O lançamento da missão Crew-4, que levará quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS), foi adiado para o dia 21 de abril. O voo, que será a quarta viagem operacional da NASA com a SpaceX, aconteceria no dia 19, mas a equipe segue trabalhando cuidadosamente no cronograma operacional da missão antes de dar o “sinal verde”, tendo o dia 23 também como uma possibilidade.
A nova data de lançamento para a Crew-4 foi anunciada por Kathy Lueders, chefe do Diretório de Exploração Humana e Missão de Operações da NASA. Por enquanto, o voo está programado para o dia 21 de abril, mas ainda há uma chance de acontecer só no dia 23.
NASA and @SpaceX continue to carefully look at the operational schedules ahead of the agency’s Crew-4 mission to the @Space_Station. We currently are targeting launch no earlier than April 21 and also looking at the backup date of April 23. (1/2) pic.twitter.com/AUnuZYbXD8
— Kathy Lueders (@KathyLueders) April 6, 2022
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Conforme explicou Lueders, a NASA e a SpaceX têm trabalhado cuidadosamente nos cronogramas operacionais antes de a missão Crew-4 ser lançada à ISS. Ela acrescentou que isso dará mais tempo de concluir a etapa de pré-lançamento tão logo a missão Axiom-1 (Ax-1) ser lançada.
A tripulação da Crew-4 é formada pelos astronautas da NASA Jessica Watkins, que atuará como especialista da missão; Robert “Bob” Hines, piloto da missão e Kjell Lindgren, comandante, além da astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Samantha Cristoforetti, que também será especialista da Crew-4.
Já a missão Ax-1, a primeira totalmente privada da Axiom Space a ser lançada à ISS, está marcada para ser lançada nesta sexta-feira (8). Nela, três clientes e um funcionário da empresa, o ex-astronauta Michael López-Alegría, realizarão uma viagem de oito dias na unidade orbital.
A tripulação da Ax-1 decolará a bordo da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que será lançada pelo foguete Falcon 9 a partir do Kennedy Space Center (KSC), da NASA, na Flórida. A missão Crew-4 será decolará a partir da mesma plataforma do centro, a Pad 39A.
O KSC também hospeda o teste final do foguete SLS, que será usado na primeira missão do Programa Artemis, a Artemis I. Essa avaliação, na verdade, começou no dia 1º de abril e deveria ter encerrado no dia 3, mas um problema em uma válvula de ventilação levou à suspensão — e retornará assim que a Ax-1 decolar.
Fonte: Via Space.com
Deixe uma resposta