueno

Notebook Dell Inspiron 15 3000

Notebook Dell Inspiron 15 3000

84
100
0
1

Uma excelente combinação fazem do Notebook Dell Inspiron 15 3000 um excelente aparelho de entrada. Com componentes que desempenham seu papel, esse notebook é extremamente recomendado para aquelas pessoas que façam o uso cotidiano, como navegar na web, fazer trabalhos escolares e, eventualmente, jogar games um pouco mais fracos.

Uma excelente combinação fazem do Notebook Dell Inspiron 15 3000 um excelente aparelho de entrada. Com componentes que desempenham seu papel, esse notebook é extremamente recomendado para aquelas pessoas que façam o uso cotidiano, como navegar na web, fazer trabalhos escolares e, eventualmente, jogar games um pouco mais fracos.

  • Construção


    85/100


    Incrível

Prós

  • Tela de qualidade
  • Bom som
  • Bastante leve

Contras

  • Touchpad suja muito fácil
  • O teclado não é retroiluminado





Veja mais