Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Nintendo Switch Sports retoma a série Wii em grande estilo


Quase 16 anos após o lançamento de seu antecessor, o Wii Sports, a Nintendo lança o muito aguardado Nintendo Switch Sports, trazendo novos e antigos esportes controlados através dos sensores de movimento. Com muitas novidades, entre inclusões de modos, esportes, jogabilidade e personalização de atletas — através de brindes coletáveis —, saiba tudo o que achamos do jogo nesta análise e veja se ele vale um espaço na sua biblioteca do Switch!

Senta que lá vem história…

Final de 2006, uma época de crescimento no uso de celulares com múltiplas funções, como a utilização de apps e jogos eletrônicos. Eles sofreriam uma grande mudança e, no ano seguinte, seriam substituídos pelos tão falados smartphones. A função de realizar tarefas inteligentes e o estabelecimento de uma nova e vindoura moda estava estabelecida e, com ela, abriram-se as portas para uma nova geração de público: a dos jogadores casuais. Prevendo esta realidade e mirando em um futuro próximo, que já dava indícios no presente, a Nintendo não ficou parada e fez um “movimento” de abraçar de vez também esta fatia do mercado em ascensão.

Comercial do Wii Sports. Fonte: onlycommercials

O dia 19 de Novembro daquele ano ficou marcado com o lançamento do novo console da empresa, o Nintendo Wii, ou simplesmente Wii, acompanhado não mais de um título da estrela Mario, ou de um jogo de uma personalidade já conhecida da casa — como o Luigi’s Mansion fez na geração anterior com o GameCube —, mas sim de um dos maiores fenômenos da época, o Wii Sports! Um game que usava o revolucionário controle Wii Remote e suas possibilidades de controle por movimentos, onde você podia jogar tênis e lutar boxe contra um amigo utilizando as mesmas ações do esporte real, como girar o braço e socar para frente, tal como se estivesse sido transportado para dentro dos estádios.

A moda seguiu seu sucesso e muitos outros jogos foram lançados para o Wii usando a ideia básica de controle por movimentos. Através deste novo controle — que continha um giroscópio e usava o pointer infravermelho em conjunto com a Wii Sensor Bar (acoplada acima ou abaixo da TV) —, a Nintendo criou e popularizou um novo conceito na arte de jogar videogames, causando um marco na indústria do entretenimento eletrônico.

A partir daí, muitas inovações surgiram no mundo dos games, abrindo as portas para controles similares, como o PS Move, mas também por conceitos mais avançados, como as câmeras dos consoles concorrentes Kinect, da Microsoft, e Eye Toy, da Sony, até chegar ao PlayStation VR e muitos outros acessórios de movimentação e realidade aumentada, garantindo aos games possibilidades de imersão crescentes.

A franquia “Wii” se torna a franquia “Sports”

A franquia Wii, também chamada Wii Series — cuja enorme lista comportou títulos como Wii Sports, Wii Sports Resort, Wii Sports Club, Wii Play, Wii Play: Motion, Wii Fit, Wii Fit Plus, Wii Fit U, Wii Party, Wii Party U, Wii Music, Wii Chess e até Wii Karaoke U —, fez escola no Nintendo Wii e continuou a estrada de sucesso no Wii U até o final de 2013, desde quando não tivemos mais notícias.

Tamanha surpresa foi dada pela Nintendo quando anunciou o seu Nintendo Switch Sports, fazendo-nos perceber que voltaríamos a ter um jogo da antiga série quase uma década depois, agora marcada por novos ares, Joy-Cons e avatares diferentes, deixando, um pouco de lado, os tão falados Miis e, definitivamente, os valiosos Wii Remotes + Nunchuks. Ah… como o tempo voa!

Spocco Square esbanja beleza e modernidade! Fonte: Nintendo (Reprodução)

Nesta nova realidade, somos apresentados à Spocco Square, uma espécie de cidade olímpica do jogo, com infraestruturas modernas e vistosas, não mais populada por Miis, os tão famosos avatares que perduraram por toda a geração Wii/Wii U/3DS, mas agora pelos Sportsmate, uma nova classe de avatares personalizáveis que pode se tornar o futuro da série, dado o carisma e aparência mais moderna que possuem — todavia, associando o nome à franquia “Sports”, o que pode torná-los exclusivos desta série esportiva que a Nintendo está revivendo.

Vamos descobrir isso com o tempo, mas também não seria nada mal se a Big N continuasse essa jornada com a inserção de spin-offs, tais como foram Wii Party e o Wii Music.

Nintendo switch sports - sportsmate
Os Sportsmates, novos avatares Nintendo! Fonte: Nintendo

Quanto aos esportes que compõem este novo título, não é preciso ser nenhum entusiasta ou craque no mundo real para se dar bem nas partidas virtuais de Voleibol, Badminton, Boliche, Futebol, Chambara (luta com espadas) e Tênis. Alguns deles iniciam com uma breve explicação de como realizar os movimentos para jogar, como o Vôlei, o Futebol e a Chambara, enquanto outros fluem naturalmente, bastando o jogador realizar os movimentos vistos na tela para controlar a partida. Simples, versátil e intuitivo como deve ser. 

Tela de seleção - nintendo switch sports
Tela de seleção de esportes. Fonte: Nintendo (Reprodução)

Segundo o site oficial do Nintendo Switch Sports, a continuação direta do Wii Sports também pretende adicionar o Golfe — já conhecido dos jogadores veteranos — como um sétimo esporte adicional via DLC gratuita para o segundo semestre deste ano. Uma versão física brasileira também está disponível e acompanha uma cinta para a perna, item obrigatório para jogar a modalidade Pênaltis dentro do Futebol. Adições muito bem-vindas e que servem para agregar ainda mais valor ao jogo.

Entrando em campo para vencer!

Ao entrar nas quadras do Nintendo Switch Sports você é convidado a escolher um dos modos de jogo, que se concentram em: Jogo global (online), Jogo local ou Jogo com amigos, este último sendo apenas uma versão do Jogo Global online restrito a salas criadas para jogar com seus amigos registrados no Switch. Só por aí já dá para ver que o game é principalmente focado no modo online, portanto, uma assinatura do Nintendo Switch Online será necessária para aproveitá-lo bem.

Porém, mesmo no modo offline, o game consegue proporcionar boas horas de diversão entre amigos na mesma sala, podendo ser até mais divertido devido ao fator pessoal de ver e zoar pessoalmente o adversário que perder ou ganhar realizando controles por movimento pela sala.

Tênis nintendo switch sports
Jogue tênis ele reviva a época de ouro do Wii. Fonte: Nintendo (Reprodução)

Quanto ao ambiente de jogo, não é necessário muito para aproveitar o seu Nintendo Switch Sports, mas garanta ter um espaço confortável e do tamanho dos braços esticados ao redor para executar os movimentos sem ter problemas. Não se esqueça também de prender a alça no pulso para evitar lançar o Joy-Con direto na TV (um incidente antigo que está voltando com o jogo). Portanto, não subestime o poder, e também as avarias, que os jogos com controle de movimento podem proporcionar.

Aqueles que jogaram o título original para Wii irão se sentir em casa, enquanto os menos familiarizados também podem pegar o jeito facilmente, dada a simplicidade e a maneira intuitiva que o game oferece, qualidades então que permaneceram intactas. Este jogo só mostra que, mesmo sem contar com o pointer do Wii Remote, os Joy-Cons fazem o trabalho tranquilamente e de forma precisa, garantindo uma boa experiência de controle. Alguns truques e efeitos especiais gerados com o uso conjunto dos controles, bem como na aplicação de força, direção e rotação dos Joy-Con são esperados, podendo ser o elemento crucial da derrota ou vitória em determinada partida.

Chambara nintendo switch sports
Aproveite o momento certo para desferir um golpe certeiro! Fonte: Nintendo (Reprodução)

É divertido e prazeroso jogar e movimentar a raquete no Tênis e Badminton, ou então aprender as posições e dar uma cortada no alto com o Voleibol, mais ainda prever os movimentos e acertar uma ou duas espadas na hora certa em Chambara. Também é interessante controlar a posição e o chute, ou cabeçada, no Futebol com bola gigante, um esporte que se assemelha bem à forma de controle vista em Rocket League e garante boas e divertidas risadas.

Algumas modalidades especiais de esportes também existem e podem ser vistas em partidas de Boliche com obstáculos e também nos Pênaltis do Futebol. Há até uma surpresa nos Créditos, escondendo nada mais do que uma missão adicional. Aqui damos uma dica: movimente o controle e veja o que acontece.

Boliche com obstáculos - nintendo switch sports
Boliche com obstáculos. Fonte: Nintendo (Reprodução)

Seleção de esportes únicos!

Como já citado, o Nintendo Switch Sports possui uma seleção de seis esportes disponíveis — um a mais que o jogo original —, todos muito bem construídos e, como podemos ver, cujo trabalho desenvolvido em cada um deles fez parte de um esforço dedicado e atencioso por parte dos desenvolvedores. Sendo assim, separamos abaixo algumas considerações sobre cada esporte, suas inovações e também a nossa opinião a respeito.

Voleibol

Review: nintendo switch sports retoma a série wii em grande estilo. Nintendo switch sports traz movimento, multiplayer e muita diversão, revivendo o passado glorioso do wii sports e revitalizando a franquia com novas adições, incluindo diferentes possibilidades e um gostinho de quero mais
REVIEW: Nintendo Switch Sports retoma a série Wii em grande estilo

Inovador e contando com movimentos diferenciados, o Vôlei ganha destaque por apresentar cinco comandos a serem desferidos — a contar: arremesso, manchete (a recepção da bola após o saque pelo adversário), levantamento, ataque (ou corte) e bloqueio —, apresentando avisos antes da hora de executar cada um deles para preparo do jogador. É possível mover o jogador com o direcional segundos antes de uma manchete ou de um bloqueio, ofertando assim uma maior possibilidade estratégica. 

Badminton

Review: nintendo switch sports retoma a série wii em grande estilo. Nintendo switch sports traz movimento, multiplayer e muita diversão, revivendo o passado glorioso do wii sports e revitalizando a franquia com novas adições, incluindo diferentes possibilidades e um gostinho de quero mais
REVIEW: Nintendo Switch Sports retoma a série Wii em grande estilo

O jogo de “peteca” com raquetes é realizado em uma quadra menor e é também a responsável pela maior agilidade do jogador. Divertido ou irritante, dependendo do ótimo funcionamento dos Joy-Cons, este esporte tem o fundamento de tirar o equilíbrio do oponente para atacar em uma direção inalcançável. 

Boliche

Review: nintendo switch sports retoma a série wii em grande estilo. Nintendo switch sports traz movimento, multiplayer e muita diversão, revivendo o passado glorioso do wii sports e revitalizando a franquia com novas adições, incluindo diferentes possibilidades e um gostinho de quero mais
REVIEW: Nintendo Switch Sports retoma a série Wii em grande estilo

É o esporte de maior duração aqui e também o que possibilita maior número de jogadores (16) ao mesmo tempo, com rodadas que vão eliminando aqueles que atingirem menores pontuações. Há modalidades especiais em que são colocados obstáculos na pista, uma novidade que pode agradar alguns ou deixar indiferentes outros.

Futebol

Review: nintendo switch sports retoma a série wii em grande estilo. Nintendo switch sports traz movimento, multiplayer e muita diversão, revivendo o passado glorioso do wii sports e revitalizando a franquia com novas adições, incluindo diferentes possibilidades e um gostinho de quero mais
REVIEW: Nintendo Switch Sports retoma a série Wii em grande estilo

Esporte novo na franquia e que traz uma bola gigante para ser rebatida por equipes de um ou quatro jogadores até o gol do adversário. Os chutes podem ser desferidos em qualquer direção e até cabeceados ao passo que o Joy-Con que não realiza movimentos fica responsável pelo controle da direção do atleta no campo. Uma barra de energia possibilita a corrida, mas não por muito tempo.

Chambara

Review: nintendo switch sports retoma a série wii em grande estilo. Nintendo switch sports traz movimento, multiplayer e muita diversão, revivendo o passado glorioso do wii sports e revitalizando a franquia com novas adições, incluindo diferentes possibilidades e um gostinho de quero mais
REVIEW: Nintendo Switch Sports retoma a série Wii em grande estilo

Lute com uma ou duas espadas até derrubar o adversário na água. Uma ótima opção para testar os Joy-Con e fazer movimentos como se estivesse segurando uma espada de verdade. Há três modalidades, incluindo uma com a espada energizada. Divertido, mas também agonizante quando se está na beira da plataforma prestes a cair.

Tênis

Review: nintendo switch sports retoma a série wii em grande estilo. Nintendo switch sports traz movimento, multiplayer e muita diversão, revivendo o passado glorioso do wii sports e revitalizando a franquia com novas adições, incluindo diferentes possibilidades e um gostinho de quero mais
REVIEW: Nintendo Switch Sports retoma a série Wii em grande estilo

O velho conhecido dos “Wii Sporters” está de volta e com a mesma essência. Gostoso de se jogar com o movimento único do, agora, Joy-Con, ele é o esporte mais tradicional e característico da franquia. Vale sempre uma disputa entre dois ou quatro jogadores.

Casual vs Competitivo

Jogar o Nintendo Switch Sports em dupla ou com mais pessoas é uma das coisas mais divertidas de se fazer. Há um tempo, não víamos games assim desembarcando no console da Nintendo. Desde, talvez, o 1-2-Switch, não tínhamos competições tão acirradas com o uso inteligente dos Joy-Con. Muitos esportes necessitam apenas de um controle, enquanto que partidas com dois jogadores podem ser divididas tranquilamente em modo local entre os Joy-Con esquerdo e direito para cada jogador. 

Nintendo switch sports - voleibol
Faça os movimentos certos e na hora certa! Fonte: Nintendo (Reprodução)

Quando iniciamos o jogo, pode nos fazer pensar que se trata de um game voltado para um público mais casual, mas é nas quadras online e em categorias mais difíceis que a brincadeira vai se tornando mais séria e viciante. A escolha de dificuldades, como Normal, Forte ou Muito Forte, garante mais longevidade ao game, dado que faz o jogador treinar mais para vencer suas dificuldades e conseguir se tornar ainda melhor para competir com outros adversários ao redor do globo.

Nitntendo switch sports
Encontre jogadores do mundo todo para partidas alicinantes. Fonte: Nintendo (Reprodução)

O modo online do Nintendo Switch Sports é uma adição muito bem-vinda à biblioteca — somente posta em prática no remake para o Wii U com o Wii Sports Club —, mas que conta agora com divertidas e novas opções. A possibilidade de enfrentar jogadores aleatórios pelo mundo todo é empolgante e dá aquele pique para jogar mais e poder garantir alguns lugares no pódio dos vencedores. Alguns games possibilitam a jogatina conjunta entre 2, 4, 8 (no futebol) e até 16 jogadores, como no caso do Boliche, que, mesmo offline, permite telas separadas para que os lances sejam feitos ao mesmo tempo, sem a necessidade de esperar a sua vez de jogar.

Há bastante fluidez no modo online e, para melhorar ainda mais a disponibilidade de jogadores nestes modos, foi incluída também a opção de escolher até três esportes, selecionáveis em ordem de preferência, para agilizar a espera antes do início das partidas. Pode acontecer de ser sorteado um esporte menos esperado, mas, como atributo optativo, vale à pena utilizá-lo. Outra novidade diz respeito à interatividade com jogadores globais, permitida por variadas figurinhas que representam alegria, comemoração, choro, entre outras!

Futebol nintendo switch sports
A bola vai rolar solta nos gramados online. Fonte: Nintendo (Reprodução)

As pontuações obtidas no modo online servem para conquistar diversos itens (que iremos explicar melhor no próximo tópico) e podem levá-lo à disputar a Liga Pro, uma espécie de ranking em que o jogador é avaliado a partir de classificações dadas por seus resultados. Mais uma adição que garante um aumento no fator replay e dá um senso de competitividade maior à comunidade de jogadores, deixando de lado a casualidade antes vista pelos mais iniciantes. Desta forma, podemos considerar que o Nintendo Switch Sports é um título para todos os tipos de jogadores, desde os mais descompromissados até os veteranos sedentos por disputas desafiadoras.

Nintendo switch sports - análise
Nada como um boliche pra recarregar as energias! Fonte: Nintendo (Reprodução)

Personalização a Miil!

E chegamos a um dos pontos mais importantes do texto, que é a personalização dos Sportsmates. Vocês devem estar se perguntando se estamos brincando ou algo assim, mas o fato é que a personalização dos avatares e o uso de figurinhas no modo online podem ser considerados um dos maiores trunfos do jogo, por adicionar metas e objetivos ao game,  garantido um maior fator replay. Poder mostrar e ostentar novas roupas e figurinhas a outros jogadores e ter aquele guarda-roupas incrementado em sua prateleira virtual é gratificante. 

Nitntendo switch sports
Um look básico ou mais estiloso, você escolhe. Fonte: Nintendo (Reprodução)

Há duas opções de escolha para personagens no jogo e ela não está relacionada ao sexo, classe ou algo do tipo, mas sim à seleção dos nostálgicos Mii contidos na memória do Nitendo Switch — criados a partir do menu de configurações do sistema ou transferidos via amiibo — ou dos Sportsmates, cujas possibilidades de transformação vão além e contam com o uso de todos os itens ganhos no jogo para incrementar seus visuais. 

Nintendo switch sports
Novo item para personalizar seu avatar. Fonte: Nintendo (Reprodução)

As opções iniciais são poucas, mas, com o tempo, revelam-se como um oásis para os amantes de edição e criação de personalidades únicas para o seu personagem. Cada participação em um jogo no modo online garante uma pontuação mínima de 30 pontos ao jogador que, ao completar a soma de 100, permite obter itens de coleções, como a “Coleção Urbana” e a “Coleção de Futebol“, renovadas a cada semana. Entre estes itens, estão acessórios como bonés, novos cortes de cabelo, de barbas, titulações para avatares, olhos até o prêmio final, o traje completo da coleção. Um máximo, não?

Nintendo switch sports
Novas coleções toda semana para você incrementar o visual! Fonte: Nintendo (Reprodução)

Copa do futuro!

Como se não bastassem todos os elogios ao jogo, há alguns pontos que merecem ser destacados que dão aquele brilho superior! O primeiro deles se refere à parte gráfica, muito bem-feita e com ares inovadores que nos faz sentirmos em uma Copa do Mundo do futuro, dadas as estruturas e disposições dos locais de realização dos esportes. A Pocco Square conta com estruturas em vidro, escadas rolantes, pisos brilhantes, painéis holográficos e decorações compostas por água e muita vegetação. Um trabalho que se atenta aos detalhes que não são, exatamente, o centro do game, mas que fazem toda a diferença e inserem o jogador em um ambiente único e divertidamente futurista.

Nitntendo switch sports - coleção de futebol
Os cenários são um show à parte! Fonte: Nintendo (Reprodução)

A parte sonora também tem o seu charme e momentos nostálgicos, mas muito do que podemos nos animar vem do ótimo trabalho de localização e dublagem que traz ao jogo um sentimento de pertencimento que dá orgulho, algo que os fãs da Nintendo sempre esperam nos títulos da empresa, ainda mais com um lançamento de uma edição física brasileira do jogo. Vamos torcer para este ser apenas um exemplo inicial e que muitos outros títulos venham da mesma forma e com o mesmo tratamento merecidamente dado para deleite dos fãs nintendistas brasileiros, que já somam uma grande parcela dos gamers atualmente.

Nintendo Switch Sports

O Nintendo Switch Sports veio para ficar e restabelecer a cultura de jogos por movimento que a Nintendo criou lá atrás no final de 2006 com o Wii Sports. É um ótimo jogo para ser jogado com a família, entre amigos e mesmo online com colegas ou desconhecidos, rumo à coleta de pontos e troca por variados e novos itens.

O título instiga o jogador a pensar em estratégias para vencer e melhorar, ao mesmo tempo em que não o deixa parado, retomando uma preocupação da empresa com a saúde, tema por diversas vezes em voga. É o jogo perfeito para se ter na biblioteca do Nintendo Switch, seja para treinar e se divertir sozinho ou para ocasiões de festa e reunião entre amigos para tornar ainda mais animada a visita.

Nintendo switch sports
A riqueza de detalhes impressiona! Fonte: Nintendo

O jogo Nintendo Switch Sports já está disponível digitalmente na eShop do Nintendo Switch pelo preço de R$ 199,00 ou fisicamente no site da Amazon pelo custo de R$ 299,99.

Análise realizada com cópia do jogo cedida pela Nintendo

Saiba Mais

Fique por dentro dos nossos reviews e confira também a análise do jogo WarioWare: Get it Together!, outro excelente título para o Nintendo Switch que, além de um modo online competitivo, também traz ótimas e divertidas partidas para o console híbrido da empresa. 


jaime.ninice

Nintendo Switch Sports

Nintendo Switch Sports

88
100
0
1

Nintendo Switch Sports traz de volta a magia dos jogos por movimento com novidades muito bem-vindas e um clima super moderno!

Nintendo Switch Sports traz de volta a magia dos jogos por movimento com novidades muito bem-vindas e um clima super moderno!

  • Gráficos


    90/100


    Incrível

    Belos gráficos, que dão a sensação de novidade, além de personagens carismáticos

  • Jogabilidade


    90/100


    Incrível

    Os Joy-Con não ficam devendo em nada à precisão dos Wii Remotes

  • Bons efeitos sonoros, dublagem empolgante e músicas ambientes que dão o clima certo

  • Diversão


    85/100


    Incrível

    Extremamente divertido e instigante para se jogar sozinho ou em companhia

  • Viciante e com novidades semanais para mostrar seu sucesso ao mundo e aos amigos

Prós

  • Novo “Wii Sports”;
  • Esportes diferentes adicionados;
  • Modo online fluido e animado
  • Grande variedade de personalização de avatares;
  • Conteúdo adicional à vista.

Cons

  • Poderia vir com mais esportes;
  • Dificuldade elevada em alguns momentos.





Veja mais