Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Netflix pode anunciar compra da Roku em breve


A Netflix tem investido em diversas formas de manter o lucro em meio ao lançamento de tantos serviços de streamings como Disney+ e HBO Max, mas você com certeza não esperávamos a compra da Roku pela empresa.

De acordo com movimentações internas da empresa que fabrica o Roku Express, a possível compra parece estar bastante avançada e um anúncio oficial deve ser feito em breve. Mas se você pensa que a Netflix deve entrar no mercado de dongles, especialistas de mercado apontam que a estratégia é completamente diferente disso. Entenda o caso agora mesmo.

Vendas de ações da Roku foram suspensas

Todos os funcionários da Roku podem fazer a compra de ações de companhia como uma forma de terem um ganho adicional e, depois disso, é realizado um treinamento pela própria empresa para que o investimento gere lucro para seus donos. Mas de acordo com informações do Yahoo Finance, este passo a passo foi suspenso, de um dia a para o outro, sem mais explicações claras.

Compra deve trazer novo controle, apenas com botão da Netflix (Foto: Showmetech)

Mas há como entender o que vem acontecendo: tal prática que também impede funcionários de venderem as ações que acabaram de comprar é geralmente adotada por companhias que estão prestes a fechar grandes acordos e/ou anúncios que precisam que suas ações tenham o maior valor de mercado possível. O grande foco da Roku é impedir que funcionários que são donos de porcentagens da empresa não inflem o valor lucrem de forma injusta devido às informações internas, técnica chamada de “insider trading”.

E isso deu certo: após a postagem da matéria postada pelo Business Insider sobre a compra da Roku que foi ao ar durante a manhã de hoje (09), tudo caminha para que um anúncio seja feito nos próximos dias, mas qual o verdadeiro propósito desta aquisição?

A Netflix lançaria seu próprio dongle?

Especialistas do mercado apontam que é muito improvável que a compra da Roku esteja focada no desenvolvido de uma central de mídia que bateria de frente com o Fire Stick (da Amazon), Mi TV Stick (da Xiaomi) e até mesmo o Apple TV 4K. Uma possibilidade mais dentro da realidade é que um atalho (único) para o aplicativo da Netflix passasse a fazer parte dos controles de produtos como o Roku Express, assim como alguns filmes e séries produzidos pela plataforma estariam disponíveis para compradores de acessórios fabricados pela Roku.

Ainda não se sabe como esta mudança aconteceria (e se nem mesmo realmente aconteceria), mas a Netflix, que viu seu número de assinantes cair no começo deste ano, não deixaria de aproveitar sua nova aquisição para conseguir mais audiência para suas produções.

Compra da roku
Especialistas não esperam que Netflix lance seu próprio dongle
(Foto: Reprodução/Internet)

Recentemente, a Roku fez a compra do Quibi, antiga plataforma de streaming que não teve sucesso nos mercados que foi lançada e foi descontinuada em outubro do ano passado. Não há valores exatos sobre esta aquisição, mas a Variety aponta que a aquisição de todo o catálogo foi feita por “menos de US$ 100 milhões”.

Ao fazer a compra da Roku, a Netflix até poderia oferecer 75 programas para seus assinantes como um “plus”, mas esta é uma informação que não está confirmada. Produções originais que foram produzidas pela Roku também poderiam chegar ao catálogo da Netflix, mas nos resta esperar que o tempo traga as respostas sobre isso.

Plano de anúncios deve ser principal foco

A compra da Roku pode ser uma forma da Netflix entrar no mercado de anúncios de uma vez. Em conversas anteriores, o CEO Reed Hastings afirmou que a empresa não descarta a possibilidade e que na verdade, “está muito aberta” para novas formas de aumentar seu lucro em meio ao lançamento de diversos concorrentes.

Netflix pode anunciar compra da roku em breve. De acordos com rumores, a compra da roku pela netflix não deve trazer o lançamento de um novo dongle, mas sim o investimento em anúncios. Entenda agora
Empresa de streaming deve utilizar anúncios da Roku para lançar novo plano (Foto: Reprodução/Internet)

Na prática, a empresa que é a casa de produções como Stranger Things, The Umbrella Academy e mais lançaria um plano com anúncios que seria mais barato do que as assinaturas atualmente disponíveis. A Roku tem um ganho de publicidade que é sete vezes maior do que seu lucro com a venda de produtos, então faz muito sentido que a Netflix invista em uma empresa que está consolidada neste mercado que ela ainda não tem muito conhecimento.

Até o fechamento desta matéria, ambas as companhias envolvidas não haviam se pronunciado sobre os rumores. O que você espera da compra da Roku pela empresa de streaming de vídeo? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira o que chega à Netflix durante todo o mês de junho

Fontes: Variety l Tech Radar l Business Insider l Yahoo Finance





Veja mais